Revista

Linha de chegada | Veja dicas que vão te ajudar no início da vida a dois

Antes do Grande Dia prepare o seu relacionamento para o "sim"

Ninguém corre uma maratona sem antes se preparar, um médico não opera sem antes passar por anos em uma faculdade e residência, assim como não existem grandes campeões do esporte que não gastam horas e horas semanais treinando.

Lidamos com coisas sérias com seriedade, e sempre pensamos em preparo quando nos vemos diante de uma situação que sabemos que exigirá muito de nós. Assim também é o casamento! É preciso preparo em quase todas as áreas da vida antes de tomar o passo de um casamento, mas a verdade é que pouco pensamos em preparar o terreno para a nossa família antes de realmente formá-la.

Veja também: O ponto de partida

Image of young happy man kissing and hugging beautiful woman while taking selfie photo on sunny beach

Foto: Shutterstock

Precisamos enxergar o namoro e o noivado como uma corrida até a linha de chegada! Tratar e cuidar de cada detalhe, para que, quando o troféu for alcançado, não se perca tudo de uma vez. Casamento é uma aliança para sempre, e não nos lembramos disso com a frequência devida. Os votos ditos no altar precisam ser sinceros e com a sua mente e coração nisso, porque a verdade é que casamento é uma maratona que nunca deve ter fim!

Quantos querem o fracasso? Obviamente, ninguém quer ser fracassado em nenhuma área da vida, principalmente em relação a casamento. Contudo, não se preparar para o namoro, noivado e casamento no tempo certo, pode sim te levar ao fracasso, e não ao sucesso!

Quanto você tem estudado e se dedicado para ser uma boa esposa e marido? Quantos livros já leu sobre esse assunto? Quantos cursos já fez sobre relacionamento? Quem são seus mentores sobre casamento?

Veja também: Unindo as diferenças | Como ter uma relação saudável e respeitar o outro

A guy carrying a girl on his back, at the beach, outdoors

Foto: Shutterstock

Muitos têm se preparado mais para a carreira profissional do que para ter uma família. E é por isso que vemos muito sucesso profissional, porém tanto fracasso e divórcios nos lares do nosso país.

Portanto, aproveite cada etapa da sua preparação antes do grande dia, reconheça e planeje bem essa grande maratona chamada casamento!

Tome tempo para analisar seus propósitos, futuro e sonhos, ter certeza de que eles estão alinhados com o de seu companheiro e para realmente se preparar para a próxima etapa da vida. Cuide do seu relacionamento como quem cuida de algo extremamente valioso – porque essa é a verdade! Tenha coragem em viver as suas decisões.

Aproveite seu noivado com responsabilidade, amando seu futuro cônjuge e pensando claramente no futuro, família e responsabilidades que vocês terão. Estejam encorajando um ao outro, fortalecendo na fé, na esperança e no amor.

Veja também: Case com coragem | 10 passos para te ajudar

Love is in the air! Beautiful young African couple sitting close to each other and looking through a heart shape made with their fingers

Foto: Shutterstock

Preparem-se em conjunto, fazendo todas as perguntas difíceis um para o outro, lendo livros sobre o assunto e fazendo um compromisso de sempre dialogar e buscar a verdade diante de todo e qualquer impasse.

Imagine o noivado como uma corrida de cem metros! Vocês estão juntos correndo até a linha de chegada, e juntos irão celebrar e aproveitar do troféu que é a vida à dois no casamento! 

Aqui estão algumas dicas para se preparar durante o noivado:

1 – Ouça os conselhos dos seus familiares casados mais próximos, que amam vocês e em quem vocês confiam. A experiência sempre traz consigo bons conselhos, portanto estejam prontos para ouvir sempre que alguém de confiança se atente a alguma coisa que vocês não viram ainda!

2 – Saibam quais princípios de relacionamento vocês querem seguir. Por exemplo: como a Bíblia olha para um relacionamento conjugal! Quais às formas de cuidado, amor e respeito são ditas nela?

3 – Escolha bons livros sobre o tema para ler e se aprofundar neste assunto! Leia algum livro em conjunto com seu futuro cônjuge.

Tender couple touching foreheads, bonding to each other, walking in city

Foto: Shutterstock

4 – Saiba aquilo que você quer e não negocie seus maiores sonhos! Alinhe os propósitos e definam juntos para onde vocês vão como casal e futura família.

5 – Observe e pense sempre antes de agir. Dialoguem sempre, levantem e derrubem as objeções e assim vão saber tomar as decisões como um casal.

6 – Assuma a responsabilidade das suas escolhas! Não terceirize suas escolhas, quem vai colher o fruto das escolhas são vocês. Saiba que num relacionamento os dois precisam ceder e isso precisa acontecer de forma responsável, saudável e madura. Não é uma competição! Os dois estão correndo juntos para o mesmo lugar como um time!

7 – Lute pelo seu relacionamento sempre! Com as armas certas: amor, respeito, gratidão, comunicação e verdade!  

Juntos vocês alcançarão a linha de chegada e irão aproveitar a linda vida que o casamento oferece! Viva a jornada com muita alegria e felicidade, e esteja pronto para a melhor fase da vida, que é a maratona que começa após a linha de chegada do noivado: o casamento!

Sobre:

#
Lucas Hayashi

Pastor da Zion Church em São Paulo, mestre em ciências pela UNIFESP. Casado há 14 anos com Jackeline Hayashi, juntos lideram o ministério de crianças “Geração 5.2” e suas famílias. Professor da Escola Dunamis nas disciplinas de família e relacionamento. Tem sonho de ver famílias sendo construídas de form...

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Av. Dr. Chucri Zaidan 1550, 31º - São Paulo - CEP: 04711-130 - CNPJ: 08.762.226/0001-31 © iCasei 2007 - 2021