casamentos espanhóis - tradições (5)

 “Chuva com sol, casamento de espanhol!” O ditado popular faz jus aos espanhóis, que realizam o casamento com o sinônimo de evento grandioso, de oportunidade rara de reunir duas famílias inteiras e dois grupos de amigos. Portanto, faça chuva ou faça sol, a festa acontecerá. Segundo Alba Vilches, wedding planner da Y Algo Azul, as festas mais tradicionais são planejadas para no mínimo duzentos convidados. “No mínimo”, garante. De acordo com a wedding planner, nem a crise econômica atravessada pelo país nos últimos anos afetou o mercado. “É evidente que as festas ficaram mais tímidas, mas os espanhóis não abrem mão de dar uma festança para os parentes e amigos”, explica.

A tal festança acontece sempre de tarde. A grande maioria dos casamentos espanhóis é celebrado às sete horas – muito cedo para os costumes espanhóis, que costumam jantar lá pelas onze da noite. A celebração se arrasta pela madrugada e só termina nas primeiras horas da manhã seguinte. A cerimônia, no entanto, costuma ser mais rápida do que no Brasil. Os espanhóis não tem costume de levar damas de honra ou padrinhos para o altar. Apenas o casal percorre o caminho, acompanhado de perto pela mãe do noivo.

casamentos espanhóis - tradições (6)

 Festeiros como os brasileiros, nem a crise européia atrapalha os casamentos na Espanha. Foto: Shutterstock.

Veja também Tradições do casamento na Itália

A noiva veste branco em sinal de pureza. No lugar do véu, é comum que as noivas façam uso da mantilha, que carrega mais detalhes bordados e é passada de geração para geração. “Algumas mantilhas são completamente bordadas. A tradição é que elas passem de geração para geração, mas isso tem mudado. Hoje, as famílias se contentam em bordar mantilhas novas”, explica Alba.

É importante também que a noiva carregue um objeto novo, um velho, um emprestado e um azul. “Importamos este costume da Inglaterra”, diz Alba. O esforço garante sorte para o casal, de acordo com a crença popular.

Alianças trocadas
Achou que carregar a aliança na mão esquerda era verdade universal? Se enganou. De acordo com Julia Ferreira, wedding planner da Momentos, a maioria dos espanhóis usa as alianças de casamento na mão esquerda, mas isso não é regra. “Na Catalunha e na Comunidade Valenciana, por exemplo, os casados ostentam o anel na mão direita”, afirma. Alguns espanhóis de Madri também seguem essa regra.

casamentos espanhóis - tradições (2)

 Para os espanhóis, aliança é na mão direita! Foto: Shutterstock.

Seja onde for, a aliança tem o mesmo significado: união e fidelidade do casal.

Tradições

Durante a cerimônia, era tradicional que o noivo presenteasse a noiva com treze moedas, conhecidas como arras. “Mas isso tem mudado com o tempo. Hoje é mais comum que os noivos troquem essas moedas entre si”, explica Alba.

A saída dos noivos da Igreja pode ser barulhenta. “Não é raro que os amigos soltem fogos de artifício para celebrar o casamento”, diz Julia. Enquanto encaminham-se para o carro, os noivos são cobertos de arroz e pétalas de rosas, que simbolizam sorte e fertilidade.

casamentos espanhóis - tradições (3)

 Muita comemoração na saída da igreja. Foto: Shutterstock.

Depois da cerimônia, o casal espanhol senta-se a uma mesa de seis lugares, reservados para os noivos e os pais. Durante o jantar, os noivos vão de mesa em mesa entregando lembrancinhas para os convidados, como cigarros ou garrafinhas de vinho. Os amigos retribuem com dinheiro, sempre entregue em envelopes.

Veja também Tradições do casamento | Nome na barra do vestido

O noivo, assim como no Brasil, também “vende” aos convidados pedaços de sua gravata. Já a noiva, precisa presentear duas pessoas com seus itens mais valiosos do dia: a liga utilizada no casamento e o buquê de flores – que, ao contrário da tradição de outros lugares, não deve ser arremessado e disputado, mas entregue a alguém especial. “A ideia é que a noiva possa transmitir a alguém especial a sorte que ela teve naquele dia”, explica Alba.

casamentos espanhóis - tradições (1)

  Na Espanha, as noivas não jogam o buquê, e sim entregam para alguém especial. Foto: Shutterstock.

Com tradições diferenciadas ou não, o certo é que os espanhóis adoram uma festa de casamento, assim como os brasileiros.

Veja mais dicas Em busca do vestido de noiva perfeito | Espanha

Tags da matéria

Vai se casar?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades e tendências!