Revista

Momento Relax! Faça Yoga e meditação durante o home office

Respira e não pira... especialistas dão dicas para meditar e praticar Yoga em casa

Com a maioria das pessoas dentro de casa, a rotina muda completamente, afinal de contas o home office vem sendo praticado por boa parte da população. Mas não se esqueça, não é porque você está trabalhando em casa, que você não vai tirar um tempinho para você relaxar e se exercitar.  Investir as horas livres para praticar uma atividade física ajuda a reduzir a ansiedade e a preocupação, e uma boa alternativa é a Yoga, já que ela pode ser praticada dentro de casa e com pouco material.

Por isso, separamos aqui dicas de como iniciar essa prática que faz bem não só para o corpo, como também para a mente.

Veja também: 3 dicas infalíveis para conter a ansiedade antes do casamento

Yoga

Foto: Shutterstock

Os benefícios da Yoga e da meditação

É importante nesse momento manter a mente ocupada, e por isso a Yoga pode ser uma prática para ajudar a diminuir essa sensação de ansiedade e medo que estamos vivendo. Junto a ela, podemos incluir também a meditação como uma aliada durante esse processo.

De acordo com Anderson Allegro, instrutor de Yoga há mais de 30 anos e diretor do Aruna Yoga, os benefícios da prática podem demorar para aparecer, porém irão te acompanhar durante toda a vida.

“Os efeitos da Yoga são muitos: desenvolve o tônus muscular, alonga a musculatura, desenvolvendo agilidade ao corpo amplia a capacidade pulmonar, fortalece o sistema cardiovascular, reduz o estresse, aperfeiçoa a postura, melhora a circulação, aumenta a resistência física, o equilíbrio e a consciência corporal”, comenta Anderson.

É importante ressaltar que esses efeitos dependem da regularidade com que você pratica a Yoga.

Yoga

Foto: Shutterstock

Sobre a meditação, o  monge brasileiro Satyanatha levanta alguns benefícios cientificamente comprovados, como: redução de hormônios de estresse, redução de obesidade e sobrepeso, aumento de compaixão, aumento de empatia, melhor controle emocional e melhor capacidade de comunicação.

“A gente medita, porque a gente fica muito à mercê do mundo. Se o mundo está bom, a gente fica bem, se o mundo está mal, a gente fica mal. E a meditação é uma “rebelião” contra isso, é uma “rebeldia”. É você dizer: eu estarei no meu melhor estado, no meu estado de paz, no meu estado de clareza e tranquilidade, mesmo que o mundo não coopere, mesmo que o mundo esteja um caos, eu serei a paz. Essa é a intensidade da meditação”, aponta o monge mais para o nosso lado espiritual.

Yoga

Foto: Shutterstock

Veja também: 5 atividades para a noiva relaxar: respira e vai!

Yoga e meditação: grandes aliadas para o foco

Você acha difícil manter a concentração durante o home office? Saiba que a Yoga ajuda, e muito na falta de foco e concentração.

“Lidamos com várias demandas a cada momento. Isso atulha a mente e acabamos não conseguindo produzir o precisamos. Com a prática, a mente se torna mais capaz de se concentrar numa tarefa por vez para que possamos concluí-la antes de passar para a próxima. A clareza mental que vem com a prática, também nos ajuda a tomar melhores decisões e a nos tornar mais eficientes”, comenta Anderson.

Lembre que a produtividade não significa realizar mais tarefas, mas realizá-las com excelência.

Yoga

Foto: Shutterstock

Além de melhorar a produtividade e concentração, tanto a Yoga, como a meditação podem ser grandes aliadas no combate ao estresse e ansiedade.

“As técnicas de relaxamento e meditação são extremamente eficazes no combate à ansiedade.  Existem estudos que mostram que quinze minutos de meditação todos os dias diminui o nível da ansiedade e estresse em mais de 70%.  O relaxamento nos deixa descansados e renova nossa energia”, reforça Anderson.

Veja também: Confira dicas de atividades físicas para o corpo e para a mente

Por onde começar a praticar?

Se você nunca praticou nem Yoga, nem meditação, é natural que dúvidas apareçam, por isso o monge Satyanatha e o instrutor de Yoga Anderson Allegro, separaram algumas dicas e aplicativos para ajudarem nesse processo!

Para começar a praticar Yoga

Anderson indica incluir alguns movimentos ao longo do dia, assim é possível aliviar a tensão física de ficar muito tempo sentado.

“Você pode incluir alguns movimentos no meio da manhã e meio da tarde. Pode tirar 10 minutos após o almoço para fazer um relaxamento. Começar seu dia com exercícios de respiração ajuda muito a manter o foco e a concentração”, revela Anderson.

Claro que alguns movimentos necessitam da ajuda de um instrutor, para corrigir postura, porém Anderson revela que existem algumas posições que todo mundo pode fazer. Inclusive, no Aruna Yoga, é possível encontrar alguns cursos para saúde masculina e feminina. Ambos tem curta duração, são gratuitos e são fáceis de incluir na sua rotina.

Além disso, no canal no Youtube do Aruna Yoga é possível conferir vídeos que vão te ajudar na prática de algumas posições, meditação e relaxamento.

Para começar a meditar…

De acordo com o monge brasileiro Satyanatha , uma boa tática para começar a praticar a meditação é usar a metáfora do banho! Pode parecer estranho, mas o conceito é: quando a gente toma banho? Quando a gente precisa fazer uma mudança de momento! Aqui vai um exemplo dado por ele: quando a gente acorda, acabou o momento do sono, a gente quer limpar o corpo, por isso, a gente toma banho e fica pronto para uma nova instância.

” O que costumo orientar é meditar antes de começar a trabalhar. Você senta e medita, para estar no seu melhor estado para trabalhar, assim como a gente toma um banho para estar no melhor momento para encontrar um amigo, para ir para uma reunião. O banho limpa a pele e a meditação limpa a mente”, explica o monge.

Yoga

Foto: Shutterstock

Ou seja, o ideal é sempre pensar na meditação como uma sensação de limpeza dos pensamentos!

“Cada decisão que a gente toma tem um grande impacto, principalmente se a gente está em um home office, é um pouco mais difícil, porque a gente está fora daquela fluidez da empresa. No home office, a gente tem uma responsabilidade sobre os nossos pensamentos maior. A gente medita para entrar em um estado novo. Um estado de trabalho competente e fluido. É um “refocar” das nossas energias”, finaliza o monge Satyanatha.

Mas e o ambiente ideal para meditar?

O monge Satyanatha explica que é necessário procurar um lugar relativamente silencioso, onde você consiga sentar em uma almofada, poltrona, sofá, cama… por 10 minutos, ou seja, um local que você não vai ser interrompido.

“Criar o ambiente para meditar é apenas criar um ambiente protegido – não precisa ser sagrado e lindo. Tem que ser um lugar que você possa fechar a porta, entrar em relativo silêncio, pôr o fone de ouvido, de repente um aroma gostoso, algo muito simples, mas é algo para você mergulhar em você”, completa Satyanatha.

Yoga

Foto: Shutterstock

Aplicativos para meditar e praticar Yoga

Anderson Allegro e o monge Satyanatha, separaram quatro aplicativos que podem auxiliar tanto na prática da meditação, quanto da Yoga.

Insight Time

Aplicativo gratuito, disponível para Android e IOS. Ideal para as pessoas que curtem meditação e interesses místicos. A aplicação é uma uma espécie de “rede social” para quem medita, além de possuir o recurso de reprodução de sons, que podem lhe ajudar na hora de relaxar seu corpo e sua mente

Vivo Meditação

O app está disponível para Android e IOS e tem assinatura por R$ 4,99/semana, com 7 dias grátis, ou R$ 15,99/mês, com sete dias grátis, porém por conta do momento que estamos passando, ele está diponibilizado por 60 dias gratuitamente, após a ativação do plano.  Foi lançado em 2017 , criado pela Vivo em parceria com o monge brasileiro Satyanatha e a empresa Wavy Global. O serviço possui mais de mil meditações com duração entre 5 e 50 minutos, todas em português.

Os assinantes podem buscar as meditações de acordo com o objetivo, por exemplo, se você quer dormir melhor, o app conta com uma coleção de meditações dedicada a isso. Além disso, possui um módulo kids, com meditações voltadas especialmente para as crianças.

Ioga – Posturas E Aulas da VGFIT LLC

Aplicativo gratuito e está disponível tanto para Android, quanto para IOS.  O app disponibiliza uma biblioteca com poses de Yoga, são 111 poses desenvolvidas e pensadas por instrutores, conta com vídeos HD com posturas fáceis de seguir.  Além disso conta com aulas, que tem como foco a melhoria de flexibilidade, força e equilibrio. São 9 aulas de Yoga únicas e adequadas para todos os níveis e possui duração de 10 a 30 minutos.

Down Dog

O aplicativo é pago, mas por conta da pandemia que estamos vivendo, ele está disponível gratuitamente até 1 de maio, tanto para iOS quanto para Android.  Ele é se destaca por oferecer tanto módulos para iniciantes, como para os mais experientes. São cerca de 60.00o combinações de treinamentos. Além disso, conta com seis vozes diferentes de instrutor.

Veja mais no nosso perfil no Pinterest

</>

Tags

Sobre:

#
Fernanda Cruz

Fernanda Cruz é formada em jornalismo. Apaixonada por cultura pop, moda e em contar boas histórias! Com experiência em produção de conteúdo on-line, tem pós-graduação em gestão de comunicação em mídias digitais. Paulistana, capricorniana com ascendente em virgem e pode não parecer, mas no fundo, sempre se...

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Av. Dr. Chucri Zaidan 1550, 31º - São Paulo - CEP: 04711-130 - CNPJ: 08.762.226/0001-31 © iCasei 2007 - 2020