Que tal trocar a lista de presentes de casamento por uma lista de doações? Foi o que o humorista e apresentador Fábio Porchat fez no seu casamento: ele criou seu site no iCasei e montou uma lista de presentes de casamento para doações, isto é, incluiu cotas de valores para repassar a instituições de caridade.

Esta é uma opção super elegante de presente de casamento e está em alta: até o casal real, Harry e Meghan, pediu doações a instituições ao invés de presentes.

lista de presentes de casamento
Foto: Shutterstock

 

Leia mais: Famosos que fizeram site com o iCasei

Lista de presentes de casamento para doações

De acordo com estimativas do iCasei, 2% dos 800 mil casamentos já cadastrados no site tiveram noivos pedindo cotas de doações na lista de presentes de casamento.

De forma geral, o perfil dos casais que adotam essa prática é de até 35 anos, aproximadamente, e de classe média alta.

“A lista de presentes de casamento virtuais do iCasei é composta por itens fictícios que sempre serão revertidos em dinheiro para os noivos. Desta forma, o casal define o que deseja inserir na sua lista e os valores de acordo com o desejado”, comenta Renata Perozzi, assessora do iCasei.

“É importante lembrar que estes itens podem ser eletrodomésticos, móveis, itens de viagem, cotas de lua de mel, vale presentes e até doações!”, finaliza Renata.

lista de presentes de casamento
Foto: Shutterstock

Como montar a lista de presentes de casamento para doações?

Para fazer a lista de presentes de casamento para doações para instituições de caridade, basta os noivos incluírem itens na lista com valores a serem destinados para doação.

“O iCasei transfere o valor arrecadado para uma conta da noiva ou do noivo. E eles ficam responsáveis por fazer a transferência dos valores para a instituição”, pontua Renata.

Leia mais: Tudo sobre site de casamento, 10 motivos para criar o seu

lista de presentes de casamento
Foto: Shutterstock

Como escolher a instituição?

Atualmente, a lista de presentes de casamento para doações pode ser destinada a qualquer instituição.

“Uma vez que a transferência dos valores é de responsabilidade do casal, eles podem escolher aquela com a qual se identificam”, afirma Renata.

Com isso, é possível ajudar crianças, animais, idosos, hospitais…fica a critério dos noivos! A dica é acompanhar o trabalho da instituição e verificar se ela é idônea.

Segundo Renata, o iCasei tem um projeto futuro para que as doações sejam de fato feitas diretamente às instituições.

“Para tanto, as mesmas deverão mandar toda a documentação para registro em nosso sistema. O objetivo é que tenhamos apenas instituições idôneas. Com isso, daremos opções para que os noivos escolham a instituição desejada que passará pela triagem de documentação para cadastro”, destaca.

lista de presentes de casamento

Mostre aos convidados que a doação foi realizada!

Se você quiser que os convidados saibam que a doação deles chegou à instituição de caridade, há a possibilidade de criar uma página dentro do site dos noivos para divulgar a “efetiva” doação.

“Isso fica a critério deles exibir ou não dentro do site”, conta Renata.

Outra opção bacana para quem fez a lista de presentes de casamento para doações  é convidar os amigos e familiares para participar da entrega ou fazer uma tarde de trabalho voluntário na instituição – afinal de contas, ajudar nunca é demais, não é mesmo?

lista de presentes de casamento
Foto: Shutterstock

Quem já fez…

A agricultora Thainá Gomes Zampieri optou por realizar doações para um asilo em seu casamento ao invés de montar uma lista de presentes de casamento.

“A minha cidade tem instituições que precisam e não têm tanto auxílio. Optei por ajudar um asilo. Antes de escolher, fui visitar dois locais diferentes. Um deles já estava sendo ajudado por um  empresário, então resolvi ajudar a outra instituição”, conta.

Em seu convite de casamento, Thainá irá colocar uma tag pedindo doações de um pacote de fralda para adultos para alguns  e uma caixa de leite para outros. “Antes de decidir, perguntei o que eles mais precisavam”, afirma.

Mas estas não serão as únicas doações de Thainá. No seu chá, ela levou alimentos para a instituição. “O mesmo que os convidados comeram, nós doamos”, destaca.

E, no dia do casamento, o dinheiro levantado com a gravata também será doado. “A maioria dos convidados gosta da ideia. No entanto, houve também aqueles que acharam besteira gastar com festa e não receber presentes”, lembra Thainá.

Tags da matéria

Comentários