Na hora de ir a um casamento, sempre rola uma dúvida com relação ao que vestir, de que forma presentear ou até mesmo sobre a confirmação de presença. Para evitar qualquer tipo de gafe, preparamos um guia completo com várias dicas para não pisar na bola na hora de ir a um casamento. Confira:

Dicas-de-etiqueta-para-convidados-do-casamento

– Como posso saber quem está convidado para o casamento?

A dica de Célia Leão, consultora de etiqueta, é que os convidados leiam o que está no convite. As regras são:

– Se estiver escrito Sr. e família, estão convidados a esposa e os filhos.

– Se estiver escrito Sr. e Sra., somente o casal está convidado.

– Se estiver escrito apenas o nome de uma pessoa, somente ela está convidada.

Etiqueta-para-convidados-do-casamento
Foto: not on the high street/ Divulgação

– Caso eu não possa ir à festa, devo ligar para o RSVP para avisar?

Não há necessidade. “É possível avisar somente à família”, sugere Célia.

– No RSVP ou no site dos noivos, eles pedem para dizer quantas pessoas irão. É possível incluir alguém? Se um dos convidados que estiverem estabelecidos no convite não puder ir, posso levar outra pessoa no lugar?

Célia alerta que, em nenhum caso, deve-se incluir pessoas a mais. “O convite não é elástico. Não é para substituir pessoas, pois os noivos pensaram em cada pessoa que gostariam que fosse à festa”, destaca.

Convidados-dicas-de-etiqueta-para-o-casamento-quantidade

– Se eu confirmar presença e depois não puder ir, como devo proceder?

Segundo Célia, é uma situação um pouco chata e que só deve acontecer se for realmente necessário, uma vez que o buffet cobra por pessoa. Nestes casos, o ideal é entrar em contato com o RSVP e avisar que não irá comparecer.

A consultora de etiqueta e boas maneiras Angela Pimentel acredita que o importante é sempre se comunicar – seja com a família ou com RSVP. E, assim que puder, vale marcar uma visita aos noivos.

– Eu não poderei ir ao casamento. Preciso enviar presente?

Para Célia, o ideal é comprar o presente mesmo que não possa ir ao casamento.

Convidados-dicas-de-etiqueta-para-o-casamento-presente

– É preciso mesmo comprar um presente da lista? É possível comprar algo que os noivos não pediram?

De acordo com Célia, sim, é possível. Uma boa dica para quem quer lidar com a lista de presentes é que quanto mais cedo comprar o presente, mais elegante. Além disso, no início, há mais opções disponíveis também.

Angela destaca que presente sempre é bem-vindo e os convidados têm livre-arbítrio de escolha. “Nada deve ser imposto”, comenta.

– Posso oferecer dinheiro como presente?

Segundo Célia e Angela, é possível oferecer dinheiro – mas é importante haver liberdade entre as partes, para não haver constrangimento. O que não pode é os noivos pedirem dinheiro.

Convidados-dicas-de-etiqueta-para-o-casamento-o-que-dar

– E se eu estiver com pouco dinheiro, como proceder com relação ao presente?

Na opinião de Célia, é possível utilizar a criatividade caso a grana esteja curta. Mandar flores pode ser uma boa alternativa ou, quando for visitar o casal, vale a pena levar um vinho. Para quem tem dons artísticos, pode ser uma boa fazer o presente – bordar uma toalha, por exemplo.

Segundo Angela, os convidados devem comprar presente de acordo com o orçamento.

– Se os noivos não tiverem lista de presentes, qual é a melhor forma de presenteá-los?

Para Célia, vai muito da intimidade que os convidados têm com o casal. Algo que os convidados podem fazer é perguntar: “Eu pensei em te dar determinado item, você já ganhou?”.

Neste caso, Angela indica entrar em contato com a família ou com os noivos e procurar saber se há alguma opção.

Convidados-dicas-de-etiqueta-para-o-casamento-flores

– Posso levar presente no dia do casamento?

Não é o ideal, segundo aconselha Célia. “Hoje, a maioria das lojas realiza a entrega dos presentes. Embora alguns buffets reservem um espaço para isso, muitas vezes os noivos e seus pais estão preocupados em receber e os locais às vezes não têm segurança para guardar os presentes. Se necessário, o melhor é marcar uma visita posteriormente e entregar o presente”, explica Célia. Angela propõe que o presente seja entregue no endereço do convite.

– Como posso saber o dress code do casamento?

De acordo com Celia, isso irá depender muito do horário e do local do casamento. Se a festa for em um sítio, ao ar livre, o ideal é deixar de lado o longo e o brilho. Vale investir em vestidos com estampas florais e até mesmo em chapéus. Já para um casamento na praia, o dress code é bem menos formal – é possível usar uma rasteirinha, por exemplo. Já para um casamento mais tradicional, em uma igreja mais badalada, aí entram os longos, uma maquiagem mais pesada e até mesmo joias mais brilhantes.

Angela aconselha entrar em contato com o cerimonial, que pode passar algumas dicas ou até mesmo indicar se há alguma cor específica para madrinhas, por exemplo.

Dicas-de-etiqueta-para-o-casamento
Foto: Francois Durand/ Getty Images para Rami Al Ali

– O que eu nunca devo vestir em um casamento?

Célia e Angela alertam que o branco (e tons claros como off-white, pérola, entre outros) deve ser exclusividade da noiva e ninguém deve usar esta cor. Além disso, calça, para mulheres, também não deve ser utilizada.

Para Angela, a regra é sempre ter bom senso. “O dress code vai variar de acordo com a região, horário e perfil de cada casamento. Mas um casamento na fazenda, por exemplo, não quer dizer que as pessoas devem usar traje esporte”, declara.

– Para mulheres, é possível usar preto?

Segundo Célia e Angela, desde que não seja uma madrinha, é possível usar preto, sim.

Convidados-dicas-de-etiqueta-para-o-casamento-vestuario
Foto: Francois Durand/ Getty Images para Rami Al Ali

– Hoje, alguns casais pedem que os convidados não levem o celular ou que mantenham os aparelhos guardados. Por outro lado, alguns noivos criam até hashtags para compartilhar as fotos nas redes sociais. Como devo proceder?

Para Célia, os convidados devem seguir o desejo do casal. “Se os noivos pedem para compartilhar, não há problemas em tirar fotos. Agora, se eles pedirem para deixar o celular de lado, os convidados devem obedecer. Uma coisa que acho um pouco chata é quando a festa nem terminou e já tem várias fotos nas redes sociais. Muitas vezes, as pessoas focam muito em filmar ou fotografar o evento e esquecem do que está acontecendo ali – como o Mick Jagger até pontuou em um show que fez no Brasil”, expõe.

Angela acredita que, muitas vezes, as pessoas perdem um pouco da noção com o uso dos celulares. Por isso, é bom usar com parcimônia – não se colocar na frente do fotógrafo, por exemplo.

Convidados-dicas-de-etiqueta-para-o-casamento-celular

Tags da matéria

Vai se casar?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades e tendências!