Casa nova, descobertas e adaptações são só alguns dos acontecimentos que marcam a início da vida de casado. Fazer 1 ano de casamento – bodas de papel – é um momento muito especial, no qual a emoção da cerimônia ainda está à flor da pele, e o amor do casal precisa ser celebrado.

1 ano de casamento, bodas de papel 5 dicas para comemorar
Foto: Pinterest/ Reprodução

 

Bodas de papel: uma data cheia de significados

“O termo boda tem origem do Latim e significa promessa. Enquanto a celebração se refere aos votos realizados no dia do casamento”, destaca Débora Macedo, proprietária da Imagine Só, que organiza cerimônias de casamento. Ela explica que os significados e como comemorar as bodas foi se desenvolvendo até surgirem novas simbologias para cada ano — representados por materiais que vão do mais frágil ao mais resistente.

O significado das bodas de papel traz uma mensagem sensível, mas que vai servir de inspiração para os casais. “O papel simboliza a fragilidade de uma relação ainda muito jovem, que precisa de delicadeza e sabedoria para continuar intacta e forte”, diz Bruna Pereira, psicóloga e consultora de casamentos. Além de representar as folhas em branco, nas quais o casal pode escrever uma nova história de amor todos os dias.
Veja tambémCasa nova | Como planejar gastos com reforma e decoração

A data é tão presente no universo das noivas que inspirou uma tradição seguida a risca por muitos casais por todo o Brasil. O costume cheio de nostalgia envolve congelar o primeiro andar do bolo de casamento para voltar a comê-lo na comemoração de 1 ano de casamento, nas bodas de papel. Aqui ainda nasce a oportunidade de sentar com o par para dividir uma fatia e relembrar dos momentos mais emocionantes da cerimônia.

1 ano de casamento, bodas de papel bolo
Foto: Pinterest / Reprodução


1 ano de casamento: o que fazer?

Sylvia Queiroz, assessora de casamentos e recepções, diz que o primeiro ano de casamento não exige grandes eventos. Deixe as comemorações e extravagâncias para as bodas de estanho (10 anos), bodas de prata (25 anos) e as clássicas bodas de ouro (50 anos). As bodas de papel devem ser uma comemoração mais pessoal, que envolve os noivos e as pessoas mais íntimas do casal.

Bruna Almeida Badessa, que disse o tão esperado “sim” em setembro de 2015, sempre sonhou em se casar. “Mesmo já morando juntos antes do casamento, tudo foi novidade e fiquei muito ansiosa com a proximidade do nosso primeiro ano de casados”, diz. Românticos clássicos, o casal sempre fez questão de comemorar os meses e os anos juntos durante o período de namoro e de noivado.

1 ano de casamento, bodas de papel jantar
Foto: iStock

Para as bodas de papel, Bruna confiou em Thiago, seu esposo, que se comprometeu a organizar um programa para a data especial. A comemoração foi simples, espontânea e emocional. “Ele reservou um restaurante que ainda não conhecíamos. Era lindo, com um clima super romântico, amamos tudo e nossa noite foi incrivelmente apaixonante”, lembra.

Veja também: Desafios da nova vida a dois: 10 dicas para construir um casamento que vai longe

Para Bruna, o amor é uma plantinha que precisa se regada todos os dias para continuar a crescer forte e saudável. “E o maior impacto de tudo isso é ter aquele sentimento de querer comemorar os 2, 3, 4, 10, 25, 30… 50 anos juntos, com muito amor, paixão, fogo e companheirismo sempre”, diz.

1 ano de casamento, bodas de papel casal
Foto: Pinterest / Reprodução


Dou presente?

Presentear não é prioridade nas bodas de papel. Bruna Pereira, a psicóloga e consultora de casamentos, conta que o importante é a celebração, a renovação do amor, respeito e confiança da relação. “Os presentes são legais, mas as experiências que vocês levam para a vida, as lembranças e os bons momentos do casal, isso não há valor que substitua”, garante.

Confira algumas dicas de como comemorar 1 ano de casamento e faça suas bodas de papel serem inesquecíveis:

1. Jantar a dois

Uma comemoração gostosa e a mais popular é sair para jantar. Escolha um restaurante bem bacana, com uma atmosfera de romantismo e gastronomia que os dois apreciem. Vale até voltar ao lugar do primeiro encontro, escolher os mesmos pratos, tomar o mesmo vinho. O importante é curtir um momento a dois e relembrar os bons momentos vividos neste primeiro ano de união.

1 ano de casamento, bodas de papel casal jantando
Foto: iStock


2. Reunião com os pais e padrinhos

O encontro no restaurante ainda pode envolver a presença de pessoas muito ligadas ao casal, como os pais e os padrinhos mais próximos. É uma oportunidade legal para celebrar o amor ao lado de quem teve um papel importante na união e felicidade de vocês dois. E, de acordo com Sylvia, não tem problema combinar de dividir a conta. Não tenha vergonha de sugerir aos convidados.

1 ano de casamento, bodas de papel jantar amigos
Foto: iStock

3. Cozinhar juntos

Para os casais mais caseiros ou para aqueles que adoram colocar a mão na massa, a dica é preparar um jantar em casa. Aqui dá para optar por um jantar a dois, com mais intimidade, ou convidar os pais e os padrinhos para celebrar esse momento no ninho de amor do casal.

1 ano de casamento, bodas de papel casal cozinhando
Foto: iStock


4. Faça você mesmo um presente romântico

“Se estiver sem grana, aposte na customização do presente, algo que siga a política do faça você mesmo”, indica Bruna Pereira. Uma foto com mensagem, uma carta ou uma flor são sempre delicadezas que vão fazer o parceiro se sentir amado.

Ainda pode ser estimulante e romântico aproveitar toda a versatilidade do papel para surpreender o par. A cerimonialista Thainá Lima diz que uma opção para lá de fofa é o origami. Dá para fazer corações, flores, animais e montar uma decoração especial para comemorar a data.

1 ano de casamento, bodas de papel presente
Foto: Instagram / Reprodução

Lembra dos bilhetinhos do começo do namoro? Também vale aproveitar as bodas de papel com uma mensagem de amor em papeizinhos escondidos na carteira, no bolso da camisa ou no espelho do banheiro. Aqui, quem manda é a imaginação!

5. Segunda lua de mel

A data ainda é uma chance para investir em uma segunda lua de mel, para reviver as emoções da primeira ou conhecer um novo lugar a dois. A assessora de eventos Fernanda Murici diz que vale até aproveitar a viagem para renovar os votos em um destino incrível e paradisíaco. “Será um momento de muito romantismo e comemoração deste marco importante na vida do casal”, afirma.

1 ano de casamento, bodas de papel segunda lua-de-mel
Foto: iStock

Para não deixar nenhuma comemoração passar em branco, confira a tabela de bodas de casamento:

1º – Bodas de Papel
2º – Bodas de Algodão
3º – Bodas de Couro ou Trigo
4º – Bodas de Flores ou Frutas
5º – Bodas de Madeira ou Ferro
6º – Bodas de Açúcar ou Perfume
7º – Bodas de Latão ou Lã
8º – Bodas de Barro ou Papoula
9º – Bodas de Cerâmica ou Vime
10º – Bodas de Estanho ou Zinco
11º – Bodas de Aço
12º – Bodas de Seda ou Ônix
13º – Bodas de Linho ou Renda
14º – Bodas de Marfim
15º – Bodas de Cristal
20º – Bodas de Porcelana
25º – Bodas de Prata
30º – Bodas de Pérola
35º – Bodas de Coral
40º – Bodas de Esmeralda
45º – Bodas de Rubi
50º – Bodas de Ouro

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Tags da matéria