Revista

Charraiá | Aproveite o mês de junho para um Chá-Bar temático

Aproveite as festas juninas para fazer uma comemoração temática

Ah o mês de junho! Pipoca, canjica, milho-verde, quentão, maçã-do-amor, camisa xadrez… Pois é, uma das épocas mais gostosas do ano, também pode servir de inspiração para os casais que estão pensando em reunir os amigos para um Chá-Bar! Que tal aproveitar o mês de São João e fazer um Charraiá pra lá de animado?

Charraiá

Foto: Shutterstock

 

O Charraiá pode ser uma opção tanto de chá-bar temático, onde é possível reunir homens e mulheres, como também um chá-de-panela junino, onde a a noiva vai reunir somente as amigas! Pensando nisso, o iCasei separou algumas dicas para você aproveitar o seu Chá-Bar Junino ou Julhino (já que é possível estender as comemorações até o próximo mês).

Veja também:  Chá bar | Como organizar o evento em 10 passos

Comidas típicas

No quesito cardápio, as comidinhas típicas de festa junina são um show a parte! Afinal, quem não gosta de canjica, curral, pamonha,  arroz doce, milho-verde, paçoca, pipoca, cuscuz e por aí vai… Por isso, o ideal para o Charraiá é abusar dos pratos típicos.

” As festas juninas fazem parte da tradição das festas populares no Brasil todo. Sempre muito esperada não só pela alegria, mas também pela gastronomia da roça. Não pode faltar o buraco quente, os mini pastéis, milho na brasa e o cuscuz de frango caipira. Entre os doces: canjica, mini pamonha, queijadinha e bolo rústico de milho é imperdível”, comenta Oghan Teixeira, do Ghee Banqueteria.

charraiá

Foto: Mini Pastél em formato de bandeirinha (Foto: Ghee Banqueteria)

 

Veja também:  Chá de panela, chá bar, chá de lingerie: confira 6 dicas imperdíveis para arrasar na organização

“As bebidas como o quentão e vinho quente tão tradicionais, fascinam pelo aroma das especiarias e esquentam nas noites frias. Criamos também uma versão sem álcool do quentão para as crianças”, complementa Oghan.

Para criar o cardápio, os noivos podem colocar a mão na massa, ou pedi para que cada convidado leve um prato típico.  Agora para quem busca facilidade, é possível encomendar tudo pronto.  O Ghee Banqueteria criou um menu todo especial e que pode ser entregue por delivery.

“Para diferenciar, foque na apresentação dos mesmos, sirva alguns dos itens dentro de chapéus de palha, cobertos com papéis de seda decorados, corte os doces com cortadores de coração e outros que achar interessante, coloque fitas de seda e tags de papelaria relacionadas à identidade visual”, comenta Flávia Paiva,  diretora executiva da Eu Faço a Festa.

Charraiá

Quentão (Foto: Ghee Banqueteria)

 

Veja também:  Chá de Panela, Chá Bar e Chá de Lingerie. Escolha o seu!

Receita de Bolo de Paçoca Cremoso

Se você é do tipo que gosta de colocar a mão na massa, separamos um vídeo com uma receita de bolo de paçoca cremoso, que foi feito pela youtuber Gabi Rossi, do canal Cozinha do Bom Gosto.

Decoração

Para não deixar a decoração do Charraiá, com jeito de festa infantil, a dica é apostar em elementos mais rústicos, como mesas de madeira, que deixam o ambiente mais rústico e com jeito de fazenda. Aposte nas cores, e também em elementos de palha, o chapéu,  e até mesmo tecido de chita.

“A decoração junina é simples, barata, possui inúmeros elementos que podem facilmente ser encontrados, e permite uma enorme liberdade na mistura de estilos e texturas, o que ajuda a trabalhar com elementos que talvez você já tenha em casa”, comenta Flávia Paiva.

Para Luiz Fernando, da Ritz Festas, o que não pode faltar na decoração do Chá-Bar junino, são as bandeirinhas e também a imagem de um Santo Antônio, que é o santo casamenteiro.

Uma outra dica é pensar em pequenas barracas, onde os convidados podem se divertir como se estivessem em uma festa junina.

Aproveite e peça para os convidados irem vestidos no clima da festa! Camisa xadrez, chapéu de palha, vestido caipira, e o que mais a imaginação permitir.

” Para incentivar, você pode comunicar que haverá um concurso de fantasias Juninas e o(s) primeiro(s) lugar, será presenteado com um prêmio surpresa. O mesmo pode ser de acordo com o bolso do casal. Até mesmo uma caixa de bombom é o suficiente, mas para motivar que todos se mantenham no personagem ao longo da festança”, garante Flávia.

charriá

Foto: Reprodução / Instagram Ritz Festas

 

Flávia, também separou mais algumas dicas que ajudam a colocar a personalidade do casal! Segundo ela, o grande diferencial do evento serão os detalhes, por isso vale a pena focar na mesa principal.  Abaixo, ela cita algumas ideias:

– Se o casal for religioso, pode montar um altar com alguns santos homenageados na época: Santo Antônio, São Pedro e São João.

– Se o casal tiver origem nordestina pode trazer elementos das xilogravuras nordestinas.

– Adoram fazenda e campo? – Que tal incorporar alguns fardos de feno na decoração?

Outro símbolo tradicional das festas juninas são as fogueiras, mas como nem sempre o local é propício, você pode fazer mini fogueiras com palitos de picolé e papel celofane para os centros da mesa, ou reproduzir o mesmo com lenha, em tamanho real, para um cantinho de fotos.

Brincadeiras

Para deixar o Charraiá ainda mais animado e divertido, nossa dica é investir nas brincadeiras juninas, assim todos entram no clima!

“Seria  legal ter tipo uma barraca da pesca onde os peixes ficam meio enfiados na areia com uma argola na boca para se pescar com uma vara de bambu. E em cada peixe teria uma tarefa divertida para ser feita”, comenta Luiz Fernando, da Ritz Festas.

Ainda de acordo com Luiz Fernando, não pode faltar a tradicional quadrilha junina!

charraiá

Foto: Reprodução / Instagram Balinha e Balão

 

Veja mais inspirações de decoração de Chá-Bar no nosso perfil no Pinterest

</>

Tags

Sobre:

#
iCasei

Somos o maior portal de casamentos do Brasil, e nada melhor do que especialistas no assunto para trazer dicas, notícias e tendências desse universo maravilhoso e encantador. Desde 2007 no mercado, mais de 1 milhão de noivos já usaram nossa plataforma.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Av. Dr. Chucri Zaidan 1550, 31º - São Paulo - CEP: 04711-130 - CNPJ: 08.762.226/0001-31 © iCasei 2007 - 2019