As flores são um símbolo de amor, um poderoso instrumento de magia e um dos meios mais encantadores de comunicação e expressão. Os arranjos florais são uma forma de mostrar aos convidados como os noivos são, sua história de amor e todo seu casamento. A decoração é casada com os arranjos, de forma que tudo conversa e compõe o casamento. Se a decoração é mais romântica, as flores são mais delicadas, em cores pasteis. Mas se a decoração é mais moderna, as composições ousadas e com cores fortes prevalecem.
A decoração de casamento é casada com os arranjos – Foto: The Story Box/Reprodução
O tamanho dos arranjos também é influenciado pela decoração. De acordo com Manu Miano, da Fatto Manu, é preciso estar sempre atento se o tipo de arranjo escolhido combina com o restante da ornamentação e da estrutura do espaço. ” O trabalho do artista floral é buscar um conjunto estético e harmonioso, combinando estilo, gosto e o local escolhido para a celebração”, complementou.
Arranjos florais para casamentos na praia devem ser mais leves, mais coloridos e portanto mais baixos – Foto: Fatto Manu/Reprodução
Jeane Costa, diretora de eventos da The Story Box, disse que festas realizadas à noite em um salão tendem a ter arranjos mais altos e flores nobres como orquídeas calas, lírios, tulipas, etc., pois combinam com a suntuosidade e sofisticação do local. Se o casamento for realizado de dia, em um sítio ou na praia, por exemplo, os arranjos baixos são primeira escolha pois o verde do local já complementa a decoração. Arranjos em gaiolas e caixotes também combinam com este tipo de decoração. Neste caso, pode-se usar flores mais rústicas, como margaridas e hortênsias.
Gaiolas e outros acessórios combinam com casamentos ao ar livre – Foto: The Story Box/Reprodução
Mas nem tudo precisa ser igual! Segundo Manu, é necessário ter uma consistência no visual da decoração do evento como um todo. Se a noiva escolheu uma decoração em tons de rosa, não precisa tudo ser rosa, mas os arranjos são escolhidos de acordo com a palheta de cores que possuem rosa. Jeane concorda que a decoração deve estar de acordo com os arranjos. “Uma decoração desconexa irá impactar na percepção dos convidados”, contou.
Para que os arranjos baixos não sumam, devem ser combinados com folhas e flores mais rústicas – Foto: The Story Box/Reprodução
Somos o maior portal de casamentos do Brasil, e nada melhor do que especialistas no assunto para trazer dicas, notícias e tendências desse universo maravilhoso e encantador. Desde 2007 no mercado, mais de 1 milhão de noivos já usaram nossa plataforma.