Imprevistos no Grande Dia | 5 dicas para se preparar psicologicamente
O momento tão esperado da valsa dos noivos se aproximava e, do nada, o som pifou. Parou completamente de funcionar, por conta de um pequeno curto circuito. Todos os padrinhos estavam reunidos em volta da Juliana Carvalho e do Henrique Fonseca, que haviam acabado de se casar, em uma cerimônia linda. “Meu Deus! E, agora,...
O momento tão esperado da valsa dos noivos se aproximava e, do nada, o som pifou. Parou completamente de funcionar, por conta de um pequeno curto circuito. Todos os padrinhos estavam reunidos em volta da Juliana Carvalho e do Henrique Fonseca, que haviam acabado de se casar, em uma cerimônia linda. “Meu Deus! E, agora, o que a gente vai fazer”, disse a noiva, com a ansiedade aumentando, coração palpitando… São nesses momentos que a gente percebe a necessidade de uma preparação mental para os famosos imprevistos.
“Em qualquer situação, seja a mais simples de todas, ou até a de um evento com a importância de um casamento, os imprevistos existirão. É natural e faz parte da espontaneidade da vida e o nosso grande aliado é, sem dúvidas, o equilíbrio adquirido antes do grande dia”, diz a psicóloga Daphne Jones.
Veja também: Daminhas e pajens: como lidar com as crianças no casamento?
Se casar é, sem dúvidas, um dos episódios mais importantes da vida e, por isso, estar preparada anteriormente pode deixar esse dia ainda melhor. “Dá um desespero no coração, quando você sabe de que alguma coisa não está do jeito que estava planejado. Mas, por saber da equipe que eu contratei e confiar nela, eu fui me acalmando. E também vi minha mãe animando a roda de padrinhos, puxando os casais para dançar e descontrair, e isso deu uma boa aliviada na tensão”, relembra a noiva.
Essas duas atitudes tomadas por Juliana são as principais dicas que Daphne ensina para se acalmar diante dos imprevistos. “As noivas precisam estar focadas no principal objetivo dos casamentos, que é a celebração do amor e da felicidade. É o dia de provar que, mesmo após as dificuldades e desafios da jornada dos noivos, eles superaram tudo e agora estão dizendo sim à eternidade. E ela vai deixar um pequeno desvio de planos estragar toda aquela conquista?”, pergunta a especialista. Por isso, Daphne fez uma lista com dicas essenciais para as noivas e noivos que querem se preparar para aproveitar intensamente o tão sonhado dia!
Dica 1 – Mentalize a sua felicidade
“É bom ter em mente o quão grata você está por ter alcançado o seu sonho. E, por isso, mentalizar os momentos bons que virão no dia do seu casamento é um ótimo exercício. Imagine você de noiva/o entrando na igreja, vendo seu parceiro no altar, a festa com todos os seus amigos, comendo aquela comida incrível do menu escolhido…. Chame de tela dourada e coloque todas as imagens felizes que você quer ver e sentir. Quanto mais detalhes e sentimentos você colocar, melhor!”
Veja também: 5 hábitos de casais felizes – Como viver plenamente o relacionamento!
Dica 2 – Escolha bem a sua equipe
“A noiva tem sonhos e costuma saber exatamente o que quer. O processo de escolha da equipe de cerimonial e fornecedores precisa ser minuciosa. Assim como a clareza e a honestidade com essas pessoas também precisa existir, pois, desta maneira, se cria um elo de segurança na sua cabeça. Se por acaso acontecer algum imprevisto, as chances de você estar mais calma por confiar na sua equipe são bem maiores. Toda a cooperação é bem-vinda no casamento!”
Veja também: Casamento blindado | 5 dicas para lidar com as manias do outro
Dica 3 – Mantenha a calma com os detalhes
“Existe uma técnica muito legal de descrição dos detalhes. Ela funciona da seguinte maneira: quando acontecer algum episódio de ansiedade, você pode começar a descrever o ambiente ao seu redor, tintim por tintim, cores, formas, informações… tudo é válido! Por quê? Dessa forma, a sua mente tende a sair do futuro, onde ela está por conta da ansiedade, e volta ao presente, que é onde devemos sempre estar. Então, você consegue se equilibrar e tomar as decisões de forma mais consciente, sem desespero. Ela é a mais indicada para quando acontecer alguma coisa fora do planejamento. Se deu ruim, comece a descrever!”
Dica 4 – Procure apoio emocional
“Quando a gente cai feio, precisamos de alguém para nos ajudar a levantar, certo? É parecido para os imprevistos do casamento, por exemplo. Ter a mãe animando os padrinhos e madrinhas foi uma forma de apoio emocional para a Juliana, que conseguiu se acalmar ao ver o que estava acontecendo. Por isso, contar com a ajuda, uma palavra, o que for, dos pais, dos melhores amigos e da equipe do cerimonial é uma das ações mais acertadas de todas.”
Dica 5 – Deixe o perfeccionismo de lado
“Quando alguém é perfeccionista, ela tende a ser rígida. E isso não é uma boa característica para a personalidade de alguém. Ninguém ‘tem que fazer’ ou ‘tem que ser assim’. Percebe que a espontaneidade vai embora? Então, o meu conselho é tentar relaxar aos poucos, nos dias antecedentes à cerimônia, e refletir sobre o acaso da vida e como ele pode deixar as coisas mais fluidas e orgânicas. Sem contar o exercício de fortalecer a sua fé. Confiar, estar segura de que tudo vai dar certo é ótimo, justamente porque você fez o seu melhor, contratou os melhores profissionais, acompanhou de perto todo o processo… É até uma questão de autoconfiança. Por isso, confiar em si mesma já é um grande passo para o sucesso do seu casamento.”
Veja também: Como lidar com a família do parceiro?
Texto feito com a consulta da psicóloga Daphne Jones
Seu site de casamento merece ser iCasei
Criar Site Grátis