Como não passar apuros com o dress code
Reunimos tudo o que é necessário saber sobre dress code para você sempre vestir um traje apropriado a cada ocasião de festa
Não há sensação pior do que chegar num evento e perceber que você está usando uma roupa errada para a ocasião, certo? Num momento desse, a vontade é ficar invisível ou ter superpoderes para transformar a roupa de festa num passe de mágica. Como essas opções não funcionam no mundo real, o melhor a fazer é se precaver e entender todos os termos usados nos convites para determinar o dress code (traje apropriado).
Existem muitos eventos nos quais pode-se usar qualquer tipo de roupa, como um churrasco de amigos ou um aniversário de familiares. Mas, quando se recebe um convite impresso, geralmente ele diz respeito a um encontro com um grau maior de formalidade. Neste caso, é natural que o anfitrião especifique o tipo de traje adequado ao contexto, permitindo que os convidados se programem com antecedência.
Os tipos de traje quando o assunto é dress code
Abaixo, você confere um guia de estilo com todos os tipos de traje, do mais casual ao mais luxuoso. As indicações detalhadas do que usar são baseadas no livro Chic, Um guia de moda e estilo para o século XXI, da expert Gloria Kalil. Se você é convidado de um casamento, vai achar essa lista útil, bem como as nossas dicas de etiqueta para convidados do casamento.
Traje esporte
Não é porque há um “esporte” no nome que a pessoa pode ir de chinelo, shorts ou roupa de ginástica, ok? O traje esporte é simples e casual, mas, nem por isso, desleixado.
Tipo de evento: almoços, exposições, churrascos, batizados, festas infantis.
Mulheres: vestidos leves, camisetas, camisas, calças, saias e bermudas – todos de tecidos do dia a dia, como jeans, malha, sarja, crepe e algodão. Nos pés, sandálias baixas, sapatilhas ou botas. Cabelo e maquiagem naturais.
Homens: calças jeans ou de gabardine cáqui, camisetas, camisas polo, jaquetas, suéteres. Sapatos esportivos, como mocassim, tênis, sapatênis, ou sapatos de amarrar de camurça e nobuk.
Traje passeio ou esporte fino
Também conhecido como tenue de ville (que quer dizer “roupa de cidade”, em francês), é um pouco mais caprichado do que o traje esporte. Se o evento for até as 18 horas, ainda cabe alguma informalidade. Mas se ele ocorrer durante a noite, procure sofisticar o visual escolhendo materiais mais nobres.
Tipo de evento: almoços, vernissages, teatros.
Mulheres: Blusas, túnicas e calças com um toque de formalidade, tailleur ou terninhos. Os materiais podem ser microfibra, jérsei, algodão, malhas, sedas e veludos. Sapatos de salto, mas sem brilho. Bolsa normal para o dia e de tamanho menor para a noite. Belas bijuterias.
Homens: antes das 18 horas, podem usar camisa, calça cáqui e blazer. Como opção, entram na lista os ternos de cores claras, com ou sem gravata, e blazer escuro com calça, com ou sem gravata. À noite, ou se o convite pedir tenue de ville, o uso da gravata é requerido. Sapatos sociais ou mocassins, pretos ou marrons.
Traje passeio completo ou social
Não se deixe enganar pela palavra “passeio” na expressão “passeio completo”. Aqui, estamos na área da formalidade, apenas a um passo do traje de gala. “Toda atenção para não se sentir fora de lugar: um simples detalhe, como um salto de cortiça, pode significar que você não entendeu direito o sentido do evento”, diz Gloria Kalil.
Tipo de evento: jantares, coquetéis, óperas, casamentos, comemorações oficiais.
Mulheres: roupa para festa fina, como um pretinho básico e cocktail dresses com brilhos, decotes, fendas e transparências. Calças, saias e camisas estão liberadas em tecidos nobres, como seda, crepe georgette, chiffon, renda e musselina. O salto alto e fino é a norma, em sapatos ou sandálias, com meias finas. As bolsas devem ser pequenas, tipo carteira ou minaudière. Use joias ou bijuterias vistosas, xales, echarpes e uma maquiagem elaborada.
Homens: terno ou costume escuro com gravata. Tudo precisa estar impecável e bem passado. A calça pode ter vincos, mas o paletó e a camisa, não. Um bom par de abotoaduras e um relógio clássico são acessórios bem-vindos. Sapatos sociais pretos.
Traje black-tie ou rigor
Também conhecido como tenue de soirée (roupa de noite, em francês), esse tipo de traje é usado em festas de gala, portanto, com nível altíssimo de glamour. Se você pensou em red carpet e Oscar, acertou.
Tipo de evento: noites de gala, bailes, grandes premiações.
Mulheres: os vestidos devem ser longos, feitos dos materiais mais ricos, como tafetá de seda, brocado, renda, zibelina, bordados com pedrarias. Às vezes, a moda libera os curtos. Se estiver frio, pode-se usar uma estola de pashmina ou um casaquinho fino, do mesmo tecido que o vestido. Sapatos ou sandálias devem ter saltos bem altos e finos. Joias e bijuterias muito especiais.
Homens: a regra é clara: deve-se usar o tradicional smoking. Trocar a camisa branca por uma preta e dispensar a gravata-borboleta é aceitável hoje em dia. Se a festa for ao livre, no verão, pode-se vestir o summer, um smoking com paletó branco – mas é preciso ter muita classe para não ser confundido com o garçom. Sapatos de verniz preto ou de couro, de amarrar.
Traje white-tie
É uma ocasião de rigor máximo, como solenidades em palácios com a presença de reis ou chefes de Estado. Além da gravata borboleta branca, os homens vestem casacas (aquele paletó comprido na parte de trás, usado quase exclusivamente por maestros de orquestras sinfônicas). As mulheres seguem o mesmo protocolo da roupa de gala black-tie.
Seu site de casamento merece ser iCasei
Criar Site Grátis