Como usar estampa no vestido para madrinha de casamento
Especialistas da moda dão dicas de como utilizar um vestido para madrinha de casamento estampado com elegância e sem ofuscar a noiva
Ficou no passado a ideia de que é proibido usar estampa no vestido para madrinha de casamento. Hoje, o modelito cheio de atitude está em alta. Ainda mais se for utilizado em cerimônias ao ar livre, desde que com parcimônia.
Para evitar gafes na hora de escolher o vestido, uma das dicas mais importantes é optar por um desenho discreto. Afinal, você não quer roubar a cena da noiva.
O melhor vestido estampado para cada cerimônia
Uma boa ideia para não passar apuros com o dress code ao optar por um vestido de madrinha estampado é consultar a noiva com antecedência. Ela vai dizer se o modelo está liberado ou não para o altar de seus sonhos.
“Antes, os casamentos eram mais restritos e cheios de regras em relação ao que podia ou não ser usado. Hoje, as noivas estão mais permissivas e querem ver as amigas felizes”, conta a consultora de imagem Gabriela Ganem. “O vestido estampado surgiu como uma moda contemporânea e está cada vez mais dentro do dress code”, completa.
Com a permissão da noiva, é hora de procurar o modelo ideal. Aqui, uma dica: existem cores e tecidos que combinam mais com vestidos de madrinha de casamento à noite, enquanto outras opções são perfeitas para cerimônias diurnas.
Para os casamento de dia
“Os vestidos estampados são sempre a melhor opção para casamentos diurnos. Como eles tendem a acontecer ao ar livre, esse estilo de traje combina com o clima bucólico. O ideal é apostar em um vestido de madrinha longo, com modelagem simples e sem brilho. Também é legal usar fundos mais claros”, diz Gabriela.
Se a cerimônia for a noite
Já para os eventos noturnos é possível recorrer desde a tonalidades claras até cores mais fortes. Porém, é importante evitar estampas que tenham o branco ou o preto predominante. Isso porque elas carregam a superstição de má sorte.
Os melhores tecidos
Em relação aos tecidos indicados, os mais leves, como seda e chiffon, são ideais para qualquer ocasião. Durante a noite, é possível também apostar nos materiais mais encorpados, como cetim e tafetá. Só não vale misturar os estilos.
“Evite usar estampas escuras e tecidos encorpados durante o dia. Pode acabar carregando o look e não ficar harmonioso”, alerta Camila Serra, sócia-fundadora da Closet.Me.
Estampas que estão na moda
A moda de vestido para madrinha de casamento 2018 tem como inspiração a década de 1980. Isso significa que você vai encontrar modelos com cores fortes, como pink, vermelho e amarelo, e bastante estampa geométrica.
Os florais entram com tudo nos casamentos diurnos, enquanto o xadrez pode ser uma opção interessante para cerimônias noturnas – principalmente, no inverno. O xadrez tartan, inclusive, é última moda. Esse tecido que lembra o desenho bastante usado no kilt escocês e é padrão da Burberry fica bem elegante no altar.
A dica de ouro na hora de escolher a melhor estampa é ter o bom senso para ver se ela combina com o estilo do evento. “Não dá para aparecer com animal print em um vestido para madrinha de casamento, à noite, na igreja. Principalmente se for uma cerimônia tradicional no Mosteiro de São Bento, em São Paulo (SP), por exemplo”, aponta Gabriela.
E se a noiva escolher a cor das madrinhas?
Caso a noiva tenha escolhido uma cor para os vestidos das madrinhas, a estampa precisa ser usada com muita cautela. “Se a ideia é criar um padrão no altar, essa ousadia pode quebrar a uniformidade do grupo”, revela Gabriela.
Para acertar no vestido para madrinha de casamento, procure uma estampa discreta e delicada. “O tom predominante no modelo deve ser escolhido pela noiva e não pode ter muitas cores brigando por destaque”, comenta Fernanda Ortiz, estilista da Dolps.
Na dúvida, pergunte a opinião da noiva. Antes de levar o modelo para casa, mostre a peça para a estrela do dia e veja se ela a aprova.
O que evitar no vestido para madrinha de casamento
A estampa já tem uma presença marcante. Sendo assim, é necessário dosar os outros detalhes do vestido para madrinha de casamento a fim de não ficar com um visual exagerado.
“É importante evitar decotes grandes e fendas, bem como misturar brilho e utilizar muita transparência”, diz Fernanda. Tomar cuidado com a maquiagem para madrinha de casamento é outra dica. Lembre-se: ela deve ser mais discreta, para não competir com o vestido.
Gabriela ainda chama atenção para os tipos de estampas. Segundo a consultora de imagem, o recomendável é fugir do quadriculado. “Ele pode criar ondas no vídeo de casamento e não ficar bem nas fotos. As listras verticais também devem ser evitadas. Isso porque elas não são tão gentis com as silhuetas e podem engordar alguns biotipos.”
Como combinar acessórios e sapatos
Na hora de escolher o sapato para combinar com o vestido de madrinha estampado, você pode seguir duas linhas. A primeira é optar por um par nude. “A cor alonga a silhueta e atua como curinga em qualquer ocasião”, revela Gabriela. A outra ideia é usar um calçado metalizado, que é versátil e elegante.
Em relação aos acessórios, o melhor é repetir a estampa de fundo. “Mas também é possível escolher uma das cores que aparece no vestido”, indica Camila. O importante é não usar peças com brilho. Mesmo que a festa for à noite, prefira acessórios simples e, preferencialmente, foscos.
A única cor que deve ser evitada nesse contexto é o preto. Segundo Gabriela, ela deixa o look deprimido. “Usar um vestido preto com acessórios coloridos é permitido. O inverso já não fica tão legal”, explica.
Vestidos para madrinha de casamento: comprar ou alugar?
Se você está no dilema entre comprar ou alugar um vestido para madrinha de casamento, a saída é pensar no que vai ser mais conveniente.
Como as cerimônias diurnas pedem por vestidos mais fluidos, o modelito pode, sim, ser comprado e reaproveitado. “Combinar a peça com uma anabela e uma jaqueta jeans deixa o look pronto para o dia a dia. Já com uma sandália e uma clutch, você está pronta para ir como convidada a outro casamento”, indica Gabriela.
Agora, se o vestido tem um tecido mais encorpado e uma estampa em evidência, é melhor optar pelo aluguel. “A estampa fica na cabeça das pessoas e, com as redes sociais, o look que você usou em alguma festa sempre estará marcado. Se você comprar o modelo, muito provavelmente não vai conseguir usá-lo de novo”, afirma Camila.
Caso o dilema seja puramente o orçamento, saiba que na Dolps os vestidos longos estão na faixa dos R$ 899. Já o aluguel de peças de luxo estampadas na Closet.Me começam em R$ 530.
Seu site de casamento merece ser iCasei
Criar Site Grátis