5 dicas para evitar conflitos entre casais durante o Home Office
Diálogo, respeitar o espaço e readaptação, confira as dicas dos especialistas
Trabalhar em casa, ou home office, vem sendo a realidade de boa parte dos brasileiros, principalmente por conta da pandemia que estamos vivendo, e por isso, é natural que a convivência possa causar algumas briguinhas. É importante criar uma nova rotina, para que ambos se adaptem e mantenham o relacionamento ainda mais saudável.
Veja também: Principais dúvidas sobre casamento x coronavírus
Criar uma rotina…mas sem deixar a antiga de lado!
Trabalhar de casa tem suas vantagens, e claro desvantagens, e em tempos de quarentena é preciso se readaptar, mas sem deixar totalmente de lado velhos hábitos, isso é o que sugere a psicóloga Marina Silva Lima, uma das fundadoras do Instituto do Casal.
Claro que algumas adaptações serão necessárias, como ela pontua: “É necessário organizar um canto com privacidade para fazer os telefonemas, utilizar o computador e fazer uso da internet para todos os componentes da casa de uma maneira prática e dinâmica”.
Ainda falando sobre organização dessa nova rotina, Marina Sell Brik, jornalista, especialista em home office e sócia-consultora do Instituto Trabalho Portátil e do portal GoHome aponta que ambos os lados precisam entender como serão suas demandas.
“Primeiro, é preciso saber quanto de trabalho cada um vai ter que entregar e mais ou menos uma média de tempo que leva para realizar essas tarefas. A partir disso é possível se dividir entre as tarefas da casa, do trabalho, as crianças, lazer, etc”, comenta Brik.
Veja também: 5 coisas que você precisa fazer se o seu casamento foi adiado
Respeite o espaço do outro
Passar o tempo todo junto pode não ser saudável para o casal, já que segundo a psicóloga a falta de liberdade, de espaço, de privacidade, ou de praticar qualquer atividade, podem gerar angústia, ansiedade e medo, por isso é necessário sempre manter o diálogo e trabalhar as questões emocionais.
“Esse medo de como será o futuro, de quanto tempo irá durar essa quarentena, entre outros. Ou seja, um apoia o outro no entanto, a descarga de tensões, inseguranças, medos e hostilidade também é direcionado de um para o outro”, revela a psicóloga.
Vale lembrar também, que é preciso respeitar o espaço do outro. Ou seja, se antes, com uma rotina em que o casal tinha seus momentos com amigos ou sozinho, isso deve permanecer.
“É preciso respeitar a necessidade de individualidade de cada um e reforçando a cumplicidade , o afeto e os eventos juntos, como assistir um filme ou jogar”, finaliza Marina Silva Lima.
Veja também: Calma, vai ficar tudo bem <3
Diálogo acima de tudo
Sempre tente dialogar de uma maneira aberta e transparente, e isso vale em qualquer situação. Fale sobre os sentimentos, emoções, vulnerabilidade e incertezas. Por exemplo, se vocês estavam com o plano de alguma viagem juntos, falem sobre isso, sobre a necessidade de cancelar os eventos que já estavam estabelecidos.
“Fazer novos combinados nesse dia a dia, reformular e dividir tarefas e contas, pois o cenário mudou a curto prazo. Ou seja, é importante dividir as dores e os amores sempre para uma relação de qualidade, intimidade e cumplicidade”, comenta Marina Silva Lima.
Veja também: Sinceridade no casamento | Dicas para melhorar o diálogo e a confiança
5 dicas para ajudar os casais durante esse isolamento social
– Tenham uma alimentação saudável;
– Durmam bem;
– Meditem;
– Façam algo que sempre tiveram vontade de fazer mas faltava oportunidade ou tempo livre;
– Planeje o retorno pós isolamento social.
Veja também: Briga de casal | Como evitar discussões no relacionamento
E para um relacionamento saudável…
É importante manter o relacionamento saudável em qualquer circunstância, afinal, casamento é uma escolha, você escolheu alguém para passar o resto da vida com você, e esse compromisso requer muita paciência, diálogo e parceria, seja em tempos normais ou vivendo em isolamento social. Por isso, Marina Silva separou cinco hábitos que podem fazer toda a diferença.
1 – Diálogo;
2 – Divisão de tarefas domésticas;
3 – Não fique o tempo todo no celular o computador (aproveitem para interagir);
4 – Tenha bom-humor;
5 – Demonstre apoio e cumplicidade de forma frequente.
“Aquela sensação que estamos juntos na alegria e na tristeza e na saúde e na doença fazem total diferença no suporte afetivo em uma situação de isolamento social”, finaliza Marina.
Veja mais no nosso perfil no Pinterest
Seu site de casamento merece ser iCasei
Criar Site Grátis