Duas pessoas diferentes que tomam a decisão de se escolherem para sempre com certeza enfrentarão alguns desafios e possíveis problemas. Por mais semelhante que o casal possa ser, ninguém é igual a ninguém, e aparecerão conflitos relevantes que não podem ser ignorados.
Entretanto, no meio disso, muita coisa sem importância também aparecerá, mas é neste momento que é preciso saber o que realmente importa, e aquilo que vale a pena ser discutido e levado em conta para cuidar do relacionamento.
Veja também: A história e valor do casamento
Casamento é aliança séria, que demanda tempo, cuidado, respeito e investimento. Não é algo descartável ou que facilmente se encerra ou troca, por isso devemos ter convicção da importância da nossa escolha e ser fiel a ela para fazer dar certo. Saber o que é importante para você é uma boa forma de começar.
Entendendo quem você é, será mais fácil se expressar para seu cônjuge, demonstrando suas satisfações e insatisfações – na medida daquilo que realmente importa.
O relacionamento precisa ser cuidado constantemente, com pequenas decisões diárias onde cada um cede um pouco, para que, no final, os dois ganhem a maratona. Se toda mínima diferença for levada à ferro e fogo, aos poucos tudo irá começar a se desgastar, levando o casamento para um lugar perigoso e frio – onde os dois brigam para ver quem ganha mais vezes nas menores discussões.
Veja também: Perfeitamente imperfeito: a vida a dois da realidade
Por isso se questione: a toalha molhada realmente é tão importante? O ketchup aberto na geladeira? Os sapatos pelo chão? Ou, aquilo que realmente importa é a falta de verdade ou a demora em resolver conflitos comunicando o que é sentido?
Não deixe que as coisas mais importantes da vida passem e acabem sem você perceber. Estudamos, trabalhamos e batalhamos muito nessa vida.
Colocamos nossos compromissos e eventos importantes na agenda, mas a maioria das pessoas não agendam momentos intencionais de diversão com sua família, mesmo considerando a família como importante e prioritário!
Veja também: Amor é uma decisão | 3 dicas para praticar esse sentimento
Quantas vezes erramos por falta de atenção? Magoamos nosso cônjuge por um segundo que não foi investido com amor? Chegar todos os dias tarde do trabalho é realmente mais importante do que investir em sua família? O que realmente importa não se compra, não se troca e nem se substitui.
O cansaço do dia-a-dia costuma confundir nossas prioridades, invertendo as coisas na ordem de importância em nossas mentes. Caímos na rotina por conforto, deixamos de cuidar e de amar por falta de atenção. Por isso precisamos sempre nos perguntar se realmente sabemos o que importa em um
relacionamento.
Veja também: Linha de chegada | Veja dicas que vão te ajudar no início da vida a dois
5 dicas para cuidar do seu relacionamento
Dicas práticas para cuidar do que realmente importa poderão te ajudar na hora de cuidar do seu casamento no cotidiano, preste atenção:
1 – Deixe passar discussões simples que não gerarão grandes problemas. Mude de atitude nas coisas que desagradam seu cônjuge, sem lutar pequenas batalhas que parecem sem importância, mas que, somadas, podem derrotar você no final.
2 – Invista tempo fazendo pequenos gestos de amor e carinho durante o dia. Qual é a forma de amar que mais agrada o seu parceiro? Deixe bilhetes, lembre de comprar a comida preferida, elogie e diga palavras de amor com sinceridade e leveza.
3 – Comunique a verdade, sem guardar sentimentos ou mágoas. Seja honesto em dizer coisas que realmente precisam ser ditas, prezando pela honestidade constante no seu casamento.
Veja também: Case com coragem | 10 passos para te ajudar
4 – Se preocupe em fazer constantemente uma autoanálise de como você tem lidado com as diferenças de vocês como casal, como tem cooperado para o bem do relacionamento e como tem amado seu cônjuge.
5 – Escolha amar! Quando os dois lados sempre cedem no casamento é quando o bem estar do casal é visado e a alegria vem, harmonizando os dias e enchendo tudo com amor.
Tomando estas atitudes no dia-a-dia você construirá, degrau por degrau, seu relacionamento em uma rocha firme, com raízes duradouras e fortes que não serão derrubadas por qualquer chuvinha.
Veja também: Unindo as diferenças | Como ter uma relação saudável e respeitar o outro
Olhar para um relacionamento de anos duradouros como uma árvore firme que foi plantada em solo fértil, entendemos que nada se constrói pelo acaso. Uma árvore não cresce do dia para a noite, muito menos um casamento de 60 anos se firma em anos que não foram cultivados.
Entender as prioridades e saber cuidar do que realmente importa é a diferença que vai levar seu casamento para um lugar firme, feliz, de segurança e respeito por anos e anos.
Por que devo ler isso se ainda não casei, ou acabei de casar? Porque melhor do que a intervenção futura, é a prevenção presente! Nunca se preparem quando já deveriam estar preparados!
Seu site de casamento merece ser iCasei
Criar Site Grátis