Amor, respeito, carinho e admiração. Esses são alguns dos ingredientes que sempre estão presentes no dia a dia de casais felizes. Alguns hábitos simples, como dar um beijinho de bom dia ou ouvir o que o outro tem a dizer podem fazer toda a diferença na hora de construir um relacionamento sólido e saudável.

Hábitos de casais felizes
Foto: Shutterstock.com

O que é ser um casal de verdade e feliz?

Para um casal ser feliz, é preciso tempo e dedicação bilateral. “A relação deve ser construída diariamente. Ela amadurece com a convivência, que permite entender a dinâmica do parceiro e descobrir o que pode ser feito para viver em harmonia”, explica a psicóloga Marilene Kehdi.

A profissional destaca que um bom relacionamento deve ser baseado em alguns pilares. Amor, respeito, diálogo e confiança, por exemplo, são alguns sinais de um casal feliz.

Segundo o psicoterapeuta Luciano Passianotto, o ideal é conseguir enxergar o parceiro como ele realmente é, sem expectativas irreais ou fantasias românticas. “Casais felizes entendem as aspirações e desejos um do outro”, comenta.

“Eles compreendem planos, se dedicam e se ajudam a alcançar objetivos. Além disso, agem como se a realização do outro fosse gerar um progresso aproveitável a ambos”, diz o profissional. “Os temas em comum são os mais importantes, pois a experiência de buscá-los e atingi-los juntos é muito gratificante”, completa.

Hábitos de casais felizes
Foto: Shutterstock.com

Dia a dia: 8 hábitos de casais felizes

Alguns hábitos de casais felizes ajudam a deixar o relacionamento mais leve. Eles trazem mudanças positivas para diversos aspectos da vida, desde a convivência até a confiança. Veja oito exemplos:

1. Conversar todos os dias

Conversar bastante é uma das atitudes de um casal feliz. O papo pode variar e os assuntos não precisam ser sempre os mesmo. Quanto mais opções, melhor.

Durante os diálogos, é importante mostrar que você realmente se preocupa com o parceiro. O terapeuta Tadashi Kadomoto, do Instituto Tadashi Kadomoto (ITK), recomenda que o casal deixe o celular de lado enquanto estiver conversando. Com isso, é possível demonstrar mais interesse pelo que a pessoa está falando.

2. Manter o contato físico

Apesar de morarem juntos, alguns casais acabam deixando contatos físicos simples de lado, mas que fazem toda a diferença na vida a dois. Beijos de bom dia e boa noite são sempre bem-vindos. O mesmo vale para os abraços, que passam sensação de segurança e proteção.

“Quando o casal se distancia fisicamente, ele também se distancia afetivamente e emocionalmente”, conta Marilene.

Hábitos de casais felizes
Foto: Shutterstock.com

 

3. Compartilhar sonhos e objetivos

Em um relacionamento feliz, seu parceiro é também o seu maior aliado. “É importante impulsionar o crescimento do outro, incentivando estudo e desenvolvimento, mesmo que isso represente abdicar de algum tempo juntos”, afirma Luciano.

4. Não esquecer das programações a dois

Para a psicóloga Denise Miranda de Figueiredo, do Instituto do Casal, é importante dedicar um tempo para atividades a dois. Nesses momentos, que podem ser semanais ou quinzenais, o casal deve sair de casa para passear como se ainda estivessem na fase do namoro.

“Pode ser um café da manhã juntos em algum lugar bacana, uma pizza à noite ou até uma ida à sorveteria”, diz a especialista. Tudo isso ajuda o casal a se conectar e a sentir como é bom curtir a vida ao lado da pessoa amada.

Hábitos de casais felizes
Foto: Shutterstock.com

 

5. Ter admiração pelo parceiro

Casais felizes mantém viva a admiração que tinham um pelo outro na época do namoro e do noivado. Com o tempo e as conquistas da vida, essa sentimento vai crescendo e ficando ainda melhor.

Segundo Denise, pessoas que estão em relacionamentos harmoniosos costumam valorizar o parceiro quando estão em público. Desqualificá-lo na frente de amigos e familiares está fora de cogitação.

6. Respeitar a individualidade de cada um

A convivência diária permite conhecer diversos tipos de costumes do parceiro. É importante aprender a respeitar a individualidade e lidar com as manias do outro.

“Tomar cuidado quando o outro não estiver bem faz toda a diferença. Nessas situações, o ideal é saber respeitar o espaço dele sempre que for necessário”, diz Marilene.

Hábitos de casais felizes
Foto: Shutterstock.com

 

7. Cuidar da vida social

Uma das dicas para um casal ser feliz é nunca desprezar relações sociais e familiares. Em alguns casos, atitudes como essas podem gerar conflitos e até brigas sérias.

“Um casal que se isola socialmente tende a perder referências importantes”, destaca Luciano.

8. Demonstrar amor com pequenos gestos

Muitas vezes, um gesto simples é tudo que uma pessoa precisa para ficar feliz. Atitudes como lembrar de uma data importante, escrever uma bilhetinho carinhoso e presentear a pessoa com algo especial podem ser a chave para manter uma relação bacana.

“Todas as pessoas têm uma criança carente dentro de si. Por isso, elas precisam de carícias, reconhecimentos, atenção e amor”, comenta Tadashi.

Veja mais no nosso perfil no Pinterest

</>

Tags da matéria

Comentários