Decoração de casamento com cactos: como fazer?
Dos arranjos florais ao topo de bolo, veja como fazer uma decoração de casamento com cactos
Você já pensou em fazer uma decoração de casamento com cactos? E que tal presentear seus convidados com esta plantinha como lembrancinha? Os cactos são super versáteis e ajudam a criar uma atmosfera mais descontraída no casamento.
“Os cactos transmitem segurança, proteção e vitalidade, através da sua beleza com simplicidade. E foram estes adjetivos que vêm fortalecendo sua presença na decoração de belos casamentos. Esta plantinha charmosa e divertida gera muita identificação com os casais atuais, o que a torna uma excelente protagonista de decoração para festas de casamento”, comenta Renata Robes, da Boutique de Flores.
Com que tipo de casamento usar?
Que os cactos são um charme já sabemos – mas será que eles combinam com qualquer tipo de festa? Para Renata, os noivos que optam pela decoração de casamento com cactos são aqueles modernos e ousados, que preferem as decorações no estilo boho chic e com muito greenery (o verde eleito pela Pantone como a cor de 2017).
Marina Ritton Magami, da Flow Decor, aponta que os cactos são perfeitos para casamentos mais rústicos, descontraídos, ao ar livre ou no campo.
“É interessante como eles possuem uma estética que transita entre o estilo rústico (com vasinhos terracota) e o industrial (com vasinhos de cimento) muito bem! Eles combinam muito bem com outras espécies mais exóticas como folhagens e plantas tropicais”, pontua.
Débora Camargo, da Curaçao Decorações, destaca ainda que este tipo de planta fica bem em decorações com características minimalistas. “Pode ser combinado com suculentas, folhagens diversas, sementes, flores secas, orquídeas, rosas, entre outras”, sugere.
Em que época do ano encontrar os cactos?
Será que é possível fazer uma decoração de casamento com cactos durante o ano todo? De acordo com Débora, sim.
“Ele pode ser encontrado o ano inteiro e pode ser uma boa escolha para casamentos ao ar livre no verão, por se adaptar bem ao clima quente”, afirma.
Espécies de cactos para casamentos
Você sabia que existem diversas espécies diferentes de cactos? Débora menciona algumas que costumam ser usadas em casamentos:
-Cacto-bola;
– Candelabro;
– Madacarú;
– Cabeça-de-frade;
– Rhipsalis;
– Figo-da-Índia;
– Orelha-de-coelho.
Marina indica usar em casamentos os cactos menores e que não tenham muitos espinhos para não machucar os convidados.
Formas de usar os cactos no casamento
Uma das vantagens dos cactos é que eles são bastante versáteis – e podem aparecer em diferentes formas no casamento.
“Eles podem estar presentes em todos os detalhes da decoração da festa, na mesa de doces, em encantadores arranjos nas mesas dos convidados, na impactante mesa de doces e com personalidade nos lounges. Com seu significado forte, é uma excelente escolha de lembrança e podendo ainda ser reproduzido nos doces e bolos. E pode estar presente até mesmo no buquê da noiva”, comenta Renata.
Veja algumas formas de como utilizar os cactos
Decoração de casamento com cactos
Marina vê inúmeras possibilidades para usar os cactos na decoração do casamento. “Eles cabem em diversos ambientes, fazendo composição na mesa dos convidados , junto com garrafinhas e pequenos vasos, numa composição mais elaborada como uma mesa da família, na mesa do bolo, onde couber dentro do projeto, não vejo restrições!”, propõe.
Outro ponto interessante de usar os cactos na decoração é que são plantas fáceis de harmonizar com outras, segundo Renata.
“Quando os cactos estão com um tom de verde mais forte ficam encantadores com suculentas, frutas, plantas e folhagens tropicais em com tom vibrante. Já os cactos com o verde mais claro ficam lindos com tons rosês, flor de lótus e proteias na decoração”, indica.
Os cactos podem aparecer também para compor a decoração da cerimônia (corredor ou altar), de acordo com Débora.
Cactos como lembrancinhas
Esta é uma das alternativas mais populares para o uso dos cactos. “Elas são incríveis como lembrancinhas por serem super resistentes e fáceis de cuidar, ou seja, todo convidado vai ter por muito tempo aquele pedacinho do casamento”, sugere Marina.
Bolo de casamento com cactos
Outra opção para incluir os cactos no casamento é no bolo. “Eu adoro usá-los no bolo. Costumo escolher espécies bem frondosas”, destaca Marina.
Buquê
Nos buquês das noivas, os cactos podem aparecer como um detalhe, combinado com flores e folhagens.
Lapelas
Dependendo do estilo do seu casamento, os cactos também podem ficar bem na lapela.
Marcador de mesa
Que tal numerar a mesa dos convidados com cactos? É uma ideia criativa e super charmosa.
Identidade visual do casamento
Se você gosta mesmo deste tipo de planta, vale a pena incluí-lo até mesmo na identidade visual do casamento, por meio de ilustrações. “Ele também tem sido cada vez mais usado na identidade visual do casamento, como convites, tags e cardápios”, lembra Débora.
Doces
Para quem ama a temática “cactos”, há também a possibilidade de incluir nos docinhos.
Cuidados ao usar cactos no casamento
Se você ama esta plantinha e não vê a hora de colocá-la em seu casamento, confira alguns cuidados necessários:
-Se a ideia é usar cactos no bolo, Renata sugere usar plantas artificiais. “Atualmente temos opções muito realistas, isso facilita a higienização do cactos e você ainda poderá decorar sua casa com ele depois”, recomenda. Se for usar o natural, de acordo com Débora, é importante proteger e isolar a base do cacto (onde ele tem contato com a terra) com papel filme ou alumínio antes. Outra opção, segundo Marina, é utilizar o bolo fake – que não será consumido, portanto não há este risco.
-Em lugares em que não há nenhuma barreira entre as pessoas e os cactos – como buquês, mesa dos convidados e mesa de doces – Renata indica usar espécies que tenham pouco ou nenhum espinho, como mandacaru, capuz de monge e cacto orquídea. Débora sugere que, ao fazer uma decoração de casamento com cactos, o ideal é colocá-los em vasos altos e largos para evitar contato direto com os convidados.
– Se houver uma barreira como mobiliários, paredes de vidro, espelhos d´água, entre a planta e os convidados, Renata afirma que é possível usar cactos com espinhos e também de grande porte como os cereus, perésquia e opúntia. “A decoração fica incrível”, comenta.
– Marina conta que prefere não usar cactos no buquê da noiva. “Prefiro não usar, já que são espécies que não possuem haste para usar junto com as flores. Por isso, é necessário criar esse apoio o que pode deixar instável e até cair. Então prefiro não correr esse risco e usar as suculentas em sua forma natural”, opina.
Veja mais inspirações no nosso perfil do Pinterest
Seu site de casamento merece ser iCasei
Criar Site Grátis