Depois do vestido, sapatos, penteados e maquiagem, as joias entram como o grand finale de uma das produções mais marcantes na vida de uma mulher. Mas, afinal, como escolher joias para noivas?

Como escolher joias para noivas?

Diante da quantidade de combinações disponíveis hoje em dia, essa dúvida é muito comum entre as noivas.

Engana-se quem acha que apenas uma tiara e a aliança são suficientes para compor o look da noiva: ela quer (e pode) mais.

Joia para noivas
Foto: Style Me Pretty

Onde encontrar joias para noivas?

Para tornar a tarefa de como escolher joias para noivas mais fácil, uma boa dica é visitar um Atelier. Um designer de joias é um dos profissionais mais indicados para auxiliar na escolha das joias perfeitas.

Por meio da personalização é possível adquirir uma peça única cheia de significado e sentimento para a noiva.

Segundo a designer de joias Ana Tomich, cada vez mais as noivas querem um casamento personalizado. “Quando a gente trabalha com joias personalizadas recebemos todos os tipos de noivas, pois cada uma que imprimir o estilo dela na joia”, comenta Ana.

joias para noivas
Foto: Pinterest / Reprodução

 

Veja também: Joias para noivas e como usar as pérolas no look do casamento

Quais são as joias para noivas mais comuns?

Como joias para noivas podemos definir os acessórios confeccionados com materiais preciosos e nobres, como é o caso do ouro, da prata e das pedras preciosas como rubis, safiras, cristais e diamantes.

Entre as joias mais usadas pelas noivas podemos destacar o anel de noivado, a aliança, o brinco, a tiara, o colar e a pulseira. O terço também faz parte dessa lista que te ajuda a como escolher joias para noivas.

A escolha das peças costuma variar bastante de acordo com a personalidade de cada noiva.  “Vemos muitas noivas de tiaras, coroas e pentes, cada uma dando um toque diferenciado de acordo com a sua personalidade”, observa o designer de joias Miguel Alcade.

joias para noivas
Foto: Pinterest / Reprodução

Anel e aliança para noivas

O fascínio pelas joias para noivas surge ainda durante o pedido de noivado, quando, tradicionalmente, a noiva recebe um anel de noivado do noivo.

Depois, ainda durante os preparativos da cerimônia é o momento da escolha das alianças.

“Acredito que a aliança seja a joia mais importante do casal e, para atender a expectativa dos dois, é melhor que seja escolhido juntos”, comenta a designer de joias Ana Tomich.

Joias para noivas
Foto: Style Me Pretty

Brinco para noivas

Para a designer de joias Ana Tomich o brinco da noiva é um dos destaques dessa lista.

“O brinco de noiva é uma memória que ela vai levar para sempre, sendo legal comprar ou personalizar um. Se você for pensar, no look da noiva a única peça que vai ficar para ela usar depois é o brinco, ao contrário do vestido, da tiara ou sapatos”, comenta Ana.

“É legal ter o brinco que vai carregar a história do casamento com ela depois, seja para ir a uma festa ou começar a tradição de passar essa joia para frente, seja para uma filha ou afilhada, por exemplo. Quando se aluga e devolve, a peça fica impessoal e talvez não carregue tanta emoção ou memória quanto um brinco próprio”, finaliza a designer.

joias para noivas
Foto: Pinterest / Reprodução

Coroas e tiaras para noivas

Uma das favoritas entre as noivas mais clássicas, a coroa e a tiara nunca perdem o seu encanto e ajudam a compor visuais verdadeiramente deslumbrantes.

Não é à toa que à procura por esses acessórios têm aumentado bastante, devido aos grandes desfiles de moda e princesas casando com coroas que servem de inspiração.

Miguel Alcade indica que as coroas são o carro chefe de seu Atelier, que carrega o estilo clássico e é inspirado nas grandes personalidades clássicas e princesas.

joias para noivas
Foto: Instagram / Reprodução

Colares e outros acessórios

Os colares também são joias que fazem a cabeça das noivas. Nos vestidos que são muito decotados nas costas, por exemplo, é possível usar um colar invertido para noiva, que já é uma grande tendência no Brasil.

As noivas mais despojadas podem optar por peças como bracelete, pulseira e anéis diversos.

Colar invertido para noiva qual modelo usar?
Foto: Karolina Paczkowska

Aparador de aliança

“Outra joia que está sendo bem procurada é o aparador de aliança, que é uma peça que eu aconselho os noivos a mandarem no dia no casamento, pois é perfeita para o making off da noiva. Nesse momento eu sugiro aos noivos mandarem junto à uma cartinha com flores para esse momento ter mais emoção ainda”, recomenda Ana Tomich.

joias para noivas
Foto: Pinterest / Reprodução

Cuidados para escolher as joias para noivas

Para Miguel Alcade, itens como o horário da cerimônia e o vestido devem ser considerados para balancear o brilho e o tamanho dos acessórios escolhidos pela noiva.

Pensen na modelagem do vestido

“O vestido sempre revela uma linha a seguir nos acessórios. Os modelos mais rodados (princesa) se adequam muito bem a uma coroa. Já para um vestido mais sereia, a tiara ou pente são uma ótima escolha”, comenta o designer de joias.

O estilo do casamento também deve ser levado em consideração

O estilo do casamento também diz muito sobre como escolher joias para noivas. Cerimônias diurnas pedem acessórios mais sóbrios, assim como as noturnas pedem mais brilho e glamour.

joias para noivas
Foto: Eric Kelley

 

Veja também: Como manter lindas as joias para casamento

O gosto pessoal é muito importante

Porém, acima de tudo, é importante a noiva levar em consideração o seu gosto pessoal.

“Não precisa seguir o que falam se não achar que vai ficar bonito em você. Eu sempre falo para a noiva que o dia do casamento é um dia para se estar de bem consigo mesma, se achando linda e maravilhosa. Sendo assim, a minha dica é sempre usar uma coisa que ela goste e não como se fosse uma fantasia de noiva”, observa Ana.

“Precisa ser uma joia que combine com a noiva e o estilo de casamento dela. Se ela vai casar de dia, na praia, com um vestido fluído. Um brinco grande, com muito brilho e muitas pedras talvez não converse com o estilo do casamento, que é mais simples e despojado. Mas eu sou a favor da noiva decidir o que vai ser melhor para ela”, finaliza Ana Tomich.

Joias para noivas
Foto: Style Me Pretty

Veja também: As melhores joias para cada estilo de noiva.

Como combinar joias para noivas?

Quando falamos em combinação de joias para noivas é comum imaginar que tem que estar tudo combinado com o mesmo material e a mesma cor. Porém, na verdade, a combinação não precisa ser de cores ou de pedras, ela só precisa ser harmônica.

“O estilo dos noivos irá ditar tudo no casamento, desde a escolha do lugar, decoração e os profissionais envolvidos. Logo, isto é levado em conta na escolha do vestido da noiva e das joias que ela irá usar. O importante é ela estar feliz com suas escolhas, as escolhas dela revela a sua personalidade, então tudo se alinha perfeitamente falando a mesma língua do casamento todo”, comenta Miguel Alcade.

“ Eu acho que precisam conversar peças como o arranjo do cabelo e o brinco, que estão próximos um do outro. Não significa que o brinco ou tiara precisam combinar com o anel que está na mão, pois não estão tão próximos. O legal é ter uma harmonia no conjunto todo”, comenta Ana Tomich.

Veja mais fotos de joias para noivas no nosso perfil no Pinterest

</>

Tags da matéria

Comentários