Revista

Como encontrar o modelo de vestido de casamento ideal para seu corpo

Descubra tudo sobre os formatos de corpo e quais cortes de modelo de vestido de casamento e decotes combinam mais com cada um!

Independentemente de ocupar a posição de convidada ou madrinha, o modelo de vestido de casamento ideal é aquele que valoriza o seu corpo. Muito além de procurar pelo número do manequim, o importante é entender qual é seu shape e, a partir daí, saber quais peças de roupas ficam melhor nele e vão ajudá-la a arrasar no Grande Dia.

modelo-de-vestido-de-casamento-para-convidadas-e-madrinhas

Foto: Instagram/@_payton_brooke

 

Descobrindo seu biotipo

Toda mulher se encaixa em um dos cinco formatos de corpo. E entender qual é ele pode ajudá-la na procura pelo modelo de vestido de casamento perfeito.

“Uma vez que se descobre o biotipo e há menos preocupação com a fita métrica, você passa a escolher o que mais valoriza o seu corpo, facilitando sua vida, e otimizando seu tempo e investimento na hora das compras”, afirma Mariana Bueno, consultora de imagem e comportamento da Persona Imagem.

A seguir, conheça os shapes e veja qual é o seu para evitar gafes na hora de escolher o vestido:

• Corpo ampulheta

É caracterizado por ter a cintura bem marcada e mais fina. Largura de ombros e quadris são proporcionais. Entre as artistas que possuem o biotipo estão Juliana Paes e Kim Kardashian.

juliana-paes-com-vestido-de-festa-vermelho

Foto: Instagram/@julianapaes

 

• Corpo oval

“Possui largura de ombros e quadris proporcionais, sem cintura marcada. Apresenta peso visual maior na região do tronco, podendo ser volume de barriga ou seios”, diz Juliana Fish, também consultora de imagem e comportamento da Persona Imagem. É o corpo das atrizes Fabiana Karla e Octavia Spencer.

octavia-spencer-com-modelo-de-vestido-de-casamento-azul

Foto: Instagram/@octaviaspencer

 

• Corpo retangular

O shape de Gisele Bündchen. “É aquele corpo em que busto, cintura e quadril têm diferenças de poucos centímetros. Não tem cintura marcada”, explica Camila Rocha, consultora de estilo e comunicação.

gisele-com-modelo-de-vestido-de-casamento-prata

Foto: Facebook/@Gisele

 

• Triângulo ou pera

Biotipo que possui a largura dos ombros menor do que a dos quadris. Camila Pitanga e Paolla Oliveira são exemplos de famosas que se encaixam nesse formato de corpo.

paolla-oliveira-com-modelo-de-vestido-de-casamento-com-babados

Foto: Facebook/@PaollaOliveiraReal

 

• Triângulo invertido

Representado por Fernanda Lima e Kate Middleton, esse biotipo é definido pela largura dos ombros ser maior do que a dos quadris.

kate-middleton-modelo-de-vestido-de-casamento-verde

Foto: Facebook/@TheBritishMonarchy

 

Modelo de vestido de casamento: principais cortes

Agora que você já conhece os biotipos e se identificou com um deles, está na hora de conhecer os principais cortes para modelo de vestido de casamento. Aqui, separamos os cinco estilos mais encontrados nas araras e apontamos qual combina mais com cada shape.

• Corte evasê

Também chamado de corte A, é caracterizado por marcar a cintura e ser mais aberto ao longo do comprimento. “É bastante indicado para os biotipos triângulo e ampulheta – desde que tenha uma saia mais sequinha e sem volume”, aponta Juliana. “Retângulo e triângulo invertido também podem usar. Porém, devem abusar do volume na saia.”

modelo-de-vestido-de-casamento-com-corte-evasê

Foto: Pronovias

 

• Corte sereia

É um modelo de vestido de casamento que tende a ser justinho até a altura do segundo quadril e depois se abre na barra. “Por marcar mais as curvas do corpo, quem veste melhor esse tipo de corte é o biotipo ampulheta”, ressalta Juliana.

modelo-de-vestido-de-casamento-corte-sereia

Foto: Micah Gianneli

 

• Corte império

É o nome dado para o modelo de vestido de casamento que marca a linha logo abaixo do busto. “Costuma valorizar muito o biotipo oval, pois a cintura mais alta costuma ser a área mais fina desse corpo”, comenta Juliana.

Entretanto, a consultora de imagem destaca que é importante procurar um modelo que não tenha muito volume abaixo dos seios. “Pode parecer que você está grávida”, alerta.

modelo-de-vestido-de-casamento-corte-império

Foto: BHLDN

 

• Corte reto

“O modelo de vestido de casamento estilo ‘tubo’ não é acinturado ou ajustado ao corpo, caindo reto sob a silhueta”, conta Camila. Sendo assim, são ideais para quem tem o shape retângulo, com pouca diferença de largura entre ombros, quadris e cintura.

modelo-de-vestido-de-casamento-corte-reto

Foto: Pasión de Maria

 

• Vestido para casamento curto

Essa é uma das melhores opções de vestidos para casamento para convidadas. Isso porque o modelo pode ser reaproveitado outras vezes e costuma ser bem confortável para curtir horas de festa. Veste diferentes biotipos. “O segredo está no comprimento e no corte”, afirma Juliana.

modelo-de-vestido-de-casamento-curto

Foto: Pronovias

 

Atenção para o decote

Muito além de pensar no corte do modelo de vestido para festa, o decote é uma parte importante. Isso porque pode agregar ou estragar o look. Aqui, separamos os cinco estilos mais usados e indicamos qual pode combinar mais com seu biotipo.

• Decote em V

Um decote que pode ser profundo ou mais discreto e que é caracterizado por formar a letra V no colo ou nas costas. “Por ser uma linha vertical, cria a ilusão de alongar e afinar o tronco”, revela Camila. É ideal para o biotipo triângulo.

modelo-de-vestido-de-casamento-com-decote-em-v

Foto: Urban Outfitters

 

• Coração

“O decote coração enfatiza o busto. Sendo assim, pode ser um incômodo para quem tem seios grandes”, aponta Camila. “Também é ótimo para criar curvas. Por isso, modela bem quem tem o corpo retangular”, completa.

modelo-de-vestido-de-casamento-com-decote-coração

Foto: saras-scrapbook

 

• Tomara que caia

Bom aliado de quem tem corpo pera, pois evidencia os ombros e faz com que pareçam maiores. “É ótimo também para quem tem biotipo oval. Isso porque mostra o colo, que é uma parte mais ossuda, e dá sensação de magreza”, diz Camila.

modelo-de-vestido-de-casamento-tomara-que-caia

Foto: Pronovias

 

• Assimétrico

“Toda assimetria ajuda a disfarçar. Então, melhor deixar esse corte para quem tem os ombros mais largos. Pode ser usado por quem tem os corpos triângulo invertido e ampulheta”, conta Mariana. O decote de um ombro só, por exemplo, é assimétrico.

modelo-de-vestido-de-casamento-com-decote-assimétrico

Foto: Dolps

 

• Ombro a ombro

“É um decote horizontal. Cria uma ilusão de ótica que ajuda a aumentar a linha dos ombros. Por isso, é legal para equilibrar a silhueta de quem tem ombros menores do que o quadril ou seios pequenos, como é o caso do biotipo pera”, diz Camila.

modelo-de-vestido-de-casamento-ombro-a-ombro

Foto: BHLDN

 

Melhores tecidos e cores

Após encontrar os melhores cortes de vestido para o seu corpo ainda existe a questão das cores e dos tecidos. Até porque cada horário pede por uma linha. Veja como encontrar o traje ideal para cada estilo de festa de casamento.

• Para cerimônias diurnas

Os casamentos que ocorrem neste período pedem por roupas menos complicadas, com menos brilho e mais estampa. “No caso das convidadas, vestidos curtos, tailleurs e até mesmo saias com blusas caprichadas harmonizam com o horário”, conta Mariana.

O vestido para casamento de dia para convidada ou madrinha deve ter preferencialmente cores claras. “Mas não use off-white, gelo ou qualquer cor que possa ser confundida com branco. Essa é a tonalidade da noiva. Sempre”, enfatiza Camila.

Para os tecidos, Mariana indica os seguintes: crepe, seda fosca, renda opaca, linho e algodão.

 

• Vestido para festa de casamento à noite

O vestido para casamento à noite pede por decotes, bordados e bijuterias mais vistosas. “Se o evento não for tão formal, o longo deve ser mais usado por quem ficará no altar. As convidadas devem optar por curtos ou longuetes”, diz Mariana.

Em relação às cores, elas podem ser mais escuras, mas não é uma regra obrigatória. “O preto, entretanto, é bem-vindo apenas para as convidadas. Se você for madrinha, lembre-se de que não é legal usar a cor no altar”, alerta a consultora de imagem.

Para os tecidos, Mariana aponta que tafetá, renda e os variados tipos de seda (organza, chiffon, crepe, shantung) são os materiais mais indicados.

modelo-de-vestido-de-casamento-para-a-noite

Foto: MEMORANDUM

 

Veja mais inspirações no nosso perfil no Pinterest

</>

Sobre:

#
Bianca Bellucci

Bianca Bellucci trabalha como jornalista desde 2012 e já escreveu para grandes portais, como UOL e Terra. Teimosa como uma boa taurina, convenceu os pais a trocarem uma viagem para a Itália para comemorar as Bodas de Prata por uma festa com direito a tudo que manda o figurino. Apaixonada por cultura pop, adora casame...

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Av. Dr. Chucri Zaidan 1550, 31º - São Paulo - CEP: 04711-130 - CNPJ: 08.762.226/0001-31 © iCasei 2007 - 2019