Revista

Revista iCasei: Blog de Casamento para Noivas e Noivos

Lua de mel na Turquia: desfrute de paisagens surreais

Escolher passar a lua de mel na Turquia é a opção perfeita para casais que querem imergir em outra cultura e aproveitar vários passeios românticos.

Já pensou em passar sua lua de mel em um país histórico, com paisagens surpreendentes e monumentos herdados do Império Romano, Bizantino e Otmano? A Turquia é o destino perfeito para recém-casados que buscam essa experiência única. 

Além do país ser cenário de grandes filmagens de Hollywood, devido à sua natureza, ares do oceano e ser um país histórico, a Turquia é um dos destinos mais românticos para comemorar o começo da vida a dois. 

Seja em uma viagem para Istambul, Bodrum ou em todo o país, escolher a Turquia como destino de lua de mel é como misturar história com a vida cosmopolita que vibra nas cidades turcas de dia e de noite.

Veja também: Não esqueça nada: como montar a mala de lua de mel perfeita

Gostou da ideia e quer saber mais sobre lua de mel na Turquia? Continue lendo este artigo e saiba tudo sobre este destino surpreendente para passar a lua de mel. Boa leitura! 

Por que escolher a Turquia para a lua de mel?

Como falamos acima, a Turquia é um país que carrega consigo muita história, com monumentos importantes para a humanidade e também conta com paisagens surpreendentes que podem ser vistas de um passeio de balão, por exemplo.

Além disso, o país conta com tradições culturais muito bonitas e uma religião forte, o Islamismo. Desse modo, antes de viajar, faça uma pesquisa sobre o país e as cidades que vocês vão visitar para não desrespeitar os costumes culturais e religiosos dos turcos.

Para os casais em lua de mel, o país é um dos destinos mais escolhidos por ser mais econômico para fazer turismo e também por oferecer passeios românticos, paisagens de tirar o fôlego e várias aventuras. 

Ou seja, escolher passar a lua de mel na Turquia requer muita pesquisa, estudo sobre o país, a língua, religião, costumes, moedas locais e claro, disposição para desbravar esse país incrível e fazer diversos passeios românticos.

Imagem noturna de um palácio iluminado

Foto de Oleksandr P na Pexels

Onde se hospedar na Turquia?

Escolher a hospedagem da lua de mel é bastante importante, pois a noite de núpcias deve ser especial. Desse modo, não dá para escolher qualquer acomodação, por isso, abaixo separamos os principais hotéis para lua de mel na Turquia, que são perfeitos para os casais apaixonados que estão começando a vida a dois.

São eles: 

  • Four Seasons Hotel: Instalado em um palácio, combina arquitetura espetacular com acomodações elegantes com vista para o mar. Há também piscinas e spa no hotel;
  • Mandarin Oriental: Localizado em Bodrum, à beira do Mar Egeu, é sinônimo de sofisticação, com acomodações elegantes, incluindo um beach club;
  • Raffles Istanbul: Situado no centro de Istambul, oferece conforto e luxo, com restaurantes, piscinas e atividades recreativas em um hotel 5 estrelas. 

Quais são os melhores lugares para visitar na Turquia?

A Turquia é um país bem diverso, por isso, é bom o casal fazer um roteiro de quais locais vocês pretendem visitar e quantos dias ficarão nas cidades para poder aproveitar muito. Para ajudar os noivos nessa missão, abaixo separamos os melhores destinos para visitar na Turquia.

Istambul

Conhecida como a Antiga Constantinopla, Istambul é uma das cidades mais importantes da Turquia, mesmo não sendo a capital. Dividida pelo Mar Negro e o Mar de Marmara, a cidade tem um lado europeu e o asiático. Por isso, sua diversidade e culturas são muito ricas e as marcas dos europeus e dos persas podem ser vistas nos seus principais monumentos. 

Na cidade, não deixe de conhecer a Mesquita Azul e a Mesquita Suleymaniye, o Palácio Topkapi, o Grande Bazar, a Hagia Sophia, a Torre de Gálata, o Bazar das Especiarias e claro, fazer um cruzeiro pelo Bósforo. 

Bodrum

Também conhecido como Riviera Turca, Bodrum é um dos balneários mais exclusivos da Turquia, por seu estilo portuário e pela exuberância das margens do Mar Egeu, a cidade é um dos pontos turísticos mais lindos do país.

Pois, além das belezas naturais marcadas do oceano, em Bodrum é possível observar as montanhas ao fundo que se misturam com as cores e a vida agitada da cidade. Bem balada a noite, a cidade oferece vários passeios tanto históricos, quanto culturais e de entretenimento. 

Contudo, o casal que escolhe passar a lua de mel na Riviera Turca deve conhecer as praias, como a Camel Beach e a Bitez Beach, o Bodrum Castle, o Museu de Arqueologia Submarina, o Zeki Muren Arts Museum e as ruínas antigas do Bodrum Amphitheater. 

Capadócia

Feita por meio de construções vulcânicas em erupção, a Capadócia é romântica por si só. Com uma arquitetura delicada e casas que montam uma paisagem de chaminés pontiagudas, a cidade possui casas esculpidas nas rochas, que foram abrigos cristãos e várias outras paisagens naturais de tirar o fôlego.

Conhecida pelos passeios de balão de ar quente, na Capadócia, o casal pode subir sobre o céu ao amanhecer e ter um espetáculo exclusivo e super romântico para marcar o início da vida a dois. 

Além do passeio, na cidade o casal deve visitar o Museu a Céu Aberto de Goreme, o Vale da Imaginação, o Pigeon Valley e claro, fazer o passeio de balão. 

Éfeso, Pergamon e Asklepeion

Visitar as ruínas dessas 3 cidades é algo surreal e que, com certeza, será um momento único na sua lua de mel. 

As ruínas de Éfeso, localizadas na aldeia de Selçuk, são Patrimônio Mundial da Humanidade desde 2015, etambém fazem parte das Sete Maravilhas do Mundo Antigo. Além das ruínas, na cidade é possível visitar o Grande Teatro, o Odeon, o Templo de Adriano e a Fonte de Trajano, por exemplo.

Já as ruínas de Pergamon e Asklepeion, situadas em Bergama, além de serem os principais centros culturais da antiguidade na Turquia, as cidades contam com uma biblioteca antiga cheia de relíquias que são Patrimônio da Humanidade. Lá também é possível visitar a Acrópole, o Teatro e os restos do Altar de Zeus.

Pamukkale

Presenteada pela natureza, é em Pamukkale que ficam os famosos castelos de algodão, as piscinas brancas de água turquesa, formadas a partir de carbonato de cálcio e calcário. Ou seja, em uma colina do Rio Menderes é possível desfrutar de piscinas térmicas com uma paisagem paradisíaca que parece surreal de tão linda que é.

Desse modo, se o casal procura uma lua de mel inesquecível e momentos românticos, passar uns dias em Pamukkale é como ter um oceano de nuvem só para os dois! 

Costa Licia 

Separar uns dias para conhecer a costa marítima da Turquia é um passeio que o casal em lua de mel não pode perder, pois as praias são inesquecíveis. Com o Mar Mediterrâneo em seu azul mais puro, as praias da costa turca são calmas, de areia branca e dá para descansar quando não é alta temporada.

As melhores praias são as de Mermerli, Konyaalti. Ao redor é possível conhecer também pequenas cidades como a de Antalya, Ölüdeniz e Kas, outra joia costeira perfeita para lua de mel na Turquia. 

Veja também: Lua de mel nas bahamas: dicas para uma viagem inesquecível

Imagem de um barco navegando sob um pôr do sol

Foto de Renkgezgini na Pexels

Culinária turca: quais são os melhores restaurantes e pratos?

Marcada pelo tempero e sabores fortes, a culinária turca é conhecida pelos kebabs, shawarma e falafel. E, além dos salgados, os doces também fazem sucesso. Abaixo separamos os principais pratos turcos para o casal experimentar todos na lua de mel.

São eles:

  • Kebab: o kebab é um espetinho de carne (na Turquia é carne de cordeiro) servido em uma massa branca assada, acompanhado de verduras e legumes. Além da carne, muitos restaurantes colocam verduras e legumes para incrementar;
  • Shawarma: o shawarmasão fatias de cordeiro ou frango empilhadas na diagonal assadas e servidas em um pão árabe com legumes;
  • Falafel: bolinho frito de grão-de-bico ou fava moída, o falafel é uma mistura desses ingredientes com condimentos como alho, cebolinha, salsa, coentro e cominho;
  • Baklava: massa densa com aspecto avermelhado, feita de pistache e mel, essa sobremesa é leve e vale a pena provar;
  • Simit: servido com pão de gengibre, o simit é uma sobremesa comum, econômica e fácil de encontrar, acompanha geleia, queijo ou Nutella;
  • Maraş dondurması: conhecidos como sherbets turcos, essa bebida cremosa é feita com leite de cabra e frutas frescas;
  • Lokma: feito com mel e xarope, o lokma é frito e normalmente coberto com canela e sementes de gengibre.

Agora quando o assunto é restaurante, abaixo separamos os principais para almoçar e também jantar à luz de velas. 

São eles:

  • Nicole Restaurant: restaurante de comida mediterrânea, funciona em um terraço com vista para a Cidade Velha em Istambul, com um cardápio e vinhos especiais; 
  • Asitane: localizado no jardim de uma mansão otomana ao lado do Museu Kariyeem Edirnekapi, possui receitas históricas tradicionais da Turquia.
Imagem de um paisagem de sol com balões

Foto de Francesco Ungaro na Pexels

Dicas para planejar a lua de mel na Turquia

Bom, agora que você sabe o que fazer na Turquia e por que o país é o destino perfeito para sua lua de mel, vamos falar sobre as etapas burocráticas?

Para começar o fuso horário da Turquia é diferente do Brasil, então atenção aos horários para não perder voos e escalas, certo?

O clima da Turquia é bem ameno devido ao Mar Mediterrâneo. Dessa forma, não faz muito calor e nem muito frio, com exceção das áreas próximas ao Mar Negro com um clima oceânico, ou seja, chove bastante no inverno e no verão. 

A moeda da Turquia é a lira turca, que é desvalorizada em relação ao euro. Por exemplo, um euro é equivalente a 15 liras turcas. Isso quer dizer que é necessário levar dinheiro trocado do Brasil para não passar perrengues e também levar um cartão de débito internacional para alguma emergência. 

Os idiomas mais falados no país são o inglês e francês, porém a língua oficial na Turquia é o turco. Entretanto, como é uma língua difícil e específica, no país o casal pode se comunicar em inglês ou francês. Além disso, há vários dialetos como o árabe, bósnio, zazaki, curdo e circassiano.

Agora, para entrar no país, é necessário apresentar um passaporte válido, a passagem de volta com menos de 90 dias de estadia no país, um comprovante de hospedagem ou carta convite de algum cidadão turco e um seguro internacional de viagem. 

Isso significa que os brasileiros podem ir à Turquia a turismo por, no máximo, 90 dias, caso desejem ultrapassar esse limite, será necessário obter um visto e fazer os devidos trâmites.

Além disso, é bom levar o comprovante de vacinação de febre amarela e covid-19 e uma quantidade média de dinheiro que permita cobrir os gastos diários na cidade. 

Sobre preços, as passagens para a Turquia são mais caras, pois a distância é maior e as cidades turísticas são grandes centros que atraem pessoas do mundo todo. Por isso, é bom ficar de olho nos preços para conseguir um bom desconto na alta temporada.

Em contrapartida, os preços de alimentação e transporte são bastante acessíveis, o que torna a viagem vantajosa, mesmo que o real seja desvalorizado a partir do euro, que é a moeda base de conversão da lira turca.

Desse modo, o casal pode pagar mais caro na passagem, mas pode economizar nos dias de viagem, por isso, é importante fazer um planejamento bem prévio (cerca de um ano antes da lua de mel) e ir considerando todos os gastos para gerar um investimento mais certeiro.

Portanto, se o sonho do casal é passar a lua de mel em um país paradisíaco, histórico e com uma cultura vibrante e esplêndida, a Turquia é o destino perfeito! Lá vocês encontrarão praias deslumbrantes, passeios culturais, história, emocionantes passeios de balão e, é claro, um ambiente repleto de muito romantismo!

Quer mais uma dica de como planejar sua lua de mel na Turquia? No iCasei, você pode criar um site de casamento personalizado e uma lista de presentes que inclui cotas para a lua de mel, as quais são convertidas em dinheiro para que vocês possam aproveitar essa viagem especial juntos. Acesse agora o nosso site e saiba mais!

Seu site de casamento merece ser iCasei
Criar Site Grátis

Tags

Sobre:

#
iCasei

Somos o maior portal de casamentos do Brasil, e nada melhor do que especialistas no assunto para trazer dicas, notícias e tendências desse universo maravilhoso e encantador. Desde 2007 no mercado, mais de 1 milhão de noivos já usaram nossa plataforma.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Av. Dr. Chucri Zaidan 1550, 6º andar - Conjunto 604 - São Paulo - CEP: 04711-130 © iCasei 2007 - 2024