Revista

Revista iCasei: Blog de Casamento para Noivas e Noivos

6 destinos incríveis para um casamento na Espanha

Muitos casais sonham em fazer o seu casamento na Espanha. Isso porque, além de ser um local encantador, também é um país rico em história, dono de belas paisagens de campo e praia. Além disso, ele também conta com ótima culinária e uma variedade de vinhos. Confira a seguir as melhores dicas para trocar as alianças nesse país. 

A terra do flamenco, dos filmes de Almodóvar, de love affairs tórridos, como o de Goya e da Duquesa de Alba, é, também, o país de vinhedos premiados, de restaurantes estreladíssimos, de castelos imponentes e de praias idílicas, banhadas por um Mediterrâneo em surpreendentes tons de azul.

Com museus extraordinários, lindas catedrais e ilhas de sonho, a Espanha também sabe fugir dos estereótipos – e prova que seus encantos vão muito além da cultural capital Madri ou da arquitetônica Barcelona, berço do Modernismo e dos traços de Gaudí e Domènech i Montaner.

Rastreamos os quatro cantos da mais caliente joia da Península Ibérica e, entre baías, campos cobertos de verde e cidades cheias de histórias, apontamos os mais especiais destinos para casamento na Espanha, cheios de romance e fantasia.

Confira, abaixo, a seleção que preparamos para você.

1– Praias

Muitos noivos quando querem realizar um casamento na  Espanha, pensam em fazer a cerimônia na praia.

Isso não é de se estranhar, pois, o país conta com mais de 4 mil km de belas praias que agradam todos os gostos.

Entretanto, é importante pensar com cuidado na hora de escolher o ambiente. Visto que não são todas as praias que podem ter celebração de casamentos. 

Por isso, selecione com atenção qual você vai escolher para evitar constrangimentos no grande dia. Separamos algumas para você conferir!

Praia de Bolonia

Bolonia é uma ótima opção de praia para casamento na Espanha. Pois, ela é considerada uma praia mais tranquila do que outras da costa, por exemplo. 

Ela está localizada próxima à vila dos pescadores, cerca de 20 km ao norte de Tarifa.

Após ser colocada entre as 25 melhores praias da Europa do TripAdvisor, ela se tornou muito famosa. No entanto, ela ainda é considerada um segredo resguardado em Andaluzia, já que é muito conhecida entre os espanhóis, mas poucos estrangeiros sabem de sua existência. 

Então, esse pode ser o ambiente perfeito para o seu casamento, pois, é um local sem grandes movimentações que possam atrapalhar a cerimônia.

Além disso, o local possui imensas dunas e vegetação para lindas sessões de fotos entre os noivos. 

Bolonia está no Parque Natural del Estrecho, sendo o destino ideal para quem planeja uma lua de mel cheia de paz e tranquilidade.

Costa Brava

Entre Barcelona e a fronteira com a França, a costa espanhola desenha enseadas rochosas dramáticas, que moldam praias curtas de águas cristalinas (chamadas calas). Aqui e ali, o cenário é pipocado por cidadezinhas cheias de charme, ruínas e castelos de pedra, não raro cercados de campos de girassóis a perder de vista.

A porta de entrada para a região é a histórica Girona, mas vale se concentrar nas pequenas joias do caminho, com nomes como Begur e Llafranc. Estamos nos domínios de Salvador Dalí. 

O mestre nasceu na interiorana Figueres, onde ergueu o Teatro-Museu Dalí, um edifício surrealista, com direito a enormes ovos no teto, sua marca registrada. Mas, sábio que era, preferiu viver junto ao mar.

A Costa Brava é dona de uma pequena baía cercada de casinhas caiadas de branco e coroada por uma singela igrejinha, Cadaqués, casa de menos de 3 mil habitantes, é uma das vilas mais encantadoras da região e o cenário perfeito para celebrar um casamento com vista do Mediterrâneo. Foi ali ao lado, em Port Lligat, que Dalí morou por anos com a sua musa Gala – a casa dele hoje abriga um museu.

Praia na Espanha, de águas azuis, árvores ao redor e barcos navegando.

Foto: iStock

2– Campo 

Sentir-se em um conto de fadas é um dos motivos que levam as pessoas a fazer um casamento em um campo

Os campos da região europeia costumam ser repletos de pássaros. Além disso, a iluminação natural que atravessa as árvores no verão e primavera e de tirar o fôlego. Cenário perfeito para a troca de alianças, né?

Ainda, o custo dessas cerimônias costumam sair mais em conta, visto que não é necessário grandes decorações. Confira, abaixo, algumas opções de campos.  

Cigarral Del Angel Custodio 

Um ótimo local para fazer seu destination wedding na Espanha está localizado no velho mundo, mais especificamente na cidade de Toledo.

De antemão, Cigarral é conhecida como as casas senhorias na parte sul do Rio Tejo, na cidade de Toledo. 

As casinhas fizeram parte da arquitetura elitizada e típica até o século XX. Sendo mais destinada para os momentos de lazer como uma segunda moradia. 

Conforme o padrão das casas mudaram, essas residências passaram a acomodar casais de todo o mundo que querem casar na cidade ou celebrar a sua lua de mel. 

O ambiente possui ótimas instalações para os mais diversos tipos de casais que procuram estilos diferentes de casamentos com um bom custo-benefício.

A área total conta com 100 mil m² de um dos cenários mais belos e ricos em história da Europa. Contando com jardins, salões, fontes, praças e vistas encantadoras.

Em Cigarral Del Angel Custodio é possível realizar a cerimônia de casamento e, ainda, a festa com um almoço, jantar, brunch ou coquetel para os convidados. 

O espaço torna-se único na região e é ideal para casais que gostam do contato com o ar livre, pois, fica às margens de um rio e rodeado por grandes árvores. 

Pireneus

Dona de picos que se erguem a mais de 3 mil metros de altura, a cordilheira dos Pireneus, com mais de 400 quilômetros de extensão, corta diferentes regiões e desenha poeticamente a fronteira natural entre a Espanha e a vizinha França, ao nordeste do país.

No verão, grandes vales e campos verdinhos compõem a paisagem, pontilhada de seculares castelos de pedra e vilinhas paradas no tempo.

No inverno, boa parte do cenário fica coberto de branco e a região vira o palco de algumas das mais famosas estações de esqui da região (entre elas, a do Principado de Andorra). É a hora de preparar as mantas, acender as lareiras e fazer belas incursões pelos bosques habitados por esquilos e marmotas em lindos dias de sol.

Da Catalunha à região de Navarra, os Pireneus delimitam uma vasta e variada região. Na província de Girona fica uma cidade que é uma verdadeira joia, ainda desconhecida do grande turismo. Construída aos pés de um castelo do século XIV, com suas paredes fortificadas cobertas de hera, Peralada tem menos de 2 mil habitantes e está cercada de vinhedos. O próprio Castell de Peralada, que hoje abriga um museu, pode ser o cenário das celebrações.

Campo verde, com montanhas cheias de neve ao fundo. No meio, uma trilha com pessoas caminhando.

Foto: iStock

3– Ilhas

Casamentos em ilhas são um dos mais glamorosos entre os casais. Pois, nesses casos, é possível alugar uma exclusiva para o seu casamento na Espanha. 

Sem dúvidas, casar em uma praia é algo inesquecível. Mas, um problema enfrentado por muitos casais nesses momentos são banhistas transitando entre a cerimônia e aparecendo nas fotos.

Portanto, com uma ilha particular o seu casamento é mais reservado e somente convidados, familiares e funcionários estarão no ambiente. Confira uma opção abaixo.

Formentera

À apenas 6 quilômetros de distância (ou meros 30 minutos de barco) da badalada Ibiza, a menor ilha do arquipélago das Baleares é um oásis banhado por 50 quilômetros do mar mais azul que se pode imaginar – desses, 20 desenham lindas praias de águas calmas e areias branquinhas.

Uma única estrada principal, percorrida majoritariamente por scooters e bicicletas, e outras ruelas de terra levam a vilas de casas branquinhas, à sombra de frondosas figueiras, enseadas de pedras com lindas vistas e um bonito farol.

Cenário do filme “Lucia e o Sexo”, de Julio Medem, Formentera é um pedacinho da Espanha com um delicioso sotaque italiano (os vizinhos da Bota invadem este pedacinho do paraíso a cada verão).

Aqui, as cerimônias podem ser celebradas debruçadas sobre o mar, no melhor estilo hippie-chic que é a cara da ilha.

Ainda, há vilas e espaços ideais para casamentos. Na beira da Praia de Migjorn, o South Beach Club, do hotel Formentera Playa, tem gostosas day beds e cantinhos deliciosos decorados de branco. 

Ilha com águas verdes e cristalinas, rodeada de florestas e com algumas cabanas.

Foto: iStock

4– Lugares históricos

Um dos principais motivos que levam as pessoas a casar na Espanha é a riqueza da história do local, presente em toda a paisagem e arquitetura.

Então, casais apaixonados por história poderão aproveitar o momento da viagem de casamento para turistar nas mais belas cidades do país. 

Santiago de Compostela

Cercada de edifícios e palacetes seculares, a Praza do Obradoiro é o destino de mais de 260 mil peregrinos vindos dos quatro cantos do mundo todos os anos.

Ali, no coração da bela Santiago de Compostela, fica a impressionante Catedral de Santiago, cujas origens remetem a um templo do século XI, o ponto de chegada do lendário Caminho de Santiago.

Apenas uma de suas portas ostenta mais de 200 esculturas. Mas, recheada de igrejas, ruelas estreitas e becos calçados de pedras, a cidade é muito mais do que um destino religioso.

Dona de um dos mais bonitos e bem preservados centros históricos espanhóis, é um constante convite a uma viagem rumo ao passado, de preferência na companhia dos melhores frutos do mar espanhóis – a Galícia é apontada como uma das mais fantásticas regiões gastronômicas do país, e sua fama vem das águas frias do Atlântico, a qual fornece boa parte de suas delícias.

À cerca de 12 quilômetros de Santiago, o Pazo do Faramello, em seus três séculos de história, já serviu de hospedagem para reis e tem jardins incríveis, com fontes, piscinas e canais inspiradores.

A cerimônia pode ser realizada ao ar livre ou em uma capela particular. Ficam em pleno Caminho de Santiago português. 

Igrejas e mosteiros históricos

A arquitetura da Espanha é marcada por muita história, que pode ser vista em igrejas e mosteiros, por exemplo.

Além disso, o ambiente é cercado por muralhas de pedras, flores, árvores e vitrais, para que o casal caminhe em direção ao altar e consiga ótimas fotos.

O local mais requisitado pelos românticos é a Abadía cisterciense de Nuévalos, em Aragón. Ela está situada no Parque Natural do Mosteiro de Pedra.

O local é conhecido por sua linda paisagem com uma variedade de plantas e animais. 

Se você tem o sonho de eternizar o seu amor em um mosteiro com mais de 800 anos de antiguidade. Então, esse será o local perfeito para o seu casamento.

Nesse ambiente, há diversas opções para a cerimônia. Pois, ela pode ser realizada tanto na igreja, como fora. Visto que o local é rodeado de riachos e montanhas. 

Construções históricas na Espanha em um dia de céu azul.

Foto: iStock

5– Destino gastronômico

A Espanha é conhecida como um país rico em sua culinária. Ainda, é mundialmente conhecida pela diversidade de pratos salgados e doces, como a paella, jamón e tortilhas.

Por isso, se você busca um local para você e os seus convidados comerem bem durante uma festa de casamento, sem dúvidas esse é o local certo.

País Basco

Esqueça as planícies áridas, os vinhedos e as imensidões sem fim que caracterizam o vasto território espanhol.

Estamos em Euskadi, uma terra de montanhas e campos verdejantes, emoldurados pela Serra Cantábria e banhados pelas águas gélidas do Atlântico.

Uma região que fala uma língua cheia de consoantes, como x e k em profusão (o basco), que tem um dos museus mais emblemáticos da Europa (o Guggenheim Bilbao) e que cultiva a sua própria cultura à mesa – uma cultura que, aliás, responde pela maior parte da constelação de estrelas Michelin concedidas aos restaurantes na Espanha (dos oito agraciados com três estrelas, por exemplo, metade fica aqui).

Estamos nos domínios de lendas como Juan Mari Arzak e sua filha Elena, Martin Berasategui, Pedro Subijana e Andoni Luis Aduriz, responsáveis por algumas das receitas mais inovadoras e surpreendentes da alta gastronomia.

Cortada pelo Rio Urumea e banhada pelo mar, San Sebastián (Donostia, em basco) é uma cidade elegante de ares art nouveau, eleita a residência de verão da monarquia no século XIX. Certamente faz parte do grupo de lugares onde se come melhor no mundo – e não apenas em restaurantes, mas, também, em bares.

Aqui, os pintxos (as tapas bascas) brilham como verdadeiras joias e levam foie gras, redução de vinho, frutos do mar e muito mais. Instalado em um palacete de 1912, o hotel María Cristina tem salões ideais para a cerimônia, inspirados na Belle Époque.

Restaurantes premiados, como o Mugaritz, também realizam eventos privados em seus domínios cercados de bosques. 

Las Médulas, León

Se você é apaixonado por gastronomia e quer provar da típica comida da região, então, um ótimo local para visitar durante o seu casamento na Espanha é o Lás Médulas. 

Pois, além de ser considerado um patrimônio e monumento natural, o ambiente é de tirar o fôlego. Ainda, ele possui uma vista do miradouro de Orellan, para ver as belas regiões de Leon.

Uma das receitas mais tradicionais dessa parte da Espanha é o botilo, feito com grão-de-bico e carne seca. Um prato que costuma ser acompanhado também pelos vinhos de Bierzo nos restaurantes locais como o Ponferrada ou a Casa Ramon em Molinaseca.

Prato branco com carne vermelha assada, com pétalas de flores ao redor.

Foto: Pinterest / Reprodução

6– Vinhedos

A Espanha é conhecida mundialmente pelos seus tradicionais vinhos, já que é um país produtor de uvas e com técnicas primordiais de vinificação.

Além disso, o país ibérico é o terceiro maior produtor de vinho do mundo, gerando cerca de 4,4 bilhões de litros anualmente.

Portanto, para casais amantes da bebida, essa é uma ótima opção de destino para o casamento. 

La Rioja

Ao redor de pequenas cidades medievais, os vinhedos (sobretudo da casta tempranillo, a principal tinta) espalham-se simétrica e harmoniosamente por quilômetros a fio, em qualquer direção que se olhe. 

Dona da primeira denominação de origem da Espanha, decretada em 1925, La Rioja, além de ser considerada a principal zona produtora de vinhos espanhóis, é a Meca das vinícolas na Europa. 

Estão aqui, por exemplo, a uma curta distância umas das outras, obras assinadas por grandes arquitetos, do calibre do canadense Frank O. Gehry, do valenciano Santiago Calatrava e da iraquiana Zaha Hadid. A região é garantia de bons brindes em clima de campo, mas com toda a pompa.

Fica na pequenina Elciego, na Rioja Alavesa (que compreende parte do País Basco), a Ciudad del Vino, da vinícola Herederos del Marqués de Riscal. 

O complexo, que inclui salas de degustação e adegas antigas, tem como grande estrela o hotel Marqués de Riscal, projetado por Frank O. Gehry nos moldes do Guggenheim Bilbao – as placas de titânio em dourado e rosa são uma homenagem aos vinhos fabricados ali. 

Além de proporcionar lindas visões dos vinhedos, tem um spa com tratamentos à base de uvas e vinhos e um restaurante estrelado pelo guia Michelin. A cerimônia pode ser realizada ao ar livre, com vista para a bela igrejinha de San Andrés, do século XVI, que coroa Elciego.

Construção inovadora na Espanha.

Foto: iStock

Agora que você já conhece um pouco mais sobre os destinos incríveis que o país oferece, que tal conferir como fazer a organização do seu casamento na Espanha? Leia nosso artigo e comece ainda hoje!

Seu site de casamento merece ser iCasei
Criar Site Grátis

Sobre:

#
iCasei

Somos o maior portal de casamentos do Brasil, e nada melhor do que especialistas no assunto para trazer dicas, notícias e tendências desse universo maravilhoso e encantador. Desde 2007 no mercado, mais de 1 milhão de noivos já usaram nossa plataforma.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Av. Dr. Chucri Zaidan 1550, 6º andar - Conjunto 604 - São Paulo - CEP: 04711-130 © iCasei 2007 - 2024