Casamento no campo | Saiba como organizar o Grande Dia
Realizar o casamento no campo é uma boa opção para casais despojados que buscam cerimônias leves, longe da agitação da cidade
Natureza, pássaros e energia contagiante. Optar pelo ar livre para realizar o Grande Dia é o sonho de muitos casais. Até porque um casamento no campo com pôr do sol ou com o anoitecer repleto de estrelas é um cenário de tirar o fôlego.
Baixe grátis nosso e-book “12 passos ao altar”
Casamento no campo: para quem?
O casamento ao ar livre, de modo geral, tem como base fugir das festas tradicionais com regras que seguem à risca um cronograma. O estilo convencional, ainda muito usual entre os noivos, conta com cerimônias, algumas vezes, extravagantes, com brilho e decorações que se destacam.
Fugir desses padrões é ideal para noivos descontraídos que buscam uma festa despojada com muito verde ao redor e contato com a natureza – sem deixar o encanto de lado, claro.
Para a assessora de relacionamento do Espaço Vista Verde, Viviani Dias, esse estilo tem sido muito procurado por se tratar de um evento que envolve família e amigos mais próximos.
“O casamento no campo é uma grande oportunidade de sair da loucura dos grandes centros e desfrutar da beleza sublime que a natureza nos oferece.”
Mas caso haja um desconforto na hora desse deslocamento, o site de casamento do iCasei é uma boa opção para orientar os convidados. Lá, por exemplo, é possível criar rotas para informar a todos como escolher o melhor caminho para a festa.
Quando realizar o casamento?
Primavera, verão, outono ou inverno? Segundo a gerente de vendas do Espaço Natureza, Saiô Pieta, a estação ideal para realizar o casamento no campo varia muito e não há um período específico. “Não existe os melhores meses para casar com a natureza presente. Tem dias de inverno que são maravilhosos, mas no verão isso também ocorre.”
Saiô conta que, mesmo em dias sem sol, o ar bucólico se faz presente dando um toque de romantismo. E mais: o tempo não deve ser a maior preocupação, desde que haja estratégias para solucionar possíveis problemas. “Temos que ter um Plano B aceitável com a natureza presente, seja com árvores dentro do salão ou com coberturas do lado de fora.”
Um método adotado pelo Espaço Natureza para inibir problemas é não realizar o casamento no campo à noite. Saiô conta que no ano passado foram realizados 78 casórios. Destes, somente dois tiveram que ser em locais fechados. “A probabilidade de chuva depois das 16h é maior. Isso não só em casamento no campo em SP, mas em toda a região metropolitana”, alerta.
A decoração do casamento no campo
Segundo Viviani, a decoração vai depender do gosto dos noivos aliado ao quanto pode ser gasto. “Já vi decorações lindíssimas a preços superacessíveis e outras mais caras não tão diferentes em termos de beleza. Tem que pesquisar muito e se atentar em cada detalhe desde o estilo e o local até o cardápio”, ressalta.
Semelhante opinião tem Saiô. Para ela, é importante pesquisar bastante e escolher bem o tipo de serviço que vai ser contratado. “A decoração não precisa ser muito elaborada, mas tem que ter a identidade do casal. Isso torna o casamento especial.”
Aliás, inserir a essência dos pombinhos na decoração é uma ótima opção. “Os casamentos mais lindos e inesquecíveis que já vi foram feitos pela própria noiva em conjunto com familiares e amigos que entendem da arte”, afirma Viviani.
Casamento no campo: roupa para noivos e convidados
Quando o assunto é casamento no campo, qual roupa usar é uma dúvida comum. Isso porque, apesar de ser um evento formal e importante, conta com aspectos mais simples, típicos da natureza e de ocasiões descontraídas. Veja como acertar no look:
• Roupa dos noivos
Para que tudo ocorra bem no dia do casório, é importante se atentar ao detalhe mais simples no quesito trajes para casamento: o conforto.
O vestido da noiva
O vestido de noiva para casamento no campo tem que estar adequado para a ocasião. A utilização de caldas muito grandes, devem ser analisadas para não acontecer nenhum imprevisto, como sujar na grama ou rasgar.
O tipo de sapato também merece atenção. “O casamento no campo pressupõe que tenham grandes áreas de grama ou de terra. Logo, é preciso ter cuidado com saltos muito altos e finos. É bom optar por aqueles mais grossos ou modelos que deem firmeza na hora de andar”, recomenda Viviani.
A roupa do noivo
Já para os noivos é importante levar em consideração a temperatura do local. A utilização de tecidos quentes em um casamento durante a tarde com sol, pode ser um problemão. Em relação as cores, elas que variam de acordo com o horário do casamento: tons mais claros para o dia e escuros para a noite.
• Dress code para os convidados
Mas a preocupação do figurino não deve ser só dos noivos. Amigos e familiares, parte tão importante no dia da celebração, devem estar com roupas apropriadas para aproveitarem sem medo.
Para as mulheres
Para o casamento no campo, o vestido ideal para as convidadas deve levar tons pastéis, estilos florais ou clássico sem excesso de brilho. Xale e pashmina também podem ser utilizadas para se prevenir caso a temperatura mude rapidamente.
Para os homens
Quanto ao figurino masculino, se desprender do tradicional terno e gravata é permitido. Mas vá com calma. “Nada de regata, bermuda ou chinelo de dedos – a não ser que os noivos possuam esse grau de despojamento”, aconselha Viviani. Nessas horas vale sempre pôr em prática o bom senso.
Quanto custa um casamento no campo?
Quando o assunto é locação de buffets e espaços no campo, o preço sai em média a partir de R$ 14 mil. Apesar de não ser um casamento no campo simples e barato, é mais viável do que outras opções de festa nos grandes centros.
Para Viviani, a regra “o mais caro é sempre melhor” não se aplica na escolha do lugar. “O ideal é encontrar um espaço que seja naturalmente lindo, precisando apenas de uma decoração simples para dar um toque. É importante também encontrar um buffet que tenha qualidade e custo acessível”, explica.
Segundo Paula Cascaldi Bianchi, do setor comercial da Fazenda Vila Rica, a questão dos contratos com os fornecedores é determinante no custo da festa.
“O valor vai depender muito do que foi contratado. Em um casamento ao ar livre, o que dificulta é a logística de toda a cerimônia. Trabalho e gasto, entretanto, acabam sendo parecidos.”
Veja mais inspirações no nosso perfil no Pinterest
Seu site de casamento merece ser iCasei
Criar Site Grátis