Terço para casamento: qual o significado, como escolher e usar junto do buquê
Usar um terço para casamento no buquê da noiva, é uma demonstração de fé no dia da cerimônia. Saiba mais sobre essa tradição e entenda o porquê de usar este acessório de devoção.
O terço para casamento não é um mero enfeite que se usa no grande dia. Uma vez que a maioria das cerimônias matrimoniais no Brasil são religiosas, ele tem um significado especial para muitos cristãos. Desta forma, o uso do acessório representa um pedido da bênção celeste para a nova vida do casal.
Assim, se você é católica e está na dúvida se deve usar o acessório ao entrar na igreja, ou se pergunta sobre o significado do terço no casamento, nós explicaremos como ele pode ser utilizado e combinado na ocasião. Continue a leitura e saiba mais sobre o tema!
Foto: Greer Gattuso
Qual a origem do terço para casamento?
Sendo um dos sacramentos da Igreja Católica, este acessório de devoção mariana é usado como exibição da fé nas cerimônias. Terços são antigos e começaram a ser utilizados para recitar as orações por volta do século XII. Logo após, surgiria a tradição do terço no casamento.
Qual o significado do terço para casamento?
O terço é um acessório de devoção à mãe de Jesus, Maria, e é uma peça muito usada por noivas católicas. Como lembrete dessa dedicação pessoal a Deus e à Virgem Maria, muitas noivas entram na cerimônia de casamento usando o rosário com o buquê ou sozinho nas mãos.
Para aquelas que creem na doutrina católica, o significado do terço no casamento é reafirmar a fé em Maria e convidar a Trindade para fazer parte da cerimônia especial e continuar abençoando a futura vida do casal.
Quais os tipos de terço para casamento?
Existem várias opções à venda. Este tipo de acessório religioso pode ser composto por diversos tipos de materiais diferentes. Essa versatilidade permite que você customize o modelo perfeito para este momento especial.
Terços de pérolas
Esse modelo é um dos mais clássicos nos casamentos. Sua elegância, cor e beleza combinam com a atmosfera religiosa, além de harmonizar com o vestido e a decoração do casamento. Pode ser o ideal para você.
Foto: Ricardo Beppler/Taciana Mattos
Terços feitos de cristal
Terços de cristal são discretos e muito utilizados. Para quem deseja um modelo tradicional, mas não gosta de pérolas, esta é uma opção perfeita. Ele refletirá o brilho do vestido sem o ofuscar, deixando o visual mais leve.
Terços de ouro e prata
Estes terços se destacam em meio à cor do vestido de noiva. Seus tons dourados e prateados são luxuosos, dando um ar mais requintado à cerimônia. Outro benefício é conferir maior durabilidade e resistência ao rosário.
Terços personalizados
Você pode escolher um terço confeccionado misturando os materiais acima. Como misturar ouro com pérolas, por exemplo, que oferece um resultado discreto, mas refinado. Ou prata e cristal, para um acessório mais discreto que combine com tons de pele frios.
Além disso, você pode escolher materiais totalmente diferentes para obter um resultado único, como tons de rubi, safira ou esmeralda. Escolha uma cor que realce algo na cerimônia ou combine com sua personalidade.
As noivas que amam artesanato, ou tem uma vó e mãe habilidosas, podem confeccionar um rosário exclusivo para usar na cerimônia. Tutoriais de artesanato nunca foram tão populares e o acesso aos materiais pode ser providenciado com facilidade pela internet.
Como usar terço no casamento?
Foto: Diego Filipe/Taciana Mattos
Grande parte das noivas que escolhem usar os terços com buquês, pois não abrem mão das flores. Mas esta não é a única forma de usar o acessório religioso. Também é possível entrar na cerimônia apenas com o terço.
A prática de entrar sem o buquê, unicamente com o rosário, é utilizada por noivas mais religiosas, que o utilizam como testemunho da fé. Afinal, o uso isolado dele dá destaque à importância da religião na vida da noiva ou do casal.
Se você pretende entrar com um terço na igreja, mas sem intenção que ele seja exibido na sua mão, pode escolher um modelo mais discreto, que não se destaque enquanto estiver carregando o buquê. Não se sinta pressionada a usar ou exibir.
Em qual mão usar o terço?
Não existe uma regra específica, mas o mais comum é utilizar o terço na mão que segura o buquê. Então, se deve segurar o buquê na mão livre, que normalmente é a direita se você entrar acompanhada. Se vai entrar sozinha, é recomendável utilizar as duas mãos.
Como escolher o terço para casamento ideal?
Foto: KT Merry Photography
A escolha de um artigo religioso é muito pessoal, ao refletir crenças únicas do casal. Apesar disso, existem algumas opções que agradam à maioria das noivas. Saiba quais são elas a seguir.
Combinando com o tema do casamento
Fica muito bonito se você combinar o terço conforme a cor escolhida para o tema do casamento, isso reflete a sua personalidade. Escolha materiais mais clássicos ou modernos para a confecção do terço. Converse com fabricantes antecipadamente e temos certeza que existe um terço de noiva ideal para usar no grande dia
Segundo o vestido de noiva
Caso você opte por um modelo de rosário que combine com seu vestido, basta escolher a intensidade da cor e estilo e comparar com ele. Se deseja que o terço para casamento se destaque, é possível escolher um modelo mais brilhante e maior, optando por um vestido discreto. Ou pode fazer o contrário, caso seu vestido tenha muitos detalhes e seja mais chamativo.
Em conjunto com o buque
Se você vai usar um buquê na cerimônia, considere o peso dele e a facilidade em carregá-lo durante a cerimônia. Confira se o cabo do buquê tem tamanho suficiente para segurá-lo com confiança. Lembre-se de que você precisa estar confortável e que o terço não deve prejudicar segurar as flores, nem o contrário.
Escolhendo o material e o design
Talvez você queira escolher um modelo que seja durável, por ter o sonho de transformar seu terço religioso de casamento em uma relíquia de família. Caso deseje que seus filhos, netos e bisnetos utilizem o modelo no futuro, vale a pena investir financeiramente em um modelo reforçado ou em uma empresa que ofereça maior garantia ou possibilidade de reparos.
É importante escolher o seu próprio terço para casamento porque é uma demonstração de crença pessoal. Essa decisão é íntima e precisa ser respeitada. Desta forma, sinta-se à vontade para manifestar sua fé da maneira que desejar no dia do casamento.
Independentemente do modelo que você escolher e de como decidir utilizá-lo, o mais importante é a renovação da fé em Deus, na família e no futuro que os espera. Seu grande dia é o momento de se reconectar com suas crenças e valores.
Gostou das nossas dicas sobre a tradição do terço no casamento? Então, aproveite, pois enquanto o dia não chega, você pode aprender muito no nosso site! Leia nossa matéria sobre quando escolher o vestido de noiva.
Seu site de casamento merece ser iCasei
Criar Site Grátis
Comprei meu relicário com a Taciana Mattos, e foi a coisa que mais me emocionou em toda preparação do casamento. Ficou especialmente Maravilhoso, sem contar todo atendimento, do início ao fim da compra fui muito bem cuidada! ❤️