Se você e seu noivo (a) são amantes do vinho, vocês provavelmente já pensar em fazer seu casamento em vinícolas.  O lugar é super propício para a celebração: o cenário é super charmoso e proporciona fotos lindas, ao mesmo tempo em que possibilita aos noivos investir em boa comida e bebida.

Ou seja – é a combinação perfeita para um casamento de sucesso. Se você pensa em embarcar nesta ideia e casar em meio aos parreirais, confira as dicas para casar em vinícolas em diversos países ao redor do mundo (incluindo o Brasil, é claro!!)

ITÁLIA

casamento em vinícolas na itália
Foto: Pure White | Italian Wedding Company

 

A Itália é uma das referências na produção de vinhos ao redor do mundo. De lá saem alguns rótulos renomados como Brunello di Montalcino.

“A Itália tem vinícolas maravilhosas por todo seu território. Fazer casamento em vinícolas é possível em quase todo país”, aponta a wedding planner Valentina Lombardi, da empresa Italian Wedding Company.

Casamento em vinícolas da Itália

casamento em vinícolas da itália
Foto: Eolie in Love

 

Para a wedding planner Sandra Santoro, da empresa GettingmarriedinItaly, quando se fala sobre casamentos em vinícolas, a Toscana é um dos lugares preferidos dos noivos.

“É a terra de alguns vinhos Chianti premiados como Bolgheri e Brunello di Montalcino. A Toscana não é só um lugar de arte e história, mas também é a opção mais emblemática, com fazendas centenárias que fazem vinhos autênticos e notáveis, além de cenários de tirar o fôlego. Tudo isso cria a atmosfera ideal para um casamento inspirado no universo dos vinhos. Na região de Chianti, há inúmeras vinícolas em que os casais e seus convidados podem aproveitar as degustações. Um exemplo é a fortaleza de San Giminiano, onde eles podem provar um vinho exclusivo da região, o Vernaccia di San Giminiano. Dá também para fazer excursões para Florença ou Siena ”, sugere.

Leia também: Destination wedding na Europa com preço de Brasil

“Entre as grandes experiências em vinícolas e propriedades icônicas, o Castello del Nero, na encantadora Toscana, é uma excelente opção. Ainda acreditando que romance, castelos e grandes vinhos fazem o casamento perfeito, o Castello de Vicchiomaggio é um destes lugares onde o ‘sim’ fica eternizado, assim também como o Castello Di Spessa, com programação garantida para a degustação”, recomenda Maristela Gomez, da agência de viagens Cinqtours.

casamento em vinícolas da itália
Foto: Leandro Biasco | Italian Wedding Company

 

Além da Toscana, é possível também encontrar belas vinícolas na região de Valpolicella, perto do Lago de Garda, onde o Prosecco é produzido, segundo Valentina. Há também locais adoráveis que produzem vinho branco perto de Milão e do Lago di Como, ou até mesmo no sul da Itália, especialmente em Apulia.

“Mas se você quiser descobrir uma área totalmente nova, a região de Piemonte pode ser encantadora. É bastante autêntica e charmosa. É o local onde alguns dos melhores vinhos italianos como Barolo, Barbaresco e Nebbiolo são produzidos. É perto dos Alpes e não muito longe da cidade de Turim”, revela Valentina.

Leia também: Destination Wedding na Itália | Casamento no Lago

A wedding planner Francesca Casamento, da empresa Eolie in Love, sugere a Ilha de Salina para casamento em vinícolas. Banhada pelo mar mediterrâneo, a ilha conta com o Capofaro Spa & Resort, um hotel que mistura a paisagem de vinícola com o mar.

“Um casamento no Capofaro é uma experiência tão especial que vai se sentir como uma lua de mel. Você poderá comemorar seu dia especial em um dos mais belos terraços panorâmicos da Itália, com vista para o mar azul profundo. A cozinha de lá celebra a cozinha local e mediterrânea com frutas e legumes direto do jardim e produtos da mais alta qualidade de toda a Sicília”, afirma.

Melhor época para casar em uma vinícola italiana

casamento em vinícolas da itália
Foto: Independent Pictures | Italian Wedding Company

 

O melhor período do ano para casamento em vinícolas italianas vai depender muito da atmosfera que os noivos querem criar para o casamento. Para aqueles que gostam de temperaturas mais altas e querem uma celebração com um mood mais “verão”, apreciando um rosé à beira da piscina, por exemplo, o melhor mês é agosto.

“Neste período, temos longos dias de verão, o pôr do sol acontece por volta das 20h. Com isso, é possível aproveitar ao máximo a luz natural. É recomendado para cerimônias mais descontraídas e informais. Agora se a ideia é ter dias longos combinados com temperaturas um pouco mais frescas, setembro é o mês ideal. Nesta época, as vinhas já amadureceram e estão quase prontas para a vindima. É o cenário perfeito para lindos casamentos”, informa Sandra.

Valentina concorda: “Eu sugiro setembro, porque as uvas estão quase prontas para a colheita e os vinhos estão no seu melhor período. A luz é quente e linda, e a vinícola está toda verdinha”.

casamento em vinícolas da itália
Foto: Eolie in Love

 

Outra opção interessante é casar durante o outono. Para Valentina e Sandra, este período é mágico e oferece cores maravilhosas.

“Nesta época, as temperaturas estão mais baixas e a natureza está mudando os tons das árvores. Tudo isso faz com que o cenário para casamentos em vinícolas se torne incrível. Para quem ama o outono, o ideal é casar no início de outubro. É o período ideal para oferecer ‘comfort food’ para os convidados e usar na decoração uma paleta com cores como o verde, dourado, amarelo, laranja e vermelhos encorpados”, indica Sandra.

Leia também: Casamento Sthefany Brito e Igor Raschkovscky: veja os cliques!

Agora se você gostou da ideia de mesclar o ar do mar mediterrâneo com as vinícolas na Ilha de Salina, Francesca recomenda os meses de abril, maio, junho e setembro.

O momento que antecede o pôr do sol, conhecido pelos fotógrafos e profissionais de casamento como “golden hour” (ou hora dourada), é o preferido para fazer uma celebração ao ar livre em uma vinícola. “Casamentos neste horário são os mais fascinantes”, aconselha Francesca.

Preparativos

casamento em vinícolas da itália
Foto: Pure White | Italian Wedding Company

 

Vai casar em uma vinícola na Itália? Veja algumas dicas para organizar tudo:

– De forma geral, os locais para recepção nas vinícolas não tão grandes. “Conseguimos oferecer festas de 100 a 150 convidados. Mas acredito que o ideal é para menos de 100 pessoas”, esclarece Valentina.

– Evite casar em momentos de colheita, uma vez que os campos estarão cheios de trabalhadores, segundo Valentina.

– O serviço de buffet requer uma atenção especial quando se trata de um casamento em vinícolas.

“Combinar o menu com os vinhos pode ser uma grande atração do casamento se o casal tiver um sommelier e um chef para criar um menu equilibrado. É ótimo para agradar os amantes de vinho. Se quiserem, os noivos podem incluir uma breve explicação sobre esta harmonização no menu. Há até mesmo a possibilidade de colocar um sommelier durante o jantar para explicar aos convidados”, indica Sandra.

PORTUGAL

casamento em vinícolas de portugal
Foto: Thrall Photography | Rui Mota Pinto

 

Portugal é um país com forte cultura do vinho e, por isso, também é um ótimo destino para fazer um casamento em vinícola.

“É possível encontrar vinícolas ao longo de todo o território português. No entanto, a região do Douro é, certamente, uma das mais famosas e, para mim, uma das mais bonitas ao redor do mundo. A região do Alentejo também é incrível e possui muitas vinícolas disponíveis para casamentos. Em Lisboa, também é possível fazer casamentos em vinícolas”, menciona o wedding planner Rui Mota Pinto.

Leia também: Destination wedding em Portugal: Fátima e Paulo

“Há hotéis em Portugal, por exemplo, que são em torno de vinhas e que têm uma estrutura perfeita pra receber casamentos grandes, por exemplo”, comenta Fernanda Murici, que trabalha com assessoria em eventos e viagens.

Vinícolas para casamento em Portugal

casamento em vinícolas de portugal
Foto: Thrall Photography | Rui Mota Pinto

 

De acordo com o wedding planner, em Portugal é possível encontrar desde vinícolas elegantes, estilosas e luxuosas até lugares mais rústicos, familiares e vintage.

“Isto faz com que seja possível usar a criatividade na hora de fazer a decoração, e não obriga o casal a fazer casamentos rústicos só porque é em uma vinícola”, comenta.

De hotéis 5 estrelas a espaços privados, há vinícolas para todos os gostos. Veja algumas selecionadas por Rui Mota Pinto, com diferentes estilos:

  • The Yeatman, Vila Nova de Gaia (Douro)
  • Quinta do Vallado, Peso da Régua (Douro)
  • Herdade da Malhadinha, Albernoa, Beja (Alentejo)
  • Adega Mayor Campo Maior (Alentejo)
  • Douro Royal Valley Hotel & Spa (Douro)
  • Paço Calheiros Ponte de Lima (Douro)
  • Quinta das Vinhas Guimarães (Douro)
  • Quinta da Murta Bucelas (Lisboa)
  • Quinta de Sant´Ana Mafra (Lisboa)
  • L´And Vineyards Alentejo

Já Maristela Gomez, da agência de viagens Cinqtours, indica alguns outros locais:

“A Quinta da Pacheca tem uma atmosfera bucólica, linda paisagem e estrutura perfeita para todos os portes de casamentos, desde pequenos até grandes comemorações. Outra propriedade com lindos espaços e muito carisma é a Herdade da Malhadinha Nova, no Alentejo, que oferece um espetáculo de cenário e ótimos vinhos, matrimônio perfeito”, comenta Maristela

“Fica difícil não falar da Quinta de SantAna bem pertinho de Lisboa e a propriedade do Monverde Wine Experience é outra que não pode ficar fora da lista. Não posso deixar de falar de uma propriedade que não tem produção, mas é cercada de vinhas por todos os lados, com paisagem espetacular e, sem dúvida, uma das experiências mais fascinantes do Douro – Six Senses Douro Valley”, finaliza.

Melhor época para casar em uma vinícola portuguesa

casamento em vinícolas de portugal
Foto: Thrall Photograpy | Rui Mota Pinto

 

Os melhores meses para casar em uma vinícola de Portugal são entre maio e setembro. “Entre maio e junho, as parreiras estão começando a florescer, formando as uvas. Eles crescem até Julho/Agosto, que é quando começam a mudar de cor”, explica Pinto.

Leia também: Destination Wedding em Portugal

Com relação ao melhor horário para um casamento em uma vinícola, a dica é aproveitar a luz do dia. “Acredito que os casais devam aproveitar ao máximo a luz do dia. O pôr do sol em uma vinícola é algo inesquecível. Acho que às 16h é um bom horário para o casamento começar. No verão, temos luz do dia até às 21h, então os noivos e convidados podem aproveitar o dia ao máximo, sem ficar muito calor. Eles podem tirar fotos ao cair da tarde e jantar à noite na vinícola”, expõe Pinto.

Preparativos

casamento em vinícolas de portugal
Foto: Thrall Photography | Rui Mota Pinto

 

O wedding planner Rui Mota Pinto, Maristela Gomez e Fernanda Murici mencionam alguns cuidados ao casar em vinícolas de Portugal:

– Há vinícolas que aceitam centenas de convidados e outras que somente fazem casamentos pequenos. O ideal é sempre verificar qual é a capacidade do local. “Como temos desde pequenos produtores até grandes vinícolas, é possível fazer qualquer tipo de casamento, com diferentes números de convidados. A grande dificuldade é escolher entre os inúmeros locais lindos”, destaca Pinto.

– Algumas vinícolas contam com buffet próprio, enquanto em outras é preciso contratar uma empresa de fora. Independente disso, o ideal é optar pela comida típica da região. “Mesmo que você tenha que contratar um buffet externo, certifique-se de que eles terão um menu que inclui comidas típicas da região. Portugal tem uma gastronomia incrível e é reconhecido internacionalmente por isso, mas há grandes diferenças quando se trata do que comemos e do que é típico em cada região. A melhor coisa é pedir comida regional – desta forma, é possível ter combinações muito melhores com os vinhos”, aconselha.

Leia também: Diferenças entre o casamento em Portugal e no Brasil

– O período de colheita das vinhas talvez não seja o mais adequado para casamentos, uma vez que o foco da propriedade é outro.

– Conheça o porte da propriedade, todos os detalhes culturais e de estrutura, entre outros detalhes que são importantes em qualquer Destination Wedding.

–  Vale ressaltar a importância da assessoria no auxílio de eleger estes locais.  “Isso porque alguns lugares são antigos e temos a necessidade de ver a estrutura do evento por completo, inclusive em questões como cozinha e iluminação”, esclarece Fernanda.

FRANÇA

casamento em vinícolas da frança
Foto: Tom Powell Photography | My Riviera Weddings

 

A França é bastante conhecida por seus vinhos e oferece cenários incríveis para quem sonha em se casar em uma vinícola.

“O país conta com mais de 27 mil vinícolas e aproximadamente 110 mil produtores de vinhos que possuem pelo menos um vinhedo”, pontua a wedding planner Natalia Langsdale, da empresa My Riviera Weddings.

Vinícolas da França para casar

casamento em vinícolas da frança
Foto: Tom Powell Photography | My Riviera Weddings

 

Dentre alguns locais recomendados por Natalia está o hotel cinco estrelas Château de Berne, que fica no coração da Provence e é conhecido por seus vinhos brancos, rosés e tintos que vêm em garrafas quadradas.

Outro lugar recomendado por Natalia é o hotel Baumanière les Baux-de-Provence, que conta com um restaurante que possui 2 estrelas Michelin.

A beleza do local é que o seu terraço pode ser completamente transformado em uma festa para 30 a 100 convidados. Além disso, o local conta com uma adega de 60 mil rótulos com alguns dos melhores vinhos da França, como Château Lafitte e Rotschild”, justifica.

Leia também: Destination wedding | 5 lugares para casar na França

Se quiser uma vinícola no Sul da França, ainda há um benefício – lá você encontra os belíssimos campos de lavanda, girassol, cevada e papoula, ao longo do seu caminho para as vinícolas, que também são incríveis para fazer fotos.

casamento em vinícolas da frança
Foto: Tom Powell Photography | My Riviera Weddings

 

Maristela, por sua vez, indica Château du Soulat, uma propriedade do século 17 e que já foi um monastério no século 14.

“É um cenário encantador, cercado por vinhas e história, no centro sul da França, na região de Bordeaux”, elogia. Outro local citado por ela é o Chateau de Fère, que Maristela considera um conto de fadas na região de Chamapagne. “Aqui os vinhos e contos de fadas sempre estão no contexto, com seus jardins e ruínas. Sua coleção de rótulos arranca suspiros apaixonados (não sei se ele se encaixa perfeitamente no quesito vinícola, mas sua alma respira vinho e achei muito justo tê-lo aqui)”, menciona.

Leia também: Destination Wedding | Principais dúvidas e preocupações

No Beaujolais, Maristela indica a Le Domaine de Vavril. “É um deleite aos olhos, ao paladar e ao coração. É puro encantamento!  Tem um dos vinhos mais agradáveis da região da Borgogna. É um lugar para eternizar a paixão realmente”, justifica.

Outra opção são os rótulos e o romantismo do Chateau Pape Clement em St. Emilion. “Como não se perder de amor nesta paisagem? Com seu castelo, oferece vinhos grand cru para o casal e seus convidados”, conta.  E para terminar esta seleção, Maristela indica ainda a Domaine Gayda, que fica aos pés dos Pirinéus. “É uma linda propriedade vinícola com rótulos renomados”, destaca.

Melhor época para casar em uma vinícola francesa

casamento em vinícolas da frança
Foto: Tom Powell Photography | My Riviera Weddings

 

Como o verão tem atingido altas temperaturas no sul da França, o melhor período para casar são os meses que antecedem esta época, como maio e junho, segundo Natalia. Setembro também pode ser um bom mês, já que tem uma iluminação incrível.

“O inverno é frio, com uma tonalidade cinza. Já na primavera, o solo fica coberto de flores silvestres, o tempo é ensolarado e há uma brisa durante a tarde. As vinícolas mudam dramaticamente ao longo do ano. Se você quiser se casar na época que as folhas dos parreirais estão verdinhas, você provavelmente não vai conseguir fazer isso em março – maio é o melhor mês para isso”, sugere Natalia.

Leia também: Sonho de princesa | Destination Wedding na França

Com relação ao horário, de acordo com Natalia, o final do dia por lá é quando a luz fica mais bonita – cerca de uma hora antes do pôr do sol. “Dependendo da localização, depois que o sol se põe, também há um efeito que chamamos de ‘hora azul’, como recomenda um dos meus fotógrafos favoritos, o Tom Powell”, destaca.

Preparativos

casamento em vinícolas da frança
Foto: Tom Powell Photography | My Riviera Weddings

 

A wedding planner Natalia Langsdale traz alguns cuidados para serem tomados na região:

– Antes de escolher a vinícola, verifique se o local permite fazer fotografias nos parreirais. Desta forma, ninguém sai frustrado por não poder tirar fotos.

– Soltar lanternas chinesas, fogos de artifício e outros itens que envolvam chamas certamente não é permitido.

– Fique de olho também nas restrições de barulho – dependendo da locação elas podem acontecer depois das 19h ou das 22h.

– Verifique o acesso às vinícolas, uma vez que alguns deles são por estrada de chão.

– Se houver crianças entre os convidados, não se esqueça de checar possíveis regras ou limitações para a segurança delas.

– Apesar de ser uma vinícola e o acesso a bebidas alcoólicas parecer fácil, melhor verificar se há licença para todas as bebidas, ou somente para vinho e Champagne.

– Se for levar sua própria bebida, isso pode implicar no pagamento de uma taxa de rolha.

– Ter um plano B para a realização do casamento é essencial, para o caso de o tempo virar. Se isso acontecer, tenha em mente também que as fotos podem não ficar exatamente como imaginou.

CHILE

casamento em vinícolas do chile
Foto: Alejandro Aguilar | Destination Wedding Chile

 

O Chile é um dos países da América do Sul onde a cultura dos vinhos é mais forte (assim como nossos ‘hermanos’ argentinos).

“O Chile é um grande produtor de vinho. É possível realizar lindos casamentos aproveitando a beleza natural de suas vinícolas. Algumas ficam somente há uma hora de distância de Santiago, como as do Vale de Casablanca e Maipo. E outras ficam em vales mais distantes, como o de Colchagua”, relata Cintia Coelho, da empresa Destination Wedding Chile.

Leia também: Lua de mel | Destinos na América do Sul para curtir a primavera

Vinícolas do Chile para casar

casamento em vinícolas do chile
Foto: Esteban Cuevas | Destination Wedding Chile

 

Segundo Paola Rivera Bruno, da empresa Casamento no Chile, na Região central do Chile (mais perto de Santiago) é possível fazer nos Vales de Colchagua e Casablanca. Ela menciona algumas vinícolas na região:

  • Viña Casas del Bosque
  • Viña Sutil (tem hospedagem com 11 quartos)
  • Viña Veramonte
  • Viña Indomita

Melhor época para casar em uma vinícola chilena

casamento em vinícolas do chile
Foto: Alejandro Aguilar | Destination Wedding Chile

 

De acordo com Cintia, a melhor época do ano para casar em uma vinícola do Chile vai de
outubro a abril.

“Em outubro, os vinhedos já estão verdes e, à medida que o verão vai se aproximando, ficam ainda mais cheios de folhas. Em fevereiro e março, os parreirais estão carregados de uvas, esperando a colheita para a próxima safra de vinhos. As estações do ano no Chile acontecem na mesma época que no Brasil”, explica.

No entanto, caso os noivos gostem mais de uma paisagem de outono, o ideal é casar entre os meses de abril e maio. “São os meses que as folhas ficam amarelas e começam a cair”, expõe Paola.

Preparativos

casamento em vinícolas do chile
Foto: Esteban Cuevas | Destination Wedding Chile

 

Para Cintia, é importante ficar atento a alguns detalhes antes de escolher o local para o casamento:

– locais de cerimônia (se existe um plano B em caso de chuva);
– temperatura e estrutura do piso para informar aos convidados (para escolha da melhor roupa e sapato);
– distância entre a vinícola e a cidade onde os convidados estarão  hospedados (viagens acima de 1 hora são muito cansativas);
– estrutura do local para o jantar e festa;
– qualidade do serviço, comida e vinhos;
– diferenças culturais – os noivos devem ficar de olho, principalmente, nas questões relacionadas ao contrato.

Outra questão importante, levantada por Paola, é com relação à escolha da estação do ano.  “No inverno, não existe folhagem nos vinhedos e mesmo que a região central do Chile seja de clima seco é possível encontrar alguns dias de chuva”, alerta.

ARGENTINA

A vantagem de morar aqui na América do Sul é que temos grandes produtores de vinhos por aqui também. E a Argentina é um país de destaque quando o assunto é produção de vinhos. De acordo com Fernanda Murici,  as principais vinícolas argentinas se concentram na região de Mendonza.

Foto: Celso Junior

Melhor época do ano para casar em uma vinícola argentina

Segundo Fernanda, no verão, entre dezembro e fevereiro, as parreiras estão cheias de vida e dá pra provar uva do pé.

“Deixe passar dezembro e janeiro quando a temperatura pode chegar a 40ºC. No final de fevereiro, é a colheita de uvas branco e em meados de março chega a das uvas tintas. O que pode ser uma experiência incrível aos convidados estar na região”, sugere.

Vinícolas argentinas para casamentos

Confira algumas vinícolas da Argentina que recebem casamentos:

  • Finca La Jacintana
  • Casa de Uco Vineyard & Wine Resort
  • Finca El Paraíso (Maipú)
  • Finca Los Nobles (Luján de Cuyo)
  • Cavas Wine Lodge (é hotel e possui vinícolas também)

Preparativos

Fernanda pontua que, ao preparar um casamento em vinícolas, a dica é sempre analisar se os locais têm capacidade e estrutura pra receber o seu número de convidados para o evento. “O ideal é sempre consultar uma assessoria que vai lhe trazer a melhor opção”, aponta.

BRASIL

casamento em vinícolas
Foto: Renan Radici | Case na Serra Gaúcha

 

Quem disse que o Brasil não é um bom lugar para casar em vinícolas? A região sul, em especial, concentra alguns produtores de vinho com belíssimos espaços para casamentos e eventos. É uma ótima opção para quem tem um orçamento um pouco mais justo ou não pode viajar para fora do país.

Vinícolas para casamento no Brasil

casamento em vinícolas
Foto: Zéto Telöken | Case na Serra Gaúcha

 

A wedding planner Cássia Schimitt, da empresa Case na Serra Gaúcha, comenta que no Rio Grande do Sul, as principais vinícolas estão no Vale dos Vinhedos – Bento Gonçalves. Ela também menciona que há algumas “belezas escondidas” em Flores da Cunha, Farroupilha e até mesmo Gramado. Ela cita os seguintes locais:

Vale dos Vinhedos:

  • Marco Luigi
  • Lovara
  • Valduga

Farroupilha:

  • Perini

Flores da Cunha:

  • Argenta
  • Salvador (esta, porém, não tem parreiras, pois a plantação não é junto da produção)

Gramado:

  • Ravanello

Vale:

  • Cave de Pedra
  • Spa do Vinho
  • Miolo

Caxias do Sul:

  • Castelo Lacave

Em Santa Catarina, também é possível encontrar vinícolas na região de São Joaquim, Urussanga, Campo Belo do Sul e Bom Retiro. Dentre elas estão a Abreu Garcia, Vigna Mazon, Vila Francioni, Monte Agudo e Thera.

Melhor época do ano para casar em uma vinícola brasileira

casamento em vinícolas
Foto: Zéto Telöken | Case na Serra Gaúcha

 

De acordo com Cássia, isso pode variar – pois há casais que gostam das parreiras mesmo secas. Mas se a ideia for pegar as folhas verdinhas e antes da vindima, o ideal é de novembro a fevereiro.

É bom lembrar que neste período do ano, escurece mais tarde por conta do horário de verão – então, recomenda-se escolher um horário próximo ao pôr do sol.

Preparativos

Casamento em vinícolas
Foto: Zéto Telöken | Case na Serra Gaúcha

 

Se a ideia é fazer festas maiores, aqui no Brasil isso é possível. “Ainda que nem todas as vinícolas tenham um ambiente ‘fechado’ para um número maior de convidados, a maioria possui espaços externos que podem ser incorporados ao evento – basta contratar piso e cobertura”, afirma Cássia.

Com relação ao buffet, algumas trabalham com serviço próprio e outras com fornecedores externos. “Algumas, de Bento Gonçalves, costumam indicar ou permitir somente um buffet terceirizado. Enfim, depende bastante”, explica Cássia. Para harmonizar a gastronomia com os vinhos e espumantes da vinícola escolhida, a dica é ter uma conversa entre o chef e o sommelier da marca.

ESTADOS UNIDOS

casamento em vinícolas estados unidos
Foto: Carla Ten Eyck | Kiss the Planner

 

Recentemente, os Estados Unidos vêm se destacando na produção de vinhos. “Todos os 50 estados do país têm plantações de uvas e produzem vinhos. No entanto, a Califórnia se destacaneste quesito, sendo responsável pela produção de 90% dos vinhos norte-americanos. Estados como Nova York, Oregon, Washington e Virginia também são conhecidos pela indústria vinícola, assim como Idaho e Colorado”,afirma a wedding planner Aviva Samuels, da empresa Kiss the Planner.

Vinícolas dos Estados Unidos para casar

casamento em vinícolas estados unidos
Foto: Carla Ten Eyck | Kiss the Planner

 

Napa Valley e Sonoma são os lugares mais populares para casamentos em vinícolas, mas há dezenas de outros lugares na Califórnia, segundo Aviva.

Melhor época para casar em uma vinícola norte-americana

casamento em vinicolas estados unidos
Foto: Carla Ten Eyck | Kiss the Planner

 

De forma geral, a primavera é uma ótima época para casamentos nos Estados Unidos, mas pode não ser o melhor período para celebrá-lo em uma vinícola.

De acordo com Aviva, neste período, as vinhas não estão completamente maduras, portanto não há cachos de uvas pendurados e nem todas as folhas nasceram. “Além disso, há muitas chuvas durante a primavera e elas costumam ser fortes e imprevisíveis”, pontua.

Para Aviva, durante o verão, é preciso ficar atento ao calor excessivo. “Se a cerimônia for ao ar livre, o ideal é que ela comece o mais tarde possível. E recomendo também escolher um ambiente fechado para a recepção” sugere.

Já o outono pode ser a melhor opção para casamento em vinícolas nos Estados Unidos. “Na maior parte do país, o clima é mais estável nesta época e os níveis de umidade são confortáveis. Além disso, as folhas mudam de cor nesta estação. Agora se a ideia é ter as uvas nos parreirais, a época de colheita fica a critério do produtor e varia de ano para ano. Por se tratar da alta temporada na região, se você não contratar com antecedência, você pode não achar datas na vinícola de sua escolha”, aconselha Aviva.

E que tal casar no inverno? Segundo Aviva, esta pode ser uma boa opção. “As vinícolas oferecem um ambiente interno bastante acolhedor e romântico, com suas barricas, fogões a lenha e lareiras. Como bônus, você pode servir drinks quentes como sangria quente ou vinho quente com especiarias”, indica.

Assim como em outros países, o melhor horário para um casamento em uma vinícola norte-americana é uma hora antes do pôr do sol. “A iluminação é incrível. Será um cenário de tirar o fôlego e renderá ótimas fotos”, explica Aviva.

Preparativos

casamento em vinicolas estados unidos
Foto: Carla Ten Eyck | Kiss the planner

 

Se escolher casar em uma vinícola norte-americana, fique atento às datas de colheita das uvas. “Cada produtor determina qual será o período para colher as frutas e isso pode afetar os planos do casamento em vinícolas”, alerta Aviva.

Outro ponto que os noivos devem ficar atentos é com relação ao tamanho do casamento – há vinícolas que têm espaço para um número grande de convidados, mas o mais comum é ter celebrações mais intimistas. “Cada local possui uma estrutura diferente. Para algumas, o céu é o limite em termos de espaço, já que contam com uma área externa onde é possível montar uma tenda grande”, afirma Aviva.

Com relação às bebidas e alimentação, cada vinícola tem sua própria maneira de trabalhar. “Algumas possuem buffet próprio, outras podem colocar os noivos em contato com empresas parceiras. Normalmente, os noivos devem pedir um número mínimo de garrafas de um vinho produzido pela vinícola para servir no casamento. Mas isto varia muito de acordo com cada espaço”, indica Aviva.

MÉXICO

casamento em vinícolas do mexico
Foto: Event Flow by Evelyn Paz

 

Se você acha que o México é só sinônimo de tequila, está muito enganado! O país também conta com produção de vinhos. De acordo com a wedding planner Evelyn Paz, da empresa Event Flow, o país tem belíssimas vinícolas e a maioria delas se concentra em dois estados principais: Querétaro e Baja California.

Em Querétaro, o casamento em vinícolas ganha um ‘plus’: um céu super azul. “Este é um dos principais fatores que encantam os casais por aqui, pois você terá paisagens naturais e únicas para suas fotos”, destaca Evelyn.

Melhor época para casar em uma vinícola mexicana

casamento em vinícolas do mexico
Foto: Event Flow by Evelyn Paz

 

Se você gostou dessa ideia de casar em uma vinícola mexicana, tenha em mente que as melhores vistas desta paisagem são nos meses de agosto e setembro e no início do outono.

“Em agosto, os produtores começam a fazer a colheita da uva. É neste momento que eles decidem se é hora de cortar as frutas ou esperar um pouco mais. Depois disso há a fermentação e o produto é armazenado para maturação. Então você terá um cenário muito bonito e aconchegante para um casamento em vinícolas. Mas se você gosta mais do calor, você pode se casar em maio, que é quando as vinhas começam a florescer”, explica Evelyn.

Preparativos

casamento em vinícolas méxico
Foto: Event Flow by Evelyn Paz

Assim como ocorre em outros países, é obrigatório que os vinhos consumidos durante o casamento sejam aqueles produzidos na própria vinícola. “Mas é claro que se você escolheu determinada vinícola é porque você gosta da produção deles”, aponta Evelyn.

Por outro lado, no México, a parte de gastronomia do casamento é realizada por fornecedores externos. “Acredito que esta seja a melhor maneira – aqui no México temos o ditado “zapatero a tus zapatos”, isto é, melhor que cada um fique na sua área de especialidade. Durante a prova dos pratos, um sommelier da vinícola acompanha tudo, como forma de garantir que você escolha os melhores vinhos para seu casamento”, justifica Evelyn.

Veja mais inspirações no nosso perfil no Pinterest

</>

Tags da matéria

Comentários