Noiva com brinco de pérola e anel de diamante
Foto: Pinterest / Reprodução

Mergulhar as pérolas nas águas do mar e besuntá-las em azeite. Passar ketchup na prata e ferver a peça com vinagre: quem nunca? Não faltam soluções criativas para limpar e abrilhantar as joias para casamento. Mas será que essas são as melhores maneiras de tratar aquele brinco de família, a pulseira valiosa ou o seu anel de noivado?

Erros e acertos ao lidar com joias para casamento

Com o passar do tempo, o metal das joias pode escurecer. E isso não significa que o ouro ou a prata das peças sejam de baixa qualidade. O próprio suor da pele é capaz de alterar a aparência das joias e de ofuscar o brilho das pedras. Principalmente se elas forem guardadas sujas.

Veja também: 15 dicas para a escolha das Joias de Casamento Clássico

Dicas de joias para casamento

Joias para noivas | Como escolher

Confira o que deve ser evitado e o que você precisa fazer para deixar suas joias para casamento lindas e reluzentes no dia do seu casamento e para todo o sempre :-)

Colar e brinco de pérolas
Pearl Jam
Por se formar dentro de uma concha marinha, a pérola se renova ao entrar em contato com a água salgada, certo? Errado. “Isso é mito”, afirma a designer Renata Bernardo. A especialista explica que a pérola natural é delicada, não gosta de ambientes úmidos e qualquer contato químico pode matá-la. Também vale lembrar que, além da pérola do mar, há pérola de água doce. Independentemente da origem, ambas são muito sensíveis e devem ser tratadas com cuidado. Para dar brilho, uma flanelinha resolve. Embora sejam valiosas, as pérolas não devem ser guardadas em cofres, justamente por causa do ambiente fechado, sem circulação de ar e, geralmente, úmido. Mantenha as peças em lugar arejado e fresco.
Foto: iStock
Anel de noivado de ouro e diamantes
Shine bright like a diamond
Ao contrário da pérola, o diamante suporta quase tudo. Até um banho num produto com amoníaco. Se você estiver segura de que o seu anel é de ouro e diamante, a designer Renata Bernardo dá uma receita que vai deixar a sua peça brilhando. "Ferva meio copo de água, retire do fogo e acrescente uma colher de Ajax. Mergulhe a sua peça e deixe-a imersa até a mistura esfriar. Depois, você pode esfregar com uma escova de dentes macia e passar uma flanelinha para secar." Segundo Renata, a mistura renova o brilho. Mas é indicada apenas para pedras de diamante.
Foto: Pinterest / Reprodução
Noiva com brinco de pérola e anel de diamante
Uma questão de química
Creme hidratante, spray de cabelo, perfume e sabonete devem ser evitados. Por mais que o metal seja resistente, as pedras podem sofrer em contato com a química desses produtos. Coloque as joias só depois que você estiver pronta, perfumada e certa de que o spray de cabelo secou. Na hora de lavar as mãos, retire os anéis. Diferente do que se imagina, o sabonete deixa resíduo nas peças e compromete o brilho.
Foto: Jemma Keech / Reprodução
Pequenas caixas de vidro com joias
Nada de saquinhos de plástico
Não deixe as suas joias no banheiro e muito menos em embalagens plásticas. A umidade é inimiga dos metais e rouba o brilho das peças.
Foto: Pinterest / Reprodução
Caixa de joias
Cada uma no seu quadrado
O ideal é não misturar as suas joias na hora de guardar. Algumas pedras são mais duras e tendem a riscar as mais delicadas. Garras, pontas, entre outros detalhes das joias, podem entrar em atrito quando as peças são guardadas juntas. E as chances de uma delas sair machucada são grandes. Coloque-as em saquinhos de feltro ou de qualquer outro tecido macio. Mantê-las nas caixas originais sempre garante maior proteção. Se não for possível, gavetas com nichos forrados também salvam as peças desse tipo de dano.
Foto: Pinterest / Reprodução
Anéis de ouro com safira em natura
Só para profissionais
Se a sua peça tiver pedras naturais de vários tipos, melhor recorrer a um profissional para dar um trato na joia do seu casamento. As pedras coloridas, como esmeralda e rubi, entre outras, recebem tratamentos específicos e precisam de cuidados especiais. Por isso, se a flanelinha não foi capaz de renovar o brilho dos metais e das pedras, procure o fabricante da joia ou um expert no assunto para fazer a manutenção e recuperação da sua preciosidade.
Foto: Pinterest / Reprodução
Tags da matéria

Vai se casar?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades e tendências!