A fotografia fascina porque nos convida a entrar no túnel do tempo para relembrar os acontecimentos da vida. Em um casamento, ela é item obrigatório e começa já no making off. De forma discreta, os fotógrafos extraem cenas espontâneas, que fazem toda diferença no álbum. “Quando vamos para a preparação, temos a preocupação de registrar momentos destes noivos, que estão muito conectados, mas fisicamente separados. É o único acesso que eles têm para saber depois o que aconteceu com seu par neste período”, explica Fabio Borgatto, da Duo Borgatto.

Assim como tudo que fez até agora, o making off também precisa ser organizado com antecedência e você deve reservar um tempo para que ele seja feito da forma que imaginou, mas sem atrasos. Fora isso, segundo a fotógrafa Fernanda Souto, de Coromandel, MG, é essencial traçar um briefing dias antes do casamento para poder explorar melhor esta fase, pois é possível pegar peculiaridades que vão enriquecer o ensaio. “Nesta conversa, consigo conhecer mais o perfil noiva para saber como dirigi-la e até se será possível fazer imagens um pouco mais sensuais ou não, por exemplo. Descubro se ela tem tatuagem, se tem filho, se vai usar uma joia de família, por exemplo.”

Ideias românticas para as fotos do making off da noiva
Foto: Duo Borgatto/ Divulgação

Entre pincéis e escovas

Na hora da maquiagem e do penteado, é possível valorizar o ensaio de beleza. “É o momento em que tudo está mais fresquinho, pois ainda não aconteceram abraços e beijos e a noiva está exuberante e calma”, afirma o fotógrafo Ricky Arruda, do estúdio Anna Quast e Ricky Arruda, de São Paulo, SP. Segundo a fotógrafa Juliana Buzetti, da Família Buzetti, de Campinas, SP, é importante que os registros comecem depois dela estar maquiada, pois imagens sem make não serão selecionadas para o álbum.

Ideias românticas para as fotos do making off da noiva maquiagem
Foto: Família Buzzeti

O lugar

A locação contribui demais para despertar o lado criatividade do fotógrafo. Um salão de beleza já limita bastante. De acordo com Borgatto, fica com cara de industrializado e a luz também não ajuda. Agora, se decidir se arrumar em um hotel, uma fazenda, em casa, por exemplo, o profissional explora mais os espaços. Dá para compor uma cena com uma janela bonita, uma poltrona da residência, um objeto de família, etc. E isso é um diferencial. Por isso, se busca um resultado similar às experiências já realizadas pelo fotógrafo, procure escolher uma construção parecida.

Ideias para as fotos do making off da noiva local
Foto: Duo Borgatto

Retrato de expressões

Desde a hora em que a noiva chega para se arrumar até ficar pronta, as emoções oscilam bastante. “Então, temos cenas com ela muito tranquila até extremamente nervosa”, diz Fernanda. E aí há uma infinidade de cliques. Aqui, o fotógrafo já consegue definir como deve ser a direção, pois já percebeu se sua cliente é mais extrovertida, tímida, ousada, recatada, etc.

Ideias para as fotos do making off da noiva expressões
Foto: Família Buzzeti

Família em ação

O elo com a mãe, irmã e avó dura a vida toda. Então, elas são as principais coadjuvantes do making off. Com uma linguagem mais minimalista e carregada de emoções, é possível fazer fotografias singelas e poéticas. “Quando temos menos gente participando do making of, há um grande registro de expressões com muita troca de olhares”, diz Borgatto. Além disso, existe bastante interação. “A mãe ajudando na troca, alguém colocando uma joia…”, diz Juliana.

Foto: Família Buzzeti
Foto: Família Buzzeti

Madrinhas

Ao olhar fotos da noiva com as madrinhas se arrumando, dá a impressão que elas ficaram juntas o tempo inteiro. Só que isto não acontece. Como todo mundo está se aprontando, sobra um tempo bem curto para fazer os cliques com todas as envolvidas. “Então, tento reuni-las quando estão quase prontas e elas posam juntas durante um brinde, na entrega de um presente ou recebendo um anel da noiva”, conta Juliana. Só que é algo rápido, mas produtivo.

Fotos do making off da noiva ideias madrinhas
Foto: Ana Slika/ Casamento real Débora e Antônio

Os Pets

Qualquer imagem com um peludo de quatro patas dá um ar meigo para a fotografia. Então, se você tem um cachorro e quiser levá-lo, vale a pena, mesmo que seja bem breve, pois rende registros de deixar todo mundo apaixonado.

Ideias para as fotos do making off da noiva pet
Foto: Bruno Alves/ Casamento real Camila e Cícero

Valorizando os detalhes

O roteiro do making off também prevê o registro de objetos, pois eles retratam a personalidade da noiva. Então, é comum fazer o still do vestido, do sapato, do perfume e de outros acessórios.

Fotos do making off da noiva ideia acessórios
Foto: Duo Borgatto

Troca do vestido

É um ponto bem interessante para os fotógrafos. “Como sou mulher, brinco com meus colegas, que posso acompanhar de perto esta etapa”, diz Fernanda. Além de explorar a feminilidade, é possível compor fotos com elementos significativos como um terço, um calçado, uma joia de família. Por meio de uma conversa pré-evento, o fotógrafo fica por dentro do que cada item representa e consegue explorá-lo enquanto você se arruma. O bacana de tudo isso é que, muitas vezes, a noiva nem percebe que está sendo clicada e depois se surpreende com o resultado.

Como fazer o making off da noiva vestido
Foto: Fernanda Souto

Emoção à flor da pele

Segundo Ricky, os momentos finais que antecedem a cerimônia também são carregados de sentimento. “Um exemplo é quando o pai ou quem a levará até o altar chega para buscá-la e há uma incrível troca de olhares”, conta. E o clique passa toda a comoção vivida por eles.

Como fazer o making off da noiva emoções
Foto: Família Buzzeti

Serviço

Anna Quast e Ricky Arruda

Contato: estudio@annaericky.com.br

clique para ver o telefoneAnna Quast e Ricky Arruda: (11) 3031-1272

Duo Borgatto

Contato: contato@duoborgatto.com

clique para ver o telefoneDuo Borgatto: (11) 98292-1681

Fernanda Souto

Contato: fernandasouto.fotografia@hotmail.com

clique para ver o telefoneFernanda Souto: (34) 99213-1859

Família Buzetti

Contato: familiabuzetti@gmail.com

clique para ver o telefoneFamília Buzetti: (19) 99701-3344

Tags da matéria

Vai se casar?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades e tendências!