Quando se fala em maquiagem ideal ou corte e tom de cabelo mais adequados, é impossível não pensar em visagismo. O termo tem origem no francês, na palavra “visage”, que significa rosto, face. Mas, engana-se quem associa o visagismo apenas à make e ao hairstyle. O conceito vai além e envolve todos os detalhes que compõem a identidade visual de uma pessoa.

A consultora de estilo e imagem Li Sousa explica que se trata da arte de criar uma imagem personalizada, de modo que o rosto expresse a essência e as qualidades de forma harmônica e estética. Nesse processo, o conceito também engloba a escolha correta dos acessórios.

A designer Carol Bassi afirma que, ao criar uma joia para noivas, ela busca harmonia. “Mas o visagismo não é só encaixar a peça ao tipo do rosto”. O estilo do casamento, a decoração, o tipo de festa e o vestido também influenciam. “Precisamos olhar para a mulher e entender o que ela quer transmitir”, conta. Isso tem a ver com estilo, personalidade e filosofia de vida. Se ela é clássica, moderna, romântica, ousada, discreta, tímida ou extravagante, as peças podem evidenciar a característica principal. Ou não. “Um vestido muito clássico pode pedir um acessório moderno. Em uma noiva minimalista, a gente pode dar um toque vintage”, diz Carol.

Os contrastes com harmonia são o segredo. Formato de rosto, traços, cor do cabelo, estatura e tom de pele compõem o grupo de características que norteiam a escolha da joia. Para Li Sousa, a análise do rosto é estratégica. “Essa parte do corpo é responsável por 70% do senso de identidade de cada indivíduo”, afirma.

Considerando as dicas das nossas especialistas, listamos, abaixo, como compor um look harmonioso para o dia do casamento.

Joias para cada tipo de noiva rosto e oval redondo
ROSTO E BRINCOS
Rosto redondo ou oval
Aposte nos brincos médios e longos, com design em linhas retas. Peças que remetem ao círculo devem ser evitadas. Pedras podem ser melhor opção do que pérolas. Estilo da moda, os brincos ear cuff, que contornam a orelha, são ótimas alternativas.

Brincos: Carol Bassi / Divulgação; Atriz Kate Hudson Foto: Mike Windle / Getty Images 
Joias para cada tipo de noiva rosto e oval redondo
Joias para cada tipo de noiva - rosto quadrado
Rosto quadrado
Invista em peças com linhas mais circulares e orgânicas para suavizar os traços fortes.

Brincos: Carol Bassi / Divulgação; Atriz Angelina Jolie - Foto: Alberto E. Rodriguez / Getty Images
Joias para cada tipo de noiva - rosto quadrado
Joias para cada tipo de noiva - triângulo invertido
Rosto triângulo invertido
Escolha um pendente com algum volume na parte de baixo do brinco.

Brincos: Carol Bassi / Divulgação; Atriz: Reese Witherspoon - Foto:Mike Windle / Getty Images
Joias para cada tipo de noiva - triângulo invertido
Joias para cada tipo de noiva rosto maxilar largo
Rosto com volume na região do maxilar
Prefira as peças mais estreitas, tanto curtas como longas.

Brincos: Carol Bassi / Divulgação; Atriz: Keira Knightley - Foto: Kevork Djansezian / Getty Images
Joias para cada tipo de noiva rosto maxilar largo
Joias para cada tipo de noiva - rosto fino com traços geométricos
Rosto fino com traços geométricos
As pérolas suavizam a expressão.

Brincos: Carol Bassi / Divulgação; Atriz: Scarlett Johansson - Foto: Pascal Le Segretain / Getty Images
Joias para cada tipo de noiva - rosto fino com traços geométricos
Joias para cada tipo de noiva - cabelo preso ou semi preso
CABELO E BRINCOS
Cabelo preso ou semipreso
Prefira brincos de porte mais discreto. O ear cuff, estilo que tem atraído as noivas, cai muito bem para os penteados que deixam o rosto mais livre.

Brincos: Carol Bassi / Divulgação; Atriz: Blake Lively - Foto: Jamie McCarthy / Getty Images
Joias para cada tipo de noiva - cabelo preso ou semi preso
Joias para cada tipo de noiva - cabelo solto
Cabelo solto
Pode exibir um brinco grande, daqueles com volume maior nas laterais da peça.

Brincos: Carol Bassi / Divulgação; Atriz: Taís Araújo - Foto: Instagram / Reprodução
Joias para cada tipo de noiva - cabelo solto

Colares

Não são todas as noivas que podem usar. Os colares dependem do tipo de corpo e da escolha do vestido. Mulheres de estatura baixa e corpo de contornos mais arredondados e cheinhos devem evitar os colares curtos. Eles podem achatar a silhueta. “Os colares muito próximos do pescoço são indicados apenas para as mulheres longilíneas”, afirma Carol.

De uma forma geral, os longos favorecem mais. No entanto, não deixe de considerar o modelo da roupa. O decote canoa, por exemplo, pede os mais alongados. “Um colar bonito, mais longo, com duas ou três correntes, é vanguardista”, diz Carol. Na opinião da designer, esse tipo de peça pode ter pérolas brancas, coloridas, pedras e até pingentes que remetem à joia de família, como os relicários. “Contas e pérolas também dão identidade à noiva.” A consultora Li Sousa sugere um colar que caia pelas costas para as noivas que apostam em vestidos decotados na parte de trás.

Pele, cabelo e vestido

A pele da brasileira, geralmente, é quente. Portanto, as noivas daqui deveriam apostar mais no dourado. Contudo, a ideia de contraste também funciona. Tanto nas morenas de cabelo escuro quanto nas loiras, o ródio se destaca mais.

Se o vestido for rico em brilhos, bordados ou rendas, deixe os acessórios mais chamativos de lado. As joias leves e discretas são ideais para esses casos.

Na dúvida, invista nas pérolas, que combinam com todos os tons de pele e cabelo. “Elas iluminam o rosto. É incrível”, afirma Carol.

Tags da matéria

Comentários

1 comment

  1.    Responder

    […] “Eu sou uma apaixonada por pérolas. Elas são clássicas e permitem diversas combinações. É possível inclui-las no look da noiva desde a peça de cabeça até a pulseira de pé”, explica a designer de joias Carol Bassi. As pérolas são elementos bastante clássicos mas que se encaixam em qualquer proposta de casamento e noiva. As adeptas ao estilo boho chic, por exemplo, são grandes apostadoras da pedra nas joias escolhidas para completar o look no grande dia. O ideal é sempre pesquisar, testar e optar pelas melhores joias para cada estilo de noiva. […]

Vai se casar?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades e tendências!