Priyanka Chopra and Nick Jonas' 2018 wedding showcased the bride's veil as a standout detail. sparking interest in various veil styles. Ultimately, the best veil length depends on the overall wedding aesthetic and the bride's individual style and comfort. Short veils are versatile and suit simpler gowns, while long veils add drama and elegance, ideal for formal settings. When choosing between short and long veils, consider factors like dress style, venue, and personal preference.
Priyanka Chopra e Nick Jonas casaram em 2018 e um dos detalhes do look da noiva que mais chamou a atenção foi o véu. Isso porque tinha incríveis 22 metros e precisou de cinco pessoas para carregá-lo. Mas você não precisa apostar em uma peça extravagante para arrasar no Grande Dia. Um véu de noiva curto, por exemplo, pode funcionar muito bem. Basta saber escolher!
Foto: Instagram/@priyankachopra
Véu x Mantilha
Antes de falar sobre os estilos, é importante esclarecer uma confusão comum entre as noivas: qual é a diferença entre véu e mantilha? A curadora de marcas internacionais Casamarela explica de forma simples: o véu é confeccionado em tule, enquanto a mantilha é produzida inteiramente em renda.
Em relação ao tecido, é importante destacar que o material usado no acessório deve ser leve e fluido. Rendas e bordados só são permitidos se forem sutis. Isso porque, mesmo que você opte por um véu de noiva curto, tecidos pesados podem causar desconforto durante a cerimônia – e até desmanchar seu penteado!
Foto: Brumley & Wells Photography
Dicas para acertar na escolha
Existem no mercado diferentes tamanhos para véu da noiva. E não há uma regra que determina qual é o melhor. A peça ideal é aquela que valoriza o vestido e faz você se sentir bem, confortável e linda. Algumas dicas, porém, podem facilitar essa decisão.
“Pensar no comprimento do vestido em relação ao acessório é muito importante. Um véu longo não combina muito com o look de um vestido curto, por exemplo. Nesse caso, é mais interessante apostar em um voilette ou um véu de noiva curto”, comenta Julia Santos, assistente de estilo da marca O Amor é Simples.
A dica de ouro é equilibrar o look. É necessário complementar a roupa com o adorno. “Um vestido todo rendado, por exemplo, harmoniza melhor com um véu mais liso, sem tantos detalhes”, revela a especialista.
Foto: Denis Silveira Fotografia
Tipos de véu de noiva
Agora que você sabe que o acessório deve ser escolhido pensando no look do Grande Dia e no seu gosto pessoal, está na hora de conhecer os modelos de véu para casamento. Aqui, separamos os estilos mais usados e explicamos com que tipo de cerimônia eles combinam melhor. Confira!
• Véu longo ou catedral
Ideal para casamentos noturnos que ocorrem em igrejas, este véu, geralmente, possui entre 3 e 5 metros de extensão. De acordo com a Casamarela, é perfeito para as noivas que querem um look imponente, com vestidos bem elaborados e que desejam trazer um toque imperial para sua imagem.
Foto: Marie Violet Photography
• Véu ponta de dedo
Como o próprio nome revela, esse modelo de véu é caracterizado por seu comprimento, que vai até a ponta dos dedos da noiva. “É um acessório mais versátil, que combina com os mais diversos modelos de vestidos e estilos de celebração”, afirma Julia.
Foto: Mason Neufeld Photography
• Véu cotovelo
É um véu de tamanho médio, que funciona muito bem em cerimônias ao ar livre, mini weddings e casamentos menos tradicionais. Isso porque seus cerca de 65 cm de comprimento – que, muitas vezes, coincide com a altura da cintura – facilitam o caminhar da noiva. “Fica lindo com a maioria dos vestidos, com exceção de modelos com longa cauda”, alerta Julia.
Foto: Clayton Austin
• Véu de noiva curto
O véu de noiva curto vai até a altura dos ombros e dá destaque para o rosto. Segundo a Casamarela, é mais usado por mulheres modernas, que buscam um ar cool e despojado ao look. “Fica lindo com modelo tomara que caia e também com vestido de noiva curto”, complementa Julia.
Foto: Kate Jackson
• Voilette
Carregados com um ar vintage, são véus que não passam do queixo e lembram os fascinators tão adotados em casamentos da realeza britânica. “Podem ser usados cobrindo o rosto inteiro ou apenas uma parte. Combinam com vestidos sofisticados e ecléticos”, conta a especialista da O Amor é Simples.
Foto: Rossini Photography
E a grinalda, o que é?
A grinalda nada mais é do que um dos acessórios para cabelo de noiva. Pode ser coroa, tiara, pente ou presilha. O importante é que cumpra seu objetivo, que é unir o véu ao penteado – e garanta que tudo fique no lugar até o final da cerimônia
Para escolher a melhor peça, o ideal é pensar na fórmula: penteado + véu ou mantilha + vestido. O conjunto todo deve estar em harmonia. Também vale olhar o horário do casamento. “À luz do dia, grinaldas sem muitas pedrarias e de flores são ótimas opções”, conta Julia.
Foto: Amy Arrington Photography
Véu de noiva: significado
Além de ser um acessório da noiva, o véu tem muita história por trás. Tanto na Grécia quanto na Itália, a peça era usada como uma proteção contra a inveja e os maus espíritos. A diferença é que as romanas optavam por um modelo de cor vermelha ou amarela.
“Hoje, o significado que o véu pode ter fica a critério da noiva e suas crenças”, aponta Julia. “Tem quem não abra mão do acessório por ser um item clássico e quem o modernize, dando um toque pessoal que combine com sua personalidade e o estilo da cerimônia”, finaliza.
Foto: Sophie Kaye Photography
Veja mais inspirações e tipo de véus de noiva no nosso perfil no Pinterest