Véu de noiva curto, longo e mais | Como escolher o melhor?
Especialistas apontam qual look combina mais com o modelo de véu de noiva curto, longo, cotovelo, ponta de dedo e voilette
Priyanka Chopra e Nick Jonas casaram em 2018 e um dos detalhes do look da noiva que mais chamou a atenção foi o véu. Isso porque tinha incríveis 22 metros e precisou de cinco pessoas para carregá-lo. Mas você não precisa apostar em uma peça extravagante para arrasar no Grande Dia. Um véu de noiva curto, por exemplo, pode funcionar muito bem. Basta saber escolher!
Véu x Mantilha
Antes de falar sobre os estilos, é importante esclarecer uma confusão comum entre as noivas: qual é a diferença entre véu e mantilha? A curadora de marcas internacionais Casamarela explica de forma simples: o véu é confeccionado em tule, enquanto a mantilha é produzida inteiramente em renda.
Em relação ao tecido, é importante destacar que o material usado no acessório deve ser leve e fluido. Rendas e bordados só são permitidos se forem sutis. Isso porque, mesmo que você opte por um véu de noiva curto, tecidos pesados podem causar desconforto durante a cerimônia – e até desmanchar seu penteado!
Dicas para acertar na escolha
Existem no mercado diferentes tamanhos para véu da noiva. E não há uma regra que determina qual é o melhor. A peça ideal é aquela que valoriza o vestido e faz você se sentir bem, confortável e linda. Algumas dicas, porém, podem facilitar essa decisão.
“Pensar no comprimento do vestido em relação ao acessório é muito importante. Um véu longo não combina muito com o look de um vestido curto, por exemplo. Nesse caso, é mais interessante apostar em um voilette ou um véu de noiva curto”, comenta Julia Santos, assistente de estilo da marca O Amor é Simples.
A dica de ouro é equilibrar o look. É necessário complementar a roupa com o adorno. “Um vestido todo rendado, por exemplo, harmoniza melhor com um véu mais liso, sem tantos detalhes”, revela a especialista.
Tipos de véu de noiva
Agora que você sabe que o acessório deve ser escolhido pensando no look do Grande Dia e no seu gosto pessoal, está na hora de conhecer os modelos de véu para casamento. Aqui, separamos os estilos mais usados e explicamos com que tipo de cerimônia eles combinam melhor. Confira!
• Véu longo ou catedral
Ideal para casamentos noturnos que ocorrem em igrejas, este véu, geralmente, possui entre 3 e 5 metros de extensão. De acordo com a Casamarela, é perfeito para as noivas que querem um look imponente, com vestidos bem elaborados e que desejam trazer um toque imperial para sua imagem.
• Véu ponta de dedo
Como o próprio nome revela, esse modelo de véu é caracterizado por seu comprimento, que vai até a ponta dos dedos da noiva. “É um acessório mais versátil, que combina com os mais diversos modelos de vestidos e estilos de celebração”, afirma Julia.
• Véu cotovelo
É um véu de tamanho médio, que funciona muito bem em cerimônias ao ar livre, mini weddings e casamentos menos tradicionais. Isso porque seus cerca de 65 cm de comprimento – que, muitas vezes, coincide com a altura da cintura – facilitam o caminhar da noiva. “Fica lindo com a maioria dos vestidos, com exceção de modelos com longa cauda”, alerta Julia.
• Véu de noiva curto
O véu de noiva curto vai até a altura dos ombros e dá destaque para o rosto. Segundo a Casamarela, é mais usado por mulheres modernas, que buscam um ar cool e despojado ao look. “Fica lindo com modelo tomara que caia e também com vestido de noiva curto”, complementa Julia.
• Voilette
Carregados com um ar vintage, são véus que não passam do queixo e lembram os fascinators tão adotados em casamentos da realeza britânica. “Podem ser usados cobrindo o rosto inteiro ou apenas uma parte. Combinam com vestidos sofisticados e ecléticos”, conta a especialista da O Amor é Simples.
E a grinalda, o que é?
A grinalda nada mais é do que um dos acessórios para cabelo de noiva. Pode ser coroa, tiara, pente ou presilha. O importante é que cumpra seu objetivo, que é unir o véu ao penteado – e garanta que tudo fique no lugar até o final da cerimônia
Para escolher a melhor peça, o ideal é pensar na fórmula: penteado + véu ou mantilha + vestido. O conjunto todo deve estar em harmonia. Também vale olhar o horário do casamento. “À luz do dia, grinaldas sem muitas pedrarias e de flores são ótimas opções”, conta Julia.
Véu de noiva: significado
Além de ser um acessório da noiva, o véu tem muita história por trás. Tanto na Grécia quanto na Itália, a peça era usada como uma proteção contra a inveja e os maus espíritos. A diferença é que as romanas optavam por um modelo de cor vermelha ou amarela.
“Hoje, o significado que o véu pode ter fica a critério da noiva e suas crenças”, aponta Julia. “Tem quem não abra mão do acessório por ser um item clássico e quem o modernize, dando um toque pessoal que combine com sua personalidade e o estilo da cerimônia”, finaliza.
Veja mais inspirações e tipo de véus de noiva no nosso perfil no Pinterest
Seu site de casamento merece ser iCasei
Criar Site Grátis