O geode cake é a tendência mais recente para casamentos, oferecendo uma opção única e elegante para casais que desejam algo diferente. Esses bolos apresentam cristais de açúcar coloridos que imitam a aparência de geodos naturais, adicionando um toque de sofisticação à mesa de sobremesas. A técnica envolve quebrar a crosta de açúcar para revelar os cristais no interior do bolo, criando um efeito impressionante e visualmente deslumbrante. O geode cake é uma escolha popular para casamentos modernos e estilosos, proporcionando uma combinação perfeita de beleza e sabor para celebrar o grande dia de forma memorável. Com sua estética única e artística, esse estilo de bolo certamente impressionará os convidados e se tornará o destaque da festa.
Quando se fala em bolo, o geode cake é a mais nova aposta para os casais que buscam sair do tradicional.
Criada pela confeiteira norte-americana Rachael Teufel, à frente da Intricate Icings Cake Design, a delícia simula uma verdadeira escavação geológica em seu design, e explora o charme dos cristais rochosos.
“O geode cake é um bolo incrivelmente chamativo e diferente. Ele lembra muito uma pedra preciosa, mostrando todo o seu interior como um acidente geográfico”, explica Thatiana Benevento, chef confeiteira e proprietária da Peu Sucré Pâtisserie. Com a decoração focada em replicar cristais rochosos, ele é capaz de hipnotizar os convidados por seu realismo e sua riqueza de detalhes.
Luciana Gonzalez, chef e especialista em flores de açúcar, destaca que, como os minerais estão ligados a várias crenças, eles têm significados especiais para quem acredita que a energia da terra traz benefícios. Nesse sentido, é possível personalizar o geode cake para representar amor, saúde, felicidade e outros desejos.
Assim, com uma proposta completamente fora do convencional, o geode cake é uma boa aposta para casais que buscam uma opção de bolo de casamento menos conservadora, mas cheia de simbolismo. “Ele é perfeito para casais jovens e descolados que querem inovar e impressionar os seus convidados”, diz Thatiana.
Débora Alves, confeiteira e fundadora do Ateliê Escola de Confeitaria, conta que cada vez mais os cake designers têm buscado inspirações e tendências de sabores e texturas em elementos naturais, com bolos muito realistas. “Quanto menos parecer um bolo, mais fará sucesso”, ressalta. Outros exemplos nesse sentido é o bolo de casamento pintado à mão e o com efeito mármore.
O geode cake é facilmente adaptável para o universo dos casamentos. Isso porque o ideal é trabalhar um dégradé de cores na mesma paleta. “Logo, pode-se utilizar a base branca e trazer as cores da festa para a fenda do bolo. Fica clean e sofisticado”, conta Débora.
Este é um bolo para impressionar. A chef confeiteira da Peu Sucré Pâtisserie destaca que o design do geode cake entra também como um elemento para compor a decoração. Por isso, ele se adaptou e foi tão bem recebido no mercado de casamentos.
Foto: Hope Helmuth
Como é feito o geode cake?
Luciana conta que o geode cake precisa ter massa e cobertura que deem estrutura, por conta de seu corte característico. Por isso, as coberturas mais recomendadas nesse sentido são buttercream, chantininho (chantilly de leite em pó), pasta americana e ganache.
A fundadora do Ateliê Escola de Confeitaria conta que uma forma de criar o efeito de pedras preciosas é trabalhar com uma fórmula de açúcar, glucose e água. “Com isso, se criam cristais, que podem ser tingidos ainda em estado líquido ou pintados com pincel, após a aplicação no bolo.”
Mas a forma mais popular de se reproduzir o efeito geológico é com o isomalte. Ele é um substituto do açúcar, muito usado por conta de suas propriedades físicas semelhantes às do ingrediente doce.
Foto: Melissa Fe Chapman
A chef confeiteira da Sucré Pâtisserie explica que o isomalte é translúcido e praticamente sem sabor, além de aguentar muito bem as altas temperaturas. “Ele também cria uma estrutura muito boa, com um brilho incrível, que faz com que as pedras pareçam reais.”
Para criar as pedras, é preciso derreter o isomalte e adicionar corante alimentício na cor desejada. Na sequência, a mistura é despejada em um tapete de silicone. “Assim que a sua temperatura estiver em torno de 30 graus, basta quebrar o bloco para as pedras se formarem”, explica Thatiana.
Na hora de criar o efeito no geode cake, é preciso que o bolo de casamento esteja bem gelado e já com a cobertura completa. Na sequência, é feita uma fenda, cortando parte do bolo – normalmente, em uma das laterais. Após a abertura da cavidade, ela é preenchida com algum creme. Depois, se inicia a aplicação das pedras de açúcar.
Débora diz que o segredo da beleza do geode cake está nos detalhes. “É importante que haja uma boa fenda e que a pintura tenha um dégradé com o centro bem escuro, clareando a mesma cor até a borda. Isso dá um efeito visual bem realístico”, aponta a fundadora do Ateliê Escola de Confeitaria.
Foto: Núria Cienfuegos Photography
20 bolos no estilo geode cake
Quer trazer a elegância e o poder do geode cake para a sua cerimônia? Separamos 20 bolos incríveis para você se inspirar!
Foto: thesugaredros
Foto: The Kate Tin
Foto: alibrannan
Foto: Lauren Pretorius Photography
Foto:Alana Jones-mann
Foto: Carrie’s Cakes
Foto: CJ Williams
Foto: RED BALLOON PHOTOGRAPHY
Foto: KAKES BY DARCI
Foto: Happily Ever Captured
Foto: Kyrsten Ashlay Photography
Foto: @tuscanweddingcakes
Foto: @rococoa.butter
Foto: @kekandco
Foto: @sine.1079
Foto Taylor Faith Photography
Foto: @fiolina.decor
Foto: @fiolina.decor
Foot: Lauren Crumpler
Foto: Bluecat Photography
Veja mais bolos inspiradores no nosso perfil no Pinterest