Revista

Álbum de fotos feito à mão: como funciona?

Saiba mais sobre a tendência de álbum de fotos feito à mão e faça o seu personalizado

As fotos de casamento têm um valor inestimável – elas são o registro de um dos dias mais felizes da sua vida e ajudam a contar a história de uma família que está começando. E se fosse possível guardá-las em um álbum de fotos feito à mão, totalmente personalizado? Essa opção já existe no mercado e é uma ótima (e muito charmosa!) maneira de conservar estas memórias especiais.

Leia também: Fotos de casamento | Dicas para fazer cliques incríveis

Motivada por um problema em seu computador, que quase fez com que perdesse várias fotos, a advogada Maria Helena Pessôa de Queiroz jurou para si mesma que se conseguisse recuperar o material, iria imprimir todas as fotos.

“Eu sempre gostei de montar fotos em álbuns. Mas nem sempre eu gostava daquilo que via pronto. A maior parte das coisas que eu comprava não eram bonitas. Era somente um meio para eu conseguir ter minhas fotos organizadas. Ao longo do tempo, muitas fotos ficaram guardadas no computador, e quando tive o problema com ele, resolvi que imprimiria as imagens, mas que as guardaria de um jeito especial, mais artístico e interessante, em um álbum que pudesse ficar exposto, como um livro de mesa. Após fazer um curso de encadernação, consegui chegar ao resultado que queria e, posteriormente, comecei a vender estes serviços”, conta Maria Helena, que hoje é diretora criativa da marca de papelaria artesanal MH Studios.

Como funciona um álbum de fotos feito à mão?

Existem diferentes formas de trabalhar com álbuns personalizados. No caso de Maria Helena, um álbum de foto feito à mão pode ser com fotos reveladas e coladas ou com as fotos impressas nas folhas. “Os dois são feitos à mão – só que o de fotos impressas tem uma parte que não é feita à mão, pois o miolo é impresso em gráfica.

No álbum de fotos reveladas, as páginas são costuradas uma a uma, o que é um processo super demorado e delicado. Tem pessoas que amam o charme do álbum de foto revelada colada e há outras que adoram a liberdade de fazer o layout muito diferente de fotos como no impresso e a sua durabilidade”, revela Maria Helena

album de foto feito a mao

Foto: divulgação/MH Studios

Leia também: Fotos de casamento: que ordem seguir?

Além da escolha da forma que as fotos serão inseridas, também é possível selecionar o tipo de revestimento da capa, que pode ser em linho ou em couro.

Os noivos também podem optar por itens como bordados com desenhos na capa, aquarela, caligrafia nas folhas internas ou mosaicos.

“É um processo todo artesanal, o que leva bastante tempo. Nossa entrega é feita em 45 dias corridos, mas costuma ser um prazo bem apertado”, afirma Maria Helena.

Os noivos e o processo criativo

Maria Helena conta que há duas formas de ter um álbum de fotos feito à mão. A mais personalizada pode contar com o envolvimento dos noivos. O processo inicia com uma reunião de briefing (que pode ser presencial ou online, caso o casal não resida em São Paulo) .

Nesse momento, os noivos falam sobre suas ideias e junto com Maria Helena chegam à criação artística do modelo de álbum. Há álbuns que contam com bordados que representam o local do casamento ou com algo relacionado à história do casal, por exemplo.

album de foto feito a mao

Foto: divulgação/MH Studios

Leia também: Organização de casamento | Como achar o fotógrafo de casamento

Outra possibilidade é fazer um álbum no modelo pronta entrega, em que os noivos escolhem alguns modelos pré-definidos no site. Eles continuam sendo feitos à mão, mas não têm tanta personalização.

O envolvimento dos noivos com relação à montagem do álbum feito à mão também pode-se dar no momento da escolha das fotos.

“O casal pode selecionar e mandar pra gente na quantidade que o álbum comporta  (para casamento gira em torno de 130). Mas tem gente que não tem paciência ou tempo para escolher e manda todas as fotos pra gente. Aí nós selecionamos e fazemos tudo. Depende muito do casal – tem gente que gosta muito de se envolver e tem gente que nem quer olhar, só quer receber o álbum de fotos feito à mão pronto”, comenta Maria Helena.

Cuidados com a conservação do álbum

Para um álbum de fotos feito à mão, que tem um processo muito mais artesanal, Maria Helena aponta alguns cuidados especiais:

  • A umidade sempre faz com que o produto envelheça mais rápido;
  • Nunca deixar exposto ao sol. Preferivelmente longe, para não desbotar;
  • Pegar o álbum com a mão limpa para não sujar o papel;
  • Nunca colocar peso em cima do álbum diretamente, sem a luva, porque pode deformar a capa.
album de foto feito a mao

Foto: divulgação/MH Studios

Quanto custa um álbum de fotos feito à mão?

Tudo vai depender do modelo escolhido. De acordo com Maria Helena, um álbum completo, a gente montando as fotos, com bordado, seria em torno de R$ 1500 para tudo, incluindo fotos reveladas, montagem e bordado, tudo. Já o álbum de foto impressa no papel fica em torno de R$ 2300.

album de foto feito a mao

Foto: divulgação/MH Studios

Álbum de casamento personalizado

O álbum de fotos feito à a mão é um charme, principalmente por conta da personalização. É possível conseguir esse efeito personalizado em outros materiais e álbuns que não são feitos à mão. De acordo com a Karina, da AmoFotoLivro, essa personalização de álbuns profissionais vai muito além das páginas. “A personalização reflete o que é a cara do casal  e o que eles são juntos”, comenta Karina.

“Além das fotos utilizadas do melhor modo, os detalhes de design estão na escolha da fonte ideal, que vai da clássica a moderna, bem como a foto escolhida para a capa ou o tipo de revestimento. Tais detalhes transmitem a personalidade do casal,  que com criações personalizadas se sintonizam com o projeto do álbum, de uma maneira muito especial”, comenta Karina.

Além, disso, Karina, da AmoFotoLivro, também comenta de outros pontos que fazem toda a diferença na hora de personalizar. “As personalizações podem ser feitas na capa do álbum, bem como na lateral, com a utilização de cores , sombras, degrades, fontes e outros recursos.”.

Segundo Karina, da AmoFotoLivro,  a escolha da capa fotográfica ou os tipos de revestimento – couro, tecido suede, madeira ou acrílico, também podem ser personalizados.

Foto: Divulgação AmoFotoLivro

Fornecedores citados nesta matéria

Sobre:

#
Marina Pastore

Marina Pastore é jornalista e trabalhou na Folha de S.Paulo. Desde 2011, quando começou a organizar seu próprio casamento, se apaixonou pelo assunto e criou um blog, o Vestida de Branco, para dividir ideias, opiniões e dúvidas. Anos depois do seu casamento, ainda adora falar sobre o assunto, ajudar as noivas e com...

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Av. Dr. Chucri Zaidan 1550, 31º - São Paulo - CEP: 04711-130 - CNPJ: 08.762.226/0001-31 © iCasei 2007 - 2020