Entrevista Randy Fenoli | O vestido de noiva ideal
Em sua primeira visita ao Brasil, o estilista das noivas, Randy Fenoli, dá dicas preciosas para encontrar o vestido ideal, divide sua história e conta as novidades que as noivas poderão conferir em maio no Discovery Home & Health
Histórico
Randy nasceu no interior dos Estados Unidos, em uma propriedade rural ao sul de Illinois. Ele é o mais novo de sete irmãos, e aprendeu a costurar sozinho, aos nove anos! Ele nos contou que sua mãe tinha uma máquina de costura, a qual mandava que ficassem bem distante, e um certo dia ela chegou e viu a peça que ele havia criado. Pronto, assim nascia uma paixão pela moda que nem ele mesmo consegue explicar.
Sua paixão pela moda o levou a Nova York, onde estudou no FIT – Fashion Institute of Technology, local em que ganhou diversos prêmios e descobriu seu amor pelas noivas e madrinhas, ou seja, o universo de casamento.
A história com a Kleinfeld vem de longa data. De 2007 a 2012 trabalhou no local como diretor de estilo, em que atendeu mais de 15.000 noivas. Hoje é o estilista mais renomado e conceituado quando o assunto é noiva. Tanto que é um dos protagonistas do reality e agora tem o seu próprio programa com as dicas do que fazer e não fazer no Grande Dia.
Seu trabalho com as noivas, mães, madrinhas e amigas vai muito além da consultoria de estilo. Ele mesmo coloca sua missão como “ensinar, enaltecer e empoderar” as mulheres. Para ele, não existe corpo, idade ou formato ideal. Existem mulheres que descobrem sua beleza natural com a roupa adequada e que molda melhor suas curvas. Cada mulher é única e linda!
Dicas do Randy
Selecionamos 10 dúvidas frequentes de quase todas as noivas para o estilista responder. Confira as dicas do Randy!
1. Como escolher e definir uma boa loja de vestidos de noiva?
O ideal é sempre procurar por uma loja estabelecida (com bom histórico), que tenha uma ampla variedade de vestidos, que ofereça serviço de ajustes e que seja o lugar onde a noiva encontrará tudo que precisa: o véu, os sapatos e os acessórios. As indicações de amigas são sempre uma boa dica. Outro indicativo positivo é o atendimento com hora marcada – isso é indício de consultoria atenciosa e dedicada. Também é preciso olhar com atenção as cláusulas de cancelamento previstas no contrato.
2. Recomendações para os seguintes tipos de corpo:
a. Mignon – Rente ao corpo, linha A, sem alcinhas, corte império – o melhor são as linhas simples, para evitar que a noiva pareça pequena demais dentro do vestido.
b. Altas – Rente ao corpo, linha A, halter ou decotes que acentuem o desenho das clavículas.
c. Silhueta ‘pera’ – Linha A, sem alcinhas, com algo que acentue a parte superior do corpo e disfarce o quadril.
d. Silhueta ‘ampulheta’ – dependerá do que desejar acentuar ou disfarçar.
e. Busto grande – Linha A, vestido tradicional de saia volumosa, decotes em V.
f. Magra – Vestido tubinho ou tipo sereia.
g. Ombros largos – Halter ou decote com ombros caídos e justo na cintura.
3. Quais os tons de branco apropriados para cada tom de pele?
• Pele amarelada – branco diamante
• Pele morena – branco diamante ou marfim
• Pele negra – branco diamante, marfim (porém depende também da cor do cabelo)
4. Qual a porcentagem ideal para o custo do vestido na soma total do orçamento do casamento? E conselhos para noivas com orçamentos limitados?
O vestido geralmente equivale entre 12% e 15% do orçamento total do casamento. Às que estejam com o orçamento justo, sugiro promoções ou vendas especiais.
5. Como é possível transformar um vestido de loja em uma peça única?
Enfeites e pedraria podem ser acrescentados ao vestido. Uma alternativa é complementá-lo com acessórios como um véu ou joias de família.
6. Quais são as principais informações que a noiva deve fornecer ao estilista?
As principais são: local onde serão realizadas a cerimônia e a festa, tema do casamento, visão individual sobre o casamento – sonhos, desejos e planos, orçamento para o vestido, preferências de tecidos e cores. Fotos de revistas que representem o visual que a noiva tem em mente também ajudam.
7. Qual é o melhor momento para comprar o vestido?
De seis a nove meses antes do casamento. Sempre é preferível ir durante a semana e evitar os finais de semana. É preciso levar em consideração que serão realizadas de duas a quatro provas.
8. Quais características ou tecidos do vestido que definem os diferentes estilos de casamentos?
• Casamento Tradicional – modelo: linha A / tecidos: renda, cetim e seda
• Casamento Exótico – modelo: tubo / tecidos: seda, chiffon, organza
• Casamento Contemporâneo – modelo: sereia / tecidos: tafetá ou charmeuse
9. Quais as tendências de moda para casamentos?
Na minha opinião, há três tendências que vem das passarelas nesse ano: o vestido em duas peças, os vestidos mais boho e o vestido curto. Mas cada mulher precisa ver o que veste melhor. Nem tudo que vem da passarela veste a todas as mulheres bem, até porque cada uma tem um biotipo e que geralmente não é o das modelos.
Se uma noiva sonha em usar um vestido princesa, ela pode e isso não é fora de moda! Na praia, por exemplo, indicamos um vestido mais leve, sem um barrado arrastando porque não irá favorecê-la e vai dificultar a locomoção na própria festa. Por isso precisamos saber dos detalhes do casamento, do local para podermos sugerir.
10. Como lidar com a família, amigos e madrinhas na hora de escolher o vestido? (Que acabam confundindo a decisão da noiva)
A protagonista do seu casamento é você! Você é a rainha absoluta e é apenas a sua opinião que importa.
Seu site de casamento merece ser iCasei
Criar Site Grátis