A escolha das cores para casamento é, talvez, um dos momentos mais importantes que o casal terá que passar.  São as nuances de cada detalhe da decoração que vão mostrar um pouco da intimidade dos noivos, seus gostos, crenças e expectativas para essa nova etapa da vida.

“Nos casamentos de hoje em dia, os noivos se preocupam também em trabalhar a identidade visual da festa. Desde o convite, passando por todos os itens de papelaria e cartões de agradecimento, até as flores, tecidos e lembranças aos convidados… Por isso, sempre é bom ter a paleta de cores já bem definida”, comenta Fabi Borgheresi, do Le Monde Coloré.

A noiva Danielle Green Cerati, 36, que vai se casar com Márcio Martin Segnorelli, 38, sabe bem desse momento tão decisivo das preparações para um casamento. Ela acredita que é importante pensar sobre isso com uma certa antecedência, afinal, essa escolha de cores para casamento pode afetar o evento todo. “Com um ano a seis meses de antecedência, creio eu que há uma boa margem para qualquer eventualidade e mudança no meio do caminho, sem prejudicar o cronograma do casamento”, recomenda ela.

Veja também:  Arco de flores no casamento: top 10 inspirações

cores para casamento
Foto: Aloha Fotografia

Ou seja: A paleta de cores para casamento deve refletir a essência e o estilo do casal!

Por isso, sentar com o seu parceiro/a para entender quais são os tons que cada um mais gosta é o ideal na hora de decidir as cores para casamento. A partir disso, escolher as cores para o casamento tende a ficar mais fácil.

“Ter essa seleção pronta, quando for fazer as primeiras reuniões com a empresa que fará a decoração do casamento, é imprescindível. Então, o responsável pela decoração  e o casal irão decidir quais as cores que mais combinaram com o estilo de decor que eles pensam em fazer”, afirma Fernanda Srougi Barcellini, dona da The Box.

“É legal ter esse papo com a empresa, pois nem sempre a cor que você imagina fica boa com o estilo de decoração, lugar ou até mesmo o horário. Tudo isso influencia nas cores”, completa ela.

Veja também: Decoração de casamento na praia: saiba como acertar e inspire-se!

cores para casamento
Foto: Duo Borgatto

CORES X ESTILO = Combinações express para ficar atenta!

Pedimos para as especialistas listarem suas combinações favoritas e mais pedidas de cores para casamento! Confira a seleção, que está imperdível!

Fabi Borgheresi

  • As noivas tradicionais preferem paletas discretas como o verde e branco.

  • Rosa claro ou variações de rosa para as mais românticas

  • O verde está em alta para as noivas despojadas. Verde com dourado, com uso de folhagens e folhas secas trazem sofisticação

  • O verde com tons terrosos atraem as noivas que apreciam a decoração rústica e o contato com a natureza

  • O marsala foi a cor eleita pela Pantone em 2015. Desde então, não perdeu o posto de queridinha com as noivas de personalidade forte. Uma boa combinação é com rosa claro ou com branco.

  • Os metalizadas estão em alta e o Rose gold está sendo muito usado em mesas de noivas sofisticadas. Com o Rosa e cinza faz uma combinação muito acertada

  • Para casamentos diurnos ao ar livre, os tons alegres são uma boa opção. Laranja com amarelo fica bem alegre

  • Amarelo e azul são uma excelente pedida para eventos na praia

  • A cor do ano de 2018, ultra violet, pode ser usada por noivas ousadas.

  • Combinações cor as cores cinza vem ganhando espaço. Seja com Rose gold, seja com marsala, vinho ou azul marinho. É uma opção para noivas antenadas.

Veja também:  O que você precisa saber sobre decoração de casamento ao ar livre

cores para casamento
Foto: Aloha Fotografia

Fernanda Srougi Barcellini

  • Branco e verde para as noivas mais tradicionais

  • Amarelo e laranja para noivas animadas e extrovertidas

  • Vermelho e rosa para noivas mais românticas

  • Azul e off-white para noivas mais delicadas.

  • Vermelho, amarelo, laranja, branco e rosa para noivas alegres e divertidas.

  • Roxo e rosa para noivas mais exóticas e com personalidade forte.


A decoradora Manu Miano, da Fatto Manu, separou algumas dicas para aliar as melhores combinações de cores e os lugares escolhidos.

“Tons muito escuros podem ficar pesados em ambientes fechados e pouco iluminados, por exemplo. Além disso, as cores do local podem influenciar também. Se lá for tudo claro, com paredes brancas, cadeiras, toalhas, o ideal é evitar tons claros, para não ficar muito pálido”, afirma ela.

cores para casamento
Foto: Duo Borgatto

 

Veja também:  10 paletas de cores para casamento na primavera

Como conversar com o meu noivo, para chegarmos em uma escolha única?

“Os homens estão cada vez mais participativos nesse momento e respeitar a opinião deles é fundamental, muito embora a noiva, inevitavelmente, acabe tendo uma opinião mais decisiva (risos). O consenso é o que deve prevalecer, afinal, a celebração é para os dois. A escolha de tons neutros, que não são somente femininos ou masculinos acaba sendo uma boa saída para não criar atritos.”, opina Danielle.

E quanto aos custos da festa, como lidar com a escolha de cores?

Fabi afirma que todo o tipo de personalização encarece a festa, porém, confere também uma exclusividade cada vez mais buscadas pelos casais.

“Desenvolver uma identidade visual com cores únicas e até mesmo com logo e aplicar em todo material gráfico, com itens como almofadas, estão cada vez mais em alta. Da mesma maneira, se os noivos fazem opção de cores mais incomuns pode encarecer em valores de flores, papelarias e itens customizáveis, como toalhas, sousplast, guardanapos, porta guardanapos e etc.”, explica a decoradora.

Por isso, um bom planejamento, especialmente quanto às flores e suas épocas certas, é o mais adequado.

cores para casamento
Foto: Duo Borgatto

Para 2019, as apostas são…

Todo ano, a Pantone escolhe uma cor para ser a cor do ano. Com isso, essa cor acaba recebendo produção extra na indústria têxtil, na de beleza e também no universo de decoração. Algumas cores acabam caindo no gosto e se tornam moda por muitos anos, como o caso da cor Marsala.

“A cor do ano de 2018, o ultra violet, foi uma cor polêmica e, provavelmente, não irá ter o mesmo sucesso. Para o ano que vem não sei o que a Pantone tem preparado mas venho notando uma ênfase nos laranjas. O coral , salmão e pêssego prometem invadir o vestiário no verão e as decorações das noivas mais descoladas”, enfatiza Fabi.

Veja inspirações de combinações de cores para casamento

cores para casamento
Foto: Fábio Borgatto

 

cores para casamento
Foto: Fábio Borgatto

 

cores para casamento
Foto: Fábio Borgatto

 

cores para casamento
Foto: Events By Nadia

 

cores para casamento
Foto: Events by Nadia

 

cores para casamento
Foto: Events By Nadia

 

cores para casamento
Foto: Greg Fink

 

cores para casamento
Foto: Greg Fink


Veja mais inspirações de decoração de casamento no nosso perfil no Pinterest

</>

Tags da matéria

Comentários