top-10-dicas-para-economizar-no-convite-de-casamento-barnard-e-westwood-revista-icasei Barnard & Westwood – Divulgação

O convite de casamento é a primeira impressão que os convidados tem de como será seu casamento. Mas não precisa gastar todas as economias nele. Um convite que tem a criação e a execução bem pensados vai impressionar os convidados e não precisa ser “os olhos da cara”.

Segundo a Casa 8, “O mais importante para um convite ser bonito é a diagramação. Ele pode ficar muito feio se o design dele não for bem elaborado”. A Conto de Noiva concorda e enfatiza a beleza como fundamental: “tem que ficar bonito já no layout. A criação do convite tem que fazer sentindo, o resto é só acabamento”.

top-10-dicas-conto-de-noiva-floral-edgy-azul-revista-icasei Conto de Noiva – Divulgação

Veja abaixo 10 dicas que podem ajudar a equilibrar o orçamento na hora de escolher a papelaria para o casamento.

1- Pesquise

como economizar no convite de casamento - revista icasei (4)

A dica principal para tomar uma decisão é: pesquise tudo! Procure saber todas as opções de impressão, papel e acabamento que existem no mercado. Pesquise preços em diferentes fornecedores, anote os custos em uma planilha e mantenha tudo organizado para ajudar o casal a tomar uma decisão que caiba no  bolso.

2- Escolha o Tipo de Papel

top-10-dicas-para-economizar-no-convite-de-casamento-papel-e-estilo-laser-revista-icasei Papel e Estilo – Divulgação

É possível escolher um papel mais barato e ter a mesma qualidade. “Um modelo com os papéis importados pode ser substituído tranquilamente por uma opção de linha nacional, que conta com a mesma qualidade e visual similar, por exemplo”, explica a Papel e Estilo.

3- Diminua o tamanho e a gramatura do papel

top-10-dicas-para-economizarno-convite-de-casamento-casa-8-revista-icasei Casa 8 – Divulgação

As empresas têm notado uma maior demanda por convites menores. Segundo a Barnard & Westwood, algumas opções de tamanhos menores, podem economizar 20% no orçamento. E ao diminuir o papel, também pode diminuir a gramatura do convite. “Com um convite menor, a gramatura pode ser de 250g em vez de 500g. Quanto maior o convite, maior a gramatura para ficar mais firme e encorpado”, lembra a Casa 8.

4- Diminuir o Acabamento

como economizar no convite de casamento - revista icasei (3)

Segundo a Casa 8, o normal é fazer um relevo seco no convite e no envelope, mas os noivos podem fazer só no envelope. O mesmo acontece com detalhes em hot stamping. Pode ser usado em um único lugar.

5- Limite os Complementos

top-10-dicas-para-economizar-no-convite-de-casamento-conto-de-noiva-molduras-revista-icasei Papel e Estilo – Divulgação

A maioria dos complementos devem ser feitos à mão e encarecem o preço do convite. “Os pedidos de detalhes mais extravagantes como as pedrarias, rendas e laços mais complexos estão caindo na hora da decisão final”, conta a Papel & Estilo.

Confira mais em: A escolha do convite para casamento

6- Use Envelopes Padrão

top-10-dicas-para-economizar-no-convite-de-casamento-barnard-e-westwood-revista-icasei-2 Barnard & Westwood – Divulgação

Existem opções de envelopes prontos. Segundo a Barnard & Westwood, “se o casal optar por envelopes que já possuímos o modelo da faca para corte, ele economiza cerca de 10% do valor total”.

7- Opte pelo Online

como economizar no convite de casamento - revista icasei (2)

Há opções de produtos online como save the date, cartão de agradecimento e outros que podem substituir o papel e sair mais em conta.

8- Fique de Olho em Promoções e Oportunidades

como economizar no convite de casamento - revista icasei (1)

Muitas lojas fazem promoções de convites e até semanas especiais. A Papel e Estilo, por exemplo, oferece uma semana especial com descontos e promoção mensal em que um modelo de convite é escolhido pela loja para ficar com 30% de desconto por 30 dias.

9- DIY

top-10-dicas-para-economizar-no-convite-de-casamento-diy-pinterest-revista-icasei Pinterest – Divulgação

Faça você mesmo! É claro que não precisa fazer tudo e existem empresas que ajudam com o arquivo do convite online que é só imprimir em casa. Lembre-se de começar a fazer com bastante antecedência para se não der certo, você ter tempo de contratar uma empresa.

Veja também: DIY para casamento | Ideias de decoração e lembrancinha

10- Lista de Convidados

votos de casamento - revista icasei

Os noivos devem prestar atenção ao número de convidados. Muitos noivos esquecem de alguns convites e depois tem que mandar fazer mais. “O repique é muito caro. Começamos o processo do zero e o custo unitário é 4 vezes mais alto”, alerta a Casa 8.

Tags da matéria

Vai se casar?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades e tendências!