Destination weddings e o “novo normal” dos casamentos – veja as regras para celebrar a união na Itália
Especialista conta como está sendo a retomada dos casamentos na Itália
Tentar imaginar como realizar um casamento pós-pandemia ainda pode ser bastante difícil, afinal, muitas questões devem ser levadas em consideração. Por enquanto, aqui no Brasil, ainda não existe uma previsão de quando será possível realizar eventos; o que já vemos é uma movimentação em outros países, como a Itália, um dos destinos preferidos quando o assunto é destination wedding.
Na Europa, onde o retorno de alguns serviços já está acontecendo, é possível ter uma noção de como serão os casamentos daqui pra frente, pelo menos, por um tempo. Foi o caso da Itália. O país, que já foi o epicentro da covid-19, hoje já está permitindo a celebração de casamentos, porém com protocolos, como:
- Manter o distanciamento de um metro entre as mesas;
- Os noivos podem casar sem a máscara, porém celebrante e demais convidados devem permanecer com a máscara;
- Diminuir o número de convidados por mesa.
Seria esse o caminho para os outros países? Conversamos com a wedding planner Mariane Vitória da Blooming Eventi, agência especializada em realizar destination weddings na Itália e ela contou como estão sendo as celebrações e o que é ou não permitido.
Veja também: Como organizar o destination wedding perfeito
Destination Wedding em tempos de Coronavírus
1) Quais são os novos protocolos para os casamentos?
Mariane: No momento, os protocolos que são seguidos para casamentos na Itália são:
– É necessário manter a distância de um metro entre um convidado e outro, seja no momento da cerimônia ou da recepção, incluindo o jantar!
– As mesas devem estar dispostas a 2 metros uma da outra e sempre que não for possível manter essa distância, é obrigatório o uso de máscara.
– O buffet é permitido somente com alimentos confeccionados em formato de monoporção (ou seja, em embalagens individuais e porções de uso único)
– Na pista de dança, a distância permitida é de 2 metros quadrados por convidado.
Veja também: Casamento na Itália | Dicas para planejar o evento perfeito
2) Quais serão os novos formatos ou os mais indicados para o almoço/jantar?
Mariane: No lugar do famoso buffet, serão privilegiados os serviços volante para o momento do cocktail e empratados para o jantar.
3) Haverá restrições no número de convidados?
Mariane: No momento não há restrições em relação ao número de convidados, mas é necessário que o local da recepção cumpra a distância de um metro entre os convidados. Portanto, é necessário que tenha uma capacidade suficiente; uma dificuldade na Itália, já que os espaços, em geral, não são tão grandes.
Veja também: 6 destinos incríveis para casar na Itália
4) Para quem teve que adiar e remarcar o casamento, como esses novos protocolos serão aplicados?
Mariane: Infelizmente, ainda não temos uma previsão para o final das regras anti-Covid, então, quem remarcou o casamento para 2021, muito provavelmente, terá que seguir essas novas regras.
5) Quais as regiões da Itália já estão realizando casamentos?
Mariane: Todas as regiões já estão liberadas para realizar casamentos, desde que cumpram os protocolos.
Veja também: Destination wedding: 12 coisas para considerar antes de decidir
6) Já estão sendo realizados destination weddings com convidados vindos de outros países?
Mariane: No momento estão sendo realizados destination weddings somente de casais residentes na Europa, apesar de a grande maioria já ter remarcado para o próximo ano.
7) Os valores sofreram alguma alteração por conta da pandemia?
Mariane: No momento não. Os fornecedores até o momento estão sendo bastante flexíveis e compreensíveis com a situação e remarcaram as datas sem nenhuma penalidade ou aumento no preço!
Dica da wedding planner!
Se você está pensando em fazer um destination wedding em 2021, Mariane revela que o planejamento deve continuar, e fala do que esperar para o próximo ano!
“A maior preocupação pro 2021 é a disponibilidade de datas da parte dos fornecedores,. Infelizmente com a maioria dos casamentos adiados ao 2021 vai ser difícil encontrar disponibilidade de datas principalmente nos finais de semana!
Então recomendamos uma data durante a semana e também recomendamos que os noivos reservem tudo o mais rápido possível pra não correr o risco de ter opções limitadas! “
Seu site de casamento merece ser iCasei
Criar Site Grátis