Revista

Papelaria | Como definir o design do menu do casamento

Na hora de pensar na estética do menu do casamento, os noivos acabam ficando na dúvida do que deve ser feito para tomar as melhores decisões

A identidade visual do menu do casamento está cada vez mais com a cara dos noivos e surpreendendo os convidados no dia do casório.

Com tantas opções, o que não faltam são modelos para todos os gostos. Do rústico ao clássico ou do aquarelado ao moderno.

As opções são variadas e, além de ter uma função informativa, o item serve também como objeto de decoração. 

menu do casamento

Foto: Divulgação/FestaComCores

Escolha do design do menu do casamento 

Escolher o design e montar o menu do casamento é tão importante quanto definir os próprios pratos. Para isso, os noivos precisam ter em mente qual será a linha que eles pretendem seguir quanto ao estilo, a decoração e aos itens de papelaria do casamento. A harmonia é importante para que cada detalhe esteja conversando entre si e se complemente. 

“O menu fica mais integrado a papelaria quando segue a padronização junto a identidade visual do casamento e do casal. Portanto, utilizar essa premissa para a escolha do menu e dos seus detalhes é garantia de acertar em cheio”, explica Nara Moreira, designer e proprietária da FestaComCores.

menu do casamento

Foto: Divulgação/FestaComCores

Identidade visual 

A identidade visual serve para padronizar e personalizar todos os itens do casamento, sejam eles virtuais ou impressos. Além de ficar harmonioso, definir um padrão deixa tudo mais especial, por ser único para os noivos. 

“É interessante manter as coisas unificadas, uniformizadas, conversando uma com as outras. Desde a decoração da festa, passando pelo vestido da noiva e chegando na papelaria. Tudo fica mais bonito e demonstra todo cuidado que o casal está tendo com o acontecimento”, ressalta Ale Librandi, designer e proprietário da Sonho em Papel Convites Especiais.

Para Nara, essa padronização é, de fato, interessante e importante de ser feita. “Quando um casal desenvolve uma identidade visual e utiliza ela em seus itens de papelaria, os detalhes fazem toda a diferença, então o menu, com a mesma padronagem, fontes e detalhes dão um charme ainda mais especial a mesa dos convidados e aos demais locais da festa.”

menu do casamento

Foto: Divulgação/FestaComCores

Dia e noite 

Esses itens, no entanto, para serem definidos dependem de um fator primordial na montagem do casamento: o horário da cerimônia. Isso vai ditar o tipo de festa que vai ser realizada, o estilo do evento e outros fatores a serem analisados. 

Pode até parecer pouco importante, mas isso é preciso ser levado em consideração. Partindo deste ponto, os noivos precisam se atentar e entender que o cardápio para casamento simples à noite ou durante o dia vão ser diferentes um do outro. E no caso de cerimônias sofisticadas, também. 

“Os menus precisam ser legíveis e devem cumprir a função principal, que é informar aos convidados os itens do cardápio. Pensar em combinações de cores e fontes que não dificultem essa visualização é o mais recomendado. É interessante também optar por letras mais escuras e papéis mais claros, sempre lembrando de seguir o padrão pré-estabelecido nos demais itens da papelaria”, explica Nara. 

menu do casamento

Foto: Divulgação/FestaComCores

Estilos diferenciados

E quando o assunto é menu do casamento ou outro relacionado a decoração e papelaria, logo surgem dúvidas de qual é o melhor estilo que deve ser adotado. 

Neste caso, isso pode se tornar ainda mais difícil para quem é indeciso, já que não faltam opções, desde um cardápio de casamento rústico a um cardápio de jantar de casamento sofisticado. 

“Os menus seguem o padrão do evento, então se são clássicos, rústicos ou descolados, são definidos pelos detalhes da decoração e da proposta do evento. Como papelaria criativa, sugerimos sempre modelos mais clean e de fácil acesso às informações, mas a vontade dos noivos e organizadores do evento sempre prevalece”, comenta Nara. 

Essas informações são imprescindíveis para indicar o convidado o que ele pode esperar do serviço gastronômico montado pelo casal. “Além disso, independentemente do estilo, o convidado se sente especial com o aparente cuidado e atenção que esse simples item da festa proporciona”, informa Ale. 

menu do casamento

Foto: Divulgação/FestaComCores

Detalhes imprescindíveis 

Do modelo mais elaborado ao mais minimalista, o menu do casamento parece ser um pequeno detalhe, mas faz uma grande diferença para os convidados, pelo simples fato de informar a eles o que vai ser servido no evento.

“É importante passar toda a sequência do serviço em ordem: entradas, finger foods, comidinhas, jantar, bebidas. Mas os noivos devem tomar cuidado com o excesso de detalhes. Informe o básico. Não há necessidade de passar toda a receita dos pratos”, ressalta o proprietário da Sonho em Papel.

Além disso, o cardápio tem uma função que é indispensável para alguns convidados. “O menu deve informar opções especiais e diferenciadas para pessoas que possuem condições especiais de alimentação”, alerta Nara.

menu do casamento

Foto: Elizabeth Fogarty

Tendência 

Durante a montagem do casório, muitas opções diferenciadas são apresentadas aos noivos. Dos trajes à decoração, o que não faltam são opções. Com o menu do casamento da mesa não seria diferente. 

Apesar de tudo depender do estilo do casal, alguns itens nunca saem de moda e outros surgem em alta em alguns momentos como forte tendência. 

“A papelaria de casamento muda constantemente e os menus seguem essas mudanças. Menus em formato de lâminas de papel, tipo bandeja, menus como suplá, ou até mesmo como porta guardanapos ou porta talheres estão super em alta. A utilização de novos materiais como acrílico, madeira e até pano também”, indica Nara. 

menu do casamento

Foto: Susanna Nordvall

Personalização 

Em alguns casos os noivos podem adotar o estilo personalizado e fazer um menu por mesa, por família ou, até mesmo, por convidado. No entanto, isso não é regra. 

“Um menu por convidado é interessante, entretanto gera maiores custos aos noivos. Uma opção é contratar pelo menos três menus por mesa”, explica Nara. Essa quantidade é legal – e informa tranquilamente aos convidados as informações do cardápio”, conclui a designer e proprietária da FestaComCores.

Em contrapartida, além do custo, Ale indica que essa personalização pode não ser tão viável no cardápio de casamento à noite e durante o dia. “O mais usual é um menu igual para todos. Este é o mais comum e o mais adequado na organização do serviço.”

20 inspirações para o menu do casamento 

menu do casamento

Foto: Style Me Pretty

 

menu do casamento

Foto: Christina Lilly Photography

 

menu do casamento

Foto: Anna Delores Photography

 

menu do casamento

Foto: Hello Blue Photo

 

menu do casamento

Foto: Kylee Yee

 

menu do casamento

Foto: Corinna Raznikov Photography

 

menu do casamento

Foto: Michelle Lange Photography

 

menu do casamento

Foto: Melissa Oholendt

 

menu do casamento

Foto: Lindsay Madden Photography

 

menu do casamento

Foto: Style Me Pretty

 

menu do casamento

Foto: Brandon Kidd Photography

 

menu do casamento

Foto: Kaoverii Silva

menu do casamento

Foto: Jen Rodriguez Photography

 

menu do casamento

Foto: Giggle and Riot

 

menu do casamento

Foto: Isabelle Selby Photography

 

menu do casamento

Foto: Aga Jones Photography

menu do casamento

Foto: Craig Paulson Photography

 

menu do casamento

Foto: Bamboo Shootz

 

menu do casamento

Foto: Sara Hasstedt

 

menu do casamento

Foto: Ulysses Photography

Veja mais inspirações no nosso perfil no Pinterest

</>

Sobre:

#
Luchelle Furtado

Luchelle Furtado é jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo. Sonhadora, acredita no "Felizes para sempre" e tem A Bela e a Fera como seu conto de fadas preferido. Enquanto não planeja o próprio casamento, divide seu tempo livre entre livros e filmes que vão de comédia romântica até guer...

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Av. Dr. Chucri Zaidan 1550, 31º - São Paulo - CEP: 04711-130 - CNPJ: 08.762.226/0001-31 © iCasei 2007 - 2019