padrinhos de casamento (2)

Assim que vocês anunciaram que estavam noivos já surgiram expectativas sobre quem seriam os padrinhos, certo? No entanto, ainda que as pessoas esperem que vocês tomem determinadas decisões, a escolha dos padrinhos e madrinhas deve ser feita com o coração. Afinal, eles estarão presentes para prestigiar, bem como para acompanhá-los nesta jornada.

padrinhos de casamento (4)

A escolha dos padrinhos deve ser feita com o coração. Foto: Shutterstock.

Conversamos com duas renomadas assessoras de casamentos para te ajudar a convidar apenas quem você realmente deseja, sem constrangimentos para quem ficar de fora. Confira!

1. Noivos, convidem quem vocês realmente queiram. Não convidem familiares por obrigação!

Antigamente, quando os pais pagavam as festas dos filhos e eram tradicionalmente os anfitriões da festa, eles detinham mais influência sobre as decisões do casamento. Hoje não mais, como afirma a assessora Rita Lima. “Hoje em dia, as festas de casamento são cada vez mais dos noivos do que dos pais. Isso quer dizer que os noivos tem opinião formada sobre estilo, tamanho, local e detalhes da cerimônia e da festa e isso inclui também a escolha dos padrinhos. É muito comum os noivos terem um grupo de amigos em que eles já foram padrinhos de amigos do grupo e precisam retribuir o convite. Além disso, é uma tendência atual a escolha de padrinhos jovens, sejam amigos ou familiares.”

padrinhos de casamento (1)

Deixar de convidar familiares não deve ser um problema para os noivos. Foto: Shutterstock.

É importante lembrar que os padrinhos devem ter uma ligação para a vida toda com os noivos.” Os padrinhos e os noivos deverão ter uma empatia e relacionamento que dure a vida inteira. Assim, se os noivos quiserem convidar somente os casais que são seus grandes amigos, todos deverão compreender e respeitar.”, completa a assessora Sylvia Queiroz.

2. Pode sim convidar o homem sem a namorada, e vice-versa, para padrinhos

Os padrinhos são parte fundamental do casamento, pois estarão no altar para abençoar a união do casal neste dia tão importante. E como a ligação deles com os noivos deverá ser para toda a vida, pode-se sim convidar apenas o homem ou apenas a mulher, caso não sejam casados, pois os noivos não querem olhar o álbum de casamento daqui uns anos com pessoas que se separaram e não fazem mais parte da convivência, não é mesmo? Por isso, os padrinhos devem entender essa questão e aceitar a escolha dos noivos.

padrinhos de casamento - casal separado

Convidar amigos sem os respectivos namorados/as para padrinhos deve ser feito apenas quando não forem casados. Foto: Shutterstock.

Uma saída para evitar brigas pode ser a desculpa de que dá azar estar no altar juntos sem ser casados, afirma Rita. “Existe até uma simpatia de que namorados que são padrinhos no altar juntos acabam terminando o namoro. Dá azar!! Quem sabe é uma boa desculpa para evitar brigas.”

Outra saída é convidar preferencialmente padrinhos casados. “Preferencialmente, todos os padrinhos devem ser casados, e é também o que pede a igreja católica. Mas se convidá-los separadamente e o padrinho não aceitar ser acompanhado por outra pessoa, o melhor é os noivos dizerem que entendem, mas que convidarão outro casal.”, afirma Sylvia.

Veja também Presente das madrinhas de casamento | Dicas

3. Caso o padrinho recuse o convite, aceite a questão e não leve para o pessoal

Você escolheu o padrinho, convidou e ele recusou? Calma, isso pode acontecer. Por vezes, a pessoa tem alguma viagem de trabalho, problema médico ou de saúde que deverá resolver na data e os noivos devem entender essas questões. Claro que ser convidado para padrinho deve ser uma honra, pois é um sinal de que os noivos te consideram muito importante em suas vidas e os querem sempre ao lado, mas a recusa é algo que pode acontecer. “Caso um padrinho não aceite o convite, não se deve levar a recusa para o lado pessoal e sim entender e buscar outra pessoa querida para convidar.”, completa Rita.

noiva - etiqueta para casamento

Caso o padrinho não aceite o convite, os noivos devem entender e não pressioná-lo. Foto: Shutterstock.

Para Sylvia, deve-se respeitar a decisão e não ficar pressionando o padrinho.” Se o padrinho convidado recusar, caberá aos noivos apenas respeitar a decisão e não argumentar sobre o motivo, para não deixá-lo constrangido. Os noivos devem apenas agradecer e chamar outro casal.”

4. Não convide pensando no presente, e sim no afeto que tem com o padrinho escolhido

Pelo papel que ocupam no casamento, muitos acreditam que os padrinhos devem dar os presentes mais caros e luxuosos, e isso pode inibi-los na hora do convite. “Deve-se evitar convidar as pessoas pelas suas possibilidades financeiras de presentar os noivos com algo muito caro. Elas saberão avaliar se são mesmo tão íntimas para ocuparem essa posição, que requer um relacionamento muito estreito, afetivo e quase familiar, e até se recusar, alegando outro compromisso ou impedimento.”, completa Sylvia.

presente padrinhos de casamento

Não convide pensando no presente! Foto: Shutterstock.

5. Faça um convite diferenciado para os padrinhos e entregue antes do casamento

Os padrinhos, como necessariamente deverão estar presente na cerimônia, precisam ser convidados com antecedência para que se programem e não faltem! Além disso, precisam providenciar os trajes, o que demandará tempo também. Para demonstrar a importância deles no Grande Dia, é de bom tom que se faça um convite diferenciado, com uma lembrancinha para demonstrar a gratidão em tê-los no altar.

padrinhos de casamento (5)

Presenteie os padrinhos de forma diferenciada. Foto: Shutterstock.

Veja também 20 modelos de vestidos para madrinhas de casamento

O ideal é entregar a lembrancinha antes do casamento, pois no dia, por ser algo diferenciado dos outros convidados, pode gerar buchichos e mal estar em algumas pessoas.

Agora é só escolher os padrinhos e convidá-los para o Grande Dia!

padrinhos de casamento (3)

Veja mais dicas em Etiqueta para o casamento: o que pode ou não

Tags da matéria

Vai se casar?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades e tendências!