dicas de etiqueta - revista icasei Elegância e atitude. Veja como não cometer gafes na escolha do vestido para o casamento.

Foi convidada para uma festa de casamento e não sabe o que vestir? Veja as dicas dos especialistas e escolha o modelo certo para não cometer gafes no Grande Dia dos amigos!

1. Se atente ao comprimento

A escolha do comprimento do vestido está relacionada ao local, horário e estilo da festa de casamento. Todo esse cuidado, explica Roberta Santos, consultora de imagem e sócia da Santté Estilo, além de evitar as temidas gafes fashion, são uma prova de respeito pelo convite recebido. “Se você vai de qualquer jeito, parece desrespeito, por isso, os convidados têm de conhecer o estilo da festa para não fazer feio”, aconselha.

dicas de etiqueta para convidadas - revista icasei (14) Atenção ao comprimento do vestido é uma boa opção para fugir das gafes. Foto: Shutterstock

Quando a convidada opta pelo vestido curto, o ideal, ressalta Flávia Bourtros, assessora de casamento, é que este seja um modelo na altura do joelho, conhecido como longuete ou cocktail dress. A atenção ao comprimento do traje deixa a produção mais sofisticada.

Se os curtos elegantes são aqueles que cobrem até a primeira metade do corpo, Roberta indica que o longo ideal é aquele que vai até o chão, de preferência com uma pequena cauda e cobrindo a ponta do sapato, para seguir a tendência atual super em alta.

dicas de etiqueta para convidadas - revista icasei (8) dicas de etiqueta para convidadas - revista icasei (11)

Vestidos longos são permitidos e arrasam no visual. Modelos do estilista Samuel Cirnansck.

A exceção à liberdade nas regras, diz Flávia, fica por conta do black tie, em que os homens devem ir, obrigatoriamente de smoking e as mulheres de longo, ou se os noivos determinarem o comprimento do traje.

casal em black tie - revista icasei

Para o pedido black tie, vestido longo e terno são exigidos. Foto: Shutterstock.

Veja também 5 Dicas para convidar os padrinhos de casamento | Etiqueta no casamento

2. Se atente ao horário 

De um modo geral, explica Flávia, quando não há nenhuma especificação sobre o dress code da festa, é esperado que os convidados optem pelo social. Se a festa for à noite, é a convidada quem decide se prefere usar um vestido curto ou longo. Para eventos no mesmo estilo, porém durante o dia, a indicação é, preferencialmente, o curto. Os homens, sempre seguem de terno e gravata.

casamento na praia - revista icasei Atenção ao horário e modelo da cerimônia para se vestir é essencial.

Para casamentos diurnos, Flávia indica que as mulheres sempre deem preferência ao curto, mas variações são permitidas e necessárias dependendo da temática da festa. Em um ambiente externo, no campo ou na praia, por exemplo, os vestidos devem ter cores mais claras e estampas florais. Se a opção for pelo longo, são indicados tecidos mais fluidos, para ficar menos formal.

3. Atenção ao que é pedido no convite

Quando o traje pedido for o social completo – mulheres de longo e homens com terno – analisa Roberta, em tempos de moda mais democrática, é permitido usar um longuete, contanto que seja um modelo com um tecido nobre e muito bem trabalhado, com bordados, por exemplo. “Se for usar um curto, tem de ser o vestido, nada de malhinhas ou estampas que deixam o visual muito informal”, completa.

convite para casamento SCards - revista icasei Se vier alguma descrição e traje no convite, não desacate o pedido dos noivos! Modelo da S-Cards.

Veja também Inspiração | Oscar 2015

 4. Brilho sim, mas com moderação

O brilho nos vestidos pode estar presente em casamentos diurnos, indica a consultora da Santté Estilo, sejam eles longos ou curtos, porém é preciso pensar em uma produção mais leve para um visual menos formal, deixando os brilhos mais intensos para a noite.

vestido convidadas casamento - revista icasei (1) vestido convidadas casamento - revista icasei (2)

Brilho sim, mas sem exageiros! Modelos Samuel Cirnansck.

5. Cuidado com os exageros

Qualquer tipo de extravagância no visual, aconselha a consultora da Santté Estilo, deve ser deixada apenas para as pessoas que tenham uma imagem mais fashionista. Ternos sem gravata ou com o nó frouxo, conferem um ar moderno à produção dos homens, sobretudo aos mais jovens, mas se o vestido de suas companheiras não acompanhar o mesmo estilo, pode passar a mensagem errada e parecer uma gafe. Por isso, Roberta indica que, na dúvida, é mais indicado seguir o tradicional.

Kate Moss e Jamie Hince - revista icasei Cuidado para não errar na mão nos elementos fashions. Kate Moss e Jimie Hince.

Além de todas essas informações, aconselham as profissionais, para não passar vergonha na hora da escolha do traje, o bom-senso é o melhor conselheiro.

Tags da matéria

Vai se casar?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades e tendências!