Revista

Revista iCasei: Blog de Casamento para Noivas e Noivos

Confira dicas para para não errar na compra da casa nova

Saiba o que perguntar no estande vendas para não errar na compra da casa nova e evitar se arrepender posteriormente.

Uma opção para os noivos que desejam adquirir uma casa própria, mas não tem tanta pressa para se mudar e pretendem pagar um valor mais em conta no imóvel a opção é a compra de um imóvel na planta. Dessa maneira, você começa a pagar por uma casa ou apartamento que ainda está em construção ou no projeto.

casal-casa-compra

A aquisição de imóvel residencial na planta pode significar economia de 20% a 30% em relação ao valor dos imóveis prontos e isso vale tanto para casas como para apartamentos. Além disso, outra vantagem é que os noivos serão os primeiros proprietários, e a residência estará novinha em folha.

Mas nem tudo são flores neste tipo de transação. Não faltam casos de fraudes, atrasos na obra e promessas não cumpridas, além de deficiências sérias no produto final, como rachaduras e até desníveis nos andares. Mas é possível tomar algumas precauções e é imprescindível saber o que perguntar no estande de vendas antes da compra.

A arquiteta Thais Lacialamella sugere abaixo algumas questões que devem ser abordadas pelo interessado no imóvel:

casal-imovel-compra

1) Quais são as faces norte e leste do empreendimento? Apartamentos voltados para estas faces são mais arejados e adequados ao nosso clima, pois recebem o sol da manhã.

2) Quais acabamentos vistos no apartamento decorado serão entregues pela construtora? Anote e tire fotos, pois servirão de base de comparação quando receber o apartamento.

3) Haverá infraestrutura para instalação de sistema de ar-condicionado? Qual o local destinado às condensadoras?

4) Haverá duto externo para coifa ou será permitido apenas o uso de exaustor?

5) Há chaminé para instalação de churrasqueira na varanda? A maioria dos empreendimentos preparados para churrasqueira já entrega a varanda com o equipamento, mas pode ocorrer de haver apenas a preparação para a futura instalação.

6) Qual a carga acidental projetada para a varanda e para o banheiro do casal? Essa informação é importante caso haja a intenção de colocar ofurô e banheira nos ambientes.

7) Quais paredes podem ser demolidas na reforma?

A arquiteta recomenda, também, que os folders e propagandas do imóvel sejam guardados para que possam ser comparados com o produto entregue.

Além disso, é importante verificar o histórico da empresa. Isso pode ser feito checando o registro do empreendimento no cartório em que o imóvel está registrado. Tão ou mais importante do que isso é verificar se a empresa tem um histórico de venda de imóveis na planta. Procure saber se há outras construções e (se possível) visite os donos para ver o nível de satisfação das pessoas, tanto com a entrega como com a qualidade do empreendimento.

Confira o contrato e veja detalhes. Duas das informações mais importantes que devem ser observadas no contrato são em relação às especificações do imóvel e em relação ao preço.

Observe detalhes como a metragem do apartamento ou casa que vocês vão comprar. Se a empreiteira entregar um imóvel inferior ao que você comprou, é possível fazer reclamações posteriores. Além disso, verifique detalhes em relação ao preço. Veja se é fechado ou há alguma previsão de taxa posterior. Veja também se há previsão de custos extras e de entrega do imóvel e se há sanções para a empreiteira caso haja atraso na entrega.

Finalmente, cheque a possibilidade de financiamento, o que pode ajudá-lo na hora da compra.

Seu site de casamento merece ser iCasei
Criar Site Grátis

Tags

Sobre:

#
Revista Zap Imóveis

Novo colunista e colaborador da Revista iCasei, o ZAP Imóveis é o maior portal de imóveis do Brasil! Empresa das Organizações Globo, o site reúne informações sobre mercado imobiliário, além de serviços e dicas de decoração. Tudo que você precisa saber antes e depois de casar, na hora de escolher seu imóv...

Av. Dr. Chucri Zaidan 1550, 6º andar - Conjunto 604 - São Paulo - CEP: 04711-130 © iCasei 2007 - 2024