decoração de casamento com velas - revista icasei (10)

Muito românticas, as velas são elemento indispensável na decoração de casamentos noturnos. Responsáveis por deixar o ambiente acolhedor, além de produzir um contraste especial com as flores e cores do casamento, são uma opção ideal para compor diferentes ambientes da cerimônia e recepção de convidados.

decoração de casamento com velas - revista icasei (12)

Incluir as velas nos casamentos ao entardecer, com pôr-do-sol, e combiná-las com arranjos de mosquitinhos, lírios do vale, peônias e orquídeas também é uma alternativa bastante charmosa.

A assessora de casamentos Sylvia Queiroz comenta que não há regras no uso de velas para a decoração. Elas podem ser incluídas em propostas de casamento desde o mais clássico até o mais moderno. Mas, ela indica: se o evento não for se estender até o anoitecer, elas se tornam desnecessárias na composição.

decoração de casamento com velas - revista icasei (2)

“As velas podem ser usadas em vários momentos e locais no casamento. Elas podem compor o corredor dos cortejos de nave na cerimônia e vários pontos da decoração; seja nas mesas dos convidados, nas mesinhas dos lounges, na mesa de doces, em árvores espalhadas pelo espaço, e nos lustres com velas que são maravilhosos”, explica Sylvia. De acordo com ela, qualquer arranjo de flores usado na decoração do casamento pode ser complementado com velas.

Cuidados

Usar velas na decoração, no entanto, exige alguns cuidados. É fundamental ter atenção nos locais onde serão colocadas e a proximidade com convidados e elementos da decoração como tecidos e as próprias flores.

“É preciso ter cuidado com a altura da vela, com o pé direito do lugar, tecido e até flores que estão por perto, para evitar o risco de acidentes. Se o pé direito for baixo, por exemplo, procurar usar velas menores. Outro cuidado é procurar por adornos que protejam a chama do vento, assim como crianças de incidentes”, ressalta Glau Miranda.

decoração de casamento com velas - revista icasei (7)

Evitar que as velas penduradas em árvores estejam ao alcance das mãos, não utilizá-las muito próximas aos toldos ou tendas e, principalmente, que não estejam na altura da cabeça ou dos ombros dos convidados são outros cuidados especiais que o uso de velas na decoração deve demandar.

“Uma dica é solicitar ao decorador toda a segurança possível. Embora ajudem a embelezar o ambiente e proporcionem muito aconchego, as chamas são um elemento que pode provocar incêndio. Certifique-se também que o local onde será o casamento permite o uso das velas para garantir que não haja nenhuma surpresa”, finaliza Sylvia.

decoração de casamento com velas - revista icasei (20)

Maneiras de usar

As possibilidades são muitas e vão desde grandes arranjos suspensos e aquários de vidro até castiçais, lanternas no chão e arranjos nas mesas dos convidados. De acordo com Glau Miranda, designer de eventos, algumas noivas ainda incluem como lembrancinha do casamento. Listamos algumas formas de colocar as velas e encantar os convidados:

1. No caminho da noiva

Para quem vai casar à noite, essa é uma opção romântica e delicada.

decoração de casamento com velas - caminho da noiva- revista icasei

2. Em árvores

Lounges com árvores e velas ficam encantadores no ambiente do casamento.

decoração de casamento com velas - árvores - revista icasei

3. Suspensas

Velas suspensas dão um charme ao local, além de darem um ar mais intismista.

decoração de casamento com velas - mesa dos doces - revista icasei

4. Na piscina

Para os noivos que terão piscina no Grande Dia, uma opção linda é decorá-la com velas!

e4e75c755506df060430949234834138

5. No Jardim

Casar no campo ao anoitecer pede velas, muitas velas!

decoração de casamento com velas - campo - revista icasei

6. Nas mesas

Para receber os convidados, velas na mesa dão um charme especial.

decoração de casamento com velas - mesas - revista icasei

7. Com lanternas

Lanternas com velas ficam românticas e sofisticadas.

decoração de casamento com velas - luminárias 2 - revista icasei decoração de casamento com velas - luminárias - revista icasei

8. Na igreja

A igreja já usa velas em seus rituais, porque não colocar também na decoração?

decoração de casamento com velas - igrejas com luminárias - revista icasei

Tags da matéria

Vai se casar?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades e tendências!