Revista

Revista iCasei: Blog de Casamento para Noivas e Noivos

Casamento em Paris: dicas para tornar o seu sonho realidade

Já pensou em fazer seu casamento em Paris? Abaixo vamos te mostrar como tornar esse sonho realidade.

Paris, conhecida como a cidade do amor, é um destino muito escolhido por casais para ser o local do casamento. A prática conhecida como destination wedding, na qual a cerimônia ocorre em uma cidade ou mesmo em um país diferente, tem se tornado uma tendência popular.

E por oferecer uma variedade de cenários deslumbrantes, como a Torre Eiffel, os Jardins de Luxemburgo e os cafés nas margens do rio Sena, Paris acaba sendo muito procurada para ser palco do tão sonhado sim.

Se você sonha em fazer seu casamento em Paris, abaixo preparamos um conteúdo completo para te ajudar no planejamento do grande dia em solo europeu. Boa leitura!

Casamento em Paris: casal recém-casados

Foto de Let’s Run To The Sun na Unsplash

Planejando a cerimônia: dicas para escolher o local e os fornecedores

O primeiro passo para planejar o casamento em Paris é definir o local e quem serão os fornecedores. Lembrando que, para esse tipo de cerimônia fora do Brasil, o recomendado é começar a organização 2 anos antes da data planejada.

Vários pontos devem ser considerados ao planejar um destination wedding no exterior. Afinal, existem diferenças linguísticas, moeda local e a questão de decidir se o casal vai levar fornecedores do Brasil ou contratar profissionais franceses, entre outras coisas.

Para os casais que já conhecem Paris e já sabem onde eles querem o casamento, o processo fica mais fácil. Agora, para o casal que nunca foi a cidade, mas querem realizar esse sonho, o melhor a se fazer é pedir ajuda.

No mercado, existem diversas empresas de assessoria de destination wedding que podem auxiliar o casal nesse processo. Essas empresas já estão familiarizadas com o mercado francês e possuem parcerias com renomados cerimoniais, o que facilita bastante.

Contratando uma empresa parceira ou não, após escolher o local, é necessário definir a data e os fornecedores, como buffet, cerimonial, decoração e bebidas. Fornecedores como dos trajes dos noivos e convites, por exemplo, podem ser definidos aqui no Brasil mesmo.

Depois, comece a planejar questões como passagens, passaportes e hospedagem. Além disso, envie os convites com antecedência suficiente para que os convidados tenham tempo de agilizar as burocracias relacionadas à obtenção de passaporte e compra de passagens.

Vale lembrar que é possível, sim, organizar todo o casamento do Brasil seja com a ajuda de uma agência ou por conta própria. Até porque existem vários brasileiros que residem em Paris e possuem portfólios incríveis de casamentos.

Outro ponto é que se vocês decidirem levar fotógrafos e maquiadores do Brasil, o casal deve arcar com todas as despesas de passagem, hospedagem e alimentação.

Vocês também podem criar um site de casamento iCasei. Na plataforma vocês conseguem adicionar todas as informações da cerimônia e ajudar os convidados com a parte burocrática através da área de recados. Existe um espaço específico para os convidados enviarem felicitações, dúvidas e claro, confirmar a presença.

Torre Eiffel: casamento em Paris

Foto de Denitsa Kireva na Pexels

Destination wedding: passo a passo para organizar o casamento à distância

Como falamos acima, destination wedding é o nome dado para casamentos que acontecem fora da região onde os noivos vivem. Dessa forma, ele pode ser no mesmo país ou no exterior.

Dentro deste contexto, planejar a cerimônia à distância tem seus desafios, mas nada é impossível. Ou seja, com planejamento e organização dá para fazer a cerimônia na França sem estresse e perrengues.

1º passo: trâmites legais

Para casar em Paris não é só comprar a passagem, alugar o hotel e pronto. Existem alguns trâmites legais como: quem vai celebrar o casamento. Se os noivos forem brasileiros e quiserem apenas usar a cidade como cenário, um juiz de paz pode ir celebrar o amor do casal.

Agora, se o noivo ou a noiva tiver cidadania francesa, os trâmites são outros. Neste caso, vale consultar um advogado especialista e ver como funciona o casamento legal nessas situações.

2º passo: local e data do casamento

Questões legais resolvidas, é a hora de pensar no local e na data. Como os hotéis para recepção costumam ser bem cobiçados, o recomendado é marcar o casamento com 1 ano ou mais de antecedência. Além disso, é preciso decidir se os convidados ficarão neste hotel com os noivos ou irão para outro hotel mais em conta.

3º passo: fornecedores

Como dito anteriormente, o ideal é contar com fornecedores locais e com a ajuda de uma agência de destination wedding para escolher os fornecedores à distância.

4º passo: convites e site de casamento

Como o evento será fora do Brasil, os convidados precisam de tempo para se ajeitarem, seja financeiramente, quanto no trabalho, por exemplo. Dessa forma, os convites devem ser enviados com uma certa antecedência.

5º passo: trajes

O vestido de noiva e o smoking do noivo devem ser escolhidos aqui no Brasil, já que é necessário experimentar e tirar provas. Não esqueça de combinar tudo com os fornecedores para que seja possível transportar os trajes sem problemas no avião.

6º passo: lua de mel

Há casais que já aproveitam a viagem e fazem a lua de mel por Paris, já outros passam apenas uns dias na França e já partem para outro destino. Essa escolha fica por conta dos noivos de acordo com o orçamento disponível. Para ajudá-los a continuar a lua de mel em outro lugar, conte com uma agência de viagens.

Ponte Alexandre III: casamento em Paris

Foto de Léonard Cotte na Unsplash

Recepção dos sonhos: locais incríveis para celebrar o casamento em Paris

Como vocês já sabem, Paris é cheia de locais deslumbrantes para uma recepção dos sonhos. Boa parte da rede hoteleira da cidade conta com hotéis chiques com salões e restaurantes que podem ser locados para casamento, dando privacidade e glamour para os noivos e convidados.

Abaixo separamos algumas opções de hotéis lindíssimos que podem ser o local da sua cerimônia. Confira!

  • Hotel Shangri-la: situado no centro de Paris, o hotel, além de 5 estrelas tem uma vista para nada mais nada menos que a Torre Eiffel e para o Rio Sena! Então, se você alugar o local, a recepção terá uma das melhores vistas de Paris;
  • Hotel Trianon Palace Versailles: localizado próximo aos Jardins de Versailles, o hotel conta com o renomado restaurante Gordon Ramsy au Trianon, comandado por um chef escocês famoso na região;
  • Hotel Plaza Athénée: também com vista para a Torre Eiffel, o hotel é um dos mais prestigiados de Paris, devido à localização e sofisticação. Além disso, o Plaza Athénée é a casa do restaurante futurista Alain Ducasse au Plaza Athénée, que oferece pratos da gastronomia local; 
  • Hotel Le Meurice: se você sonha com um casamento de princesa, o Le Meurice é o local certo. O hotel tem título de palácio desde 2008, conta com 3 salões e disponibilidade para recepções com até 500 pessoas. 

Tradições francesas: como incorporar a cultura local no casamento

Como o evento será realizado na cidade do amor, é essencial incorporar elementos da cultura local. Isso não apenas ambientará os convidados, mas também dará um toque especial à cerimônia. E, uma maneira de trazer a cultura local para o seu evento é por meio da gastronomia.

Pense no cardápio como um francês faria. Ou seja, não deixe faltar croissant, chocolate quente, macarons, massas e um bom vinho ou champagne.

Outra opção é fazer a decoração com flores locais. Muitas espécies de lá não são tão comuns no Brasil. Por isso, aproveite as flores campestres, lavanda, íris, narcisos, lírios e rosas para compor a decoração e fazer um buquê lindíssimo.

Aposte também em músicas francesas na playlist e tenha uma dança com o noivo (a) ao som de um violino!

Veja também: Top 6 destinos para elopement wedding na Europa

Ruas de Paris

Foto de Marloes Hilckmann na Unsplash

Onde se hospedar: sugestões de hotéis para noivos e convidados

Se hospedar no hotel da recepção do casamento pode ficar bem acima do orçamento, o ideal é alugar o local apenas para a cerimônia e se hospedar em outro hotel.

  • Sourire Boutique Hôtel Particulier: com quartos aconchegantes e bem intimistas, é a opção perfeita para um casal recém-casado. O hotel não fica tão longe da Torre Eiffel e possui atendimento personalizado para noivos;
  • Hôtel D’Aubusson: situado no Quartier Latin, romantismo é o que não falta neste hotel. Para vocês terem uma noção, o hotel funciona em uma mansão clássica da França e ainda oferece serviços de spa e uma piscina coberta;
  • Fauchon L’Hôtel Paris: com estilo parisiense antigo e um atendimento impecável, o Fauchon L’Hôtel Paris é um dos hotéis mais bem avaliados da cidade;
  • Four Seasons Hotel George V Paris: se você quer viver uma experiência gastronômica, este hotel é perfeito para se hospedar e provar o melhor da culinária francesa. Lá, o casal terá acesso a três restaurantes premiados com estrelas Michelin!
  • Hôtel Le Relais des Halles: é um hotel estilo boutique, com um custo-benefício ótimo. Romântico e charmoso, o hotel fica no centro de Paris e seus serviços são impecáveis;
  • Rochester Champs Elysees: localizado perto do Arco do Triunfo, o Rochester Champs Elysees tem espaços bem charmosos e seu custo-benefício também é mais em conta;

Passeios românticos: aproveite a cidade dos apaixonados

De qualquer forma, o casal e os convidados vão passar um tempo em Paris, pois não dá para chegar no dia do casamento, não é mesmo? Pensando nisso, separamos alguns passeios românticos e turísticos.

Torre Eiffel

Não dá para ir para Paris e não conhecer a Torre Eiffel. Ponto turístico e ícone da cidade, a torre é um dos monumentos mais conhecidos do mundo. Localizada no Champs de Mars, a torre foi construída no século XIX e é toda feita de ferro. Magnífica de dia e de noite, o casal pode subir na torre, ver toda Paris do seu último andar e depois almoçar ou jantar no restaurante que fica no segundo andar da torre. Quer um passeio mais romântico que esse?

Rio Sena

O Rio Sena é um rio que passa por Paris e deságua no Oceano Atlântico. Assim, em sua passagem pela cidade, um canal foi construído e ele passa por várias pontes belíssimas. Por isso, fazer um tour pelo Sena é um baita de um passeio romântico.

Museus

Paris é uma cidade histórica e é a casa de vários museus e obras como a Mona Lisa de Leonardo da Vinci. Por ser um passeio mais histórico, convide seus convidados do casamento para ir nesse tour e passar um dia juntos só turistando.

Vocês podem visitar o Museu do Louvre e D’Orsay que são paradas obrigatórias para quem está visitando Paris. Tem Musée Rodin, o Musée de l’Orangerie e o Grand Palais des Beaux-Arts.

Museu do Louvre Paris

Foto de LAHBABI Abdel na Pexels

Catedrais e Igrejas

A religião é algo forte em Paris também. Por ter abrigado civilizações antigas, a cidade possui várias igrejas e catedrais. A mais conhecida, a catedral de Notre Dame é um bom passeio para o casal.

Apesar do incêndio que aconteceu em 2019, a catedral continua em revitalização, mas vale visitar e apreciar seu estilo gótico e suas esculturas de gárgulas. 

Outra igreja que não deve ficar de fora do roteiro, é a Basílica do Sacré Coeur, que permite aos seus visitantes ter uma visão panorâmica incrível de toda a cidade.

Parques e jardins

Já imaginou andar nos parques e jardins parisienses com seu amor? Como nos filmes, fazer esse tipo de passeio é imprescindível na viagem. O Jardin du Luxembourg é um dos mais conhecidos e tem vários lagos e brinquedos para as crianças. Vale a pena sentar nos bancos e tomar um gelato.

E, se vocês forem ao Museu do Louvre, façam uma caminhada pelo Jardin Tuileries que fica ao lado. É o jardim mais antigo de Paris e chama a atenção pela sua arquitetura e espécies de plantas.

Vida noturna

Que tal conhecer a vida noturna parisiense? Cheia de restaurantes e bares, os nativos são bem animados e adoram sair à noite para se divertirem. Se vocês quiserem experimentar uma noite em Paris, vá à região dos Marais e tomem um café ou escolham um restaurante que não tem erro.

Agora, para os casais que querem curtir um show clássico de cabaret, o Cabaret Michou e Moulin Rouge são as melhores opções! 

Veja também: Quanto custa um mini wedding na Europa?

Jardins de Paris

Foto de Daphné Be Frenchie na Unsplash

Checklist para casamento em Paris: tudo o que você precisa saber antes do grande dia

A melhor maneira de não esquecer nada ou perder prazos é fazer um checklist de casamento. Pegue uma agenda e vá colocando durante os meses o que deve ser feito em cada um. Depois, vá semana por semana, colocando os prazos e tarefas a serem feitas.

Além disso, é importante controlar os gastos, considerando que em Paris a moeda utilizada é o euro e o real brasileiro está desvalorizado em relação a essa moeda.

É essencial lembrar que um destination wedding geralmente possui um custo maior do que um casamento tradicional realizado aqui no Brasil. Por isso, é fundamental analisar cuidadosamente todos os detalhes e fazer um planejamento financeiro minucioso antes de começar os preparativos.

Uma opção para controlar os gastos é sempre pegar pacotes, assim, tanto os noivos quanto os convidados economizam e tem direito a todo luxo que Paris oferece.

Outra dica é pensar antecipadamente nas malas, tendo em vista que o casamento será na França. A melhor opção é adquirir as bagagens extras com antecedência para evitar problemas no momento do embarque.

Para viajar a Paris como turista, não é necessário visto se a estadia no país for de até 180 dias. Dessa forma, é necessário apenas apresentar um passaporte válido. Por razões de segurança, é válido contratar um seguro viagem e, é claro, ter o cartão de vacinação completo com as doses contra a COVID-19.

Sobre moedas, o recomendado é levar euros em um cartão pré-pago internacional oferecido pelas casas de câmbio e uma quantia em espécie. Habilite também o seu cartão de crédito para compras internacionais para alguma emergência.

Trocar reais por euros lá em Paris, pode ser uma boa ideia, mas é importante levar uma boa quantia trocada, pois o pessoal da imigração pode pedir comprovantes financeiros.

Portanto, com planejamento e organização, fazer seu casamento em Paris será lindo e muito especial! Conte com a ajuda de profissionais especializados, como nós do iCasei, para não se estressar e poder curtir esse momento único na cidade do amor!

Aqui no iCasei é possível fazer seu site de casamento personalizado e criar listas de presentes de casamento, que podem ser revestidas em dinheiro. Isso mesmo! Ao invés de retirar os itens, nós convertemos os presentes em dinheiro e o casal pode usá-lo como quiser!

Seu site de casamento merece ser iCasei
Criar Site Grátis

Sobre:

#
iCasei

Somos o maior portal de casamentos do Brasil, e nada melhor do que especialistas no assunto para trazer dicas, notícias e tendências desse universo maravilhoso e encantador. Desde 2007 no mercado, mais de 1 milhão de noivos já usaram nossa plataforma.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Av. Dr. Chucri Zaidan 1550, 6º andar - Conjunto 604 - São Paulo - CEP: 04711-130 © iCasei 2007 - 2024