Revista

Casamento no feriado | Saiba as vantagens e desvantagens

Está pensando em se casar em feriado? Confira as desvantagens e cuidados

Casamento no feriado, vale a pena? Dependendo da data escolhida, há seus prós e contras – que vão desde os preços das passagens e hospedagens até a facilidade de ter mais convidados de fora e o trânsito mais tranquilo em cidades grandes.

Colocamos tudo em uma balança e aqui nesta matéria você confere todas as dicas para organizar um casamento no feriado:

casamento no feriado

Foto: Shutterstock

Casamento no feriado: Vantagens

A grande vantagem de um casamento no feriado é para quem tem familiares que moram em outras cidades.

“Você consegue trazer amigos e familiares que vivem fora do local da realização do casamento, podem realizar outros eventos antes da cerimônia e recepção como oferecer um luau se for na praia, uma pizzada se for no campo ou mesmo um jantar de boas-vindas para esses convidados”, destaca Silvia Hilsdorf, organizadora de eventos da Onside Soluções em Eventos.

Para quem tem uma vida corrida e trabalha muito, o casamento no feriado também pode ser vantajoso. “Hoje a vida está tão corrida e todo mundo sem tempo para quase nada, que a maioria dos meus casais nos últimos dois anos procuraram as datas de feriados próximos aos finais de semana para realizar o casamento”, argumenta Silvia.

casamento no feriado

Foto: Shutterstock

Leia também: Marcar um casamento no feriado vale a pena?

Outro ponto positivo do casamento no feriado– especialmente para quem mora em cidades grandes como São Paulo ou Rio – é o trânsito. “Quando há convidados de fora, o feriado é bom por terem um tempo maior na cidade e conseguirem se deslocar mais facilmente”, lembra a assessora de eventos Cinthia Rosenberg.

Se o feriado cair em uma data que não seja o sábado, pode ser que os noivos consigam um preço melhor no aluguel do espaço da recepção, de acordo com Cinthia.

Desvantagens e cuidados

Ao casar em feriado, é importante ter em mente que a quebra de convidados costuma ser maior do que em datas convencionais.

“Muitos convidados acabam viajando e aproveitando o feriado. Para noivos que não querem ter uma quebra maior no número de convidados é bom pensar se o feriado seria uma boa opção, principalmente se for um ano de poucos feriados e se for um prolongado”, aponta Cinthia.

Por isso, o cuidado número um para quem vai realizar o casamento no feriado é enviar um Save the date com antecedência (pelo menos seis meses) para que os convidados possam se programar, segundo Silvia e Cinthia.

casamento no feriado

Foto: Shutterstock

Leia também: Guia completo: Os melhores meses para casar!

A escolha do feriado também é de fundamental importância. Para Silvia, um dos piores feriados para casar é o do Carnaval, uma vez que a maioria das pessoas viajam, as cidades ficam muito cheias e a logística fica mais complicada já que hotéis e passagens aéreas encarecem muito.

No entanto, se for um destination wedding realizado fora do Brasil, a coisa muda um pouco de figura. “Muitos convidados vão preferir essa data porque podem aproveitar o evento e também um tempo de conforto para o descanso”, pontua Silvia.

Tal como o Carnaval, o Ano Novo também é outra data que os noivos devem fugir. “Nesta época, os valores dobram”, afirma Cinthia.

Leia também: Destination wedding: 12 coisas para considerar antes de decidir

Se você pensa em casar na praia em pleno feriado, vale pensar duas vezes a respeito desta decisão. “Casar na praia em feriado é bem complicado. Primeiro pelo trânsito e também pelo custo dos hotéis ser muito mais caro”, alerta Cinthia.

Feriados X igreja Católica

Se você pretende se casar na Igreja Católica, é importante ficar de olho em algumas datas especiais de feriados. “Muitas igrejas não funcionam em certos feriados. Sempre bom evitar Carnaval, Páscoa, Finados, Nossa Senhora Aparecida e Natal”, justifica Cinthia.

“Semana Santa e Páscoa, pela simbologia da semana, e para muitos católicos a semana é voltada apenas para preces e orações em família e as igrejas ficam muito cheias com a programação católica”, afirma Silvia.

casamento no feriado

Foto: Paolo Manzi

Leia também: Igrejas para casamento em São Paulo | As 10 mais procuradas

Outra data para ter atenção é com relação ao feriado de Finados. “É uma data relacionada aos mortos. Por mais que seja um feriado e provavelmente alguns familiares que morem mais longe consigam estar presentes com mais tranquilidade, com certeza, alguns convidados não ficarão à vontade  no casamento, principalmente se perderam um ente querido recentemente” lembra Silvia.

Destination weddings em feriados

Decidiu fazer um destination wedding em um feriado? Cinthia conta que hoje muitos noivos estão procurando feriados para se casar, principalmente quando se fala de um casamento fora de São Paulo, como interior ou litoral.

“Assim os noivos organizam um ‘final de semana’ de festa. Normalmente, fazem um pré-wedding no dia anterior e conseguem aproveitar muito mais com amigos e familiares. Casar em feriado é muito bom para ter mais tempo. É muito mais difícil, por exemplo, os convidados tirarem de quinta a domingo numa semana sem feriado. Tem toda a preocupação com o trabalho e rotina da semana. Um feriado facilita neste aspecto e quando se organiza a viagem com antecedência os valores não chegam a ser tão mais altos ”, comenta Cinthia.

casamento no feriado

Foto: Shutterstock

Leia também: Destination wedding na Europa com preço de Brasil

A palavra de ordem para fazer um destination wedding em feriado é planejar tudo com bastante antecedência – uma vez que as passagens e hospedagens costumam ser mais caras no período.

“Sempre oriento os casais que desejam casar em feriado ou um Destination que o ideal é enviar o save the date de 12 a 10 meses antes do evento, assim todos têm a oportunidade de se organizar e prestigiar os noivos. Hoje, dependendo do espaço para a cerimônia e recepção, os feriados também são muito concorridos, por isso vale a antecedência na contratação”, alerta Silvia.

Sobre:

#
Marina Pastore

Marina Pastore é jornalista e trabalhou na Folha de S.Paulo. Desde 2011, quando começou a organizar seu próprio casamento, se apaixonou pelo assunto e criou um blog, o Vestida de Branco, para dividir ideias, opiniões e dúvidas. Anos depois do seu casamento, ainda adora falar sobre o assunto, ajudar as noivas e com...

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Av. Dr. Chucri Zaidan 1550, 31º - São Paulo - CEP: 04711-130 - CNPJ: 08.762.226/0001-31 © iCasei 2007 - 2020