Vestido de noiva com renda | Como acertar na escolha
Especialistas da moda dão dicas para você encontrar o vestido de noiva com renda ideal de acordo com seu estilo e a cerimônia
O vestido de noiva com renda é um clássico atemporal. E, o melhor, combina com diferentes cerimônias. Pode ser usado tanto em casamentos tradicionais, como os vestidos da realeza de Grace Kelly e Kate Middleton, ou aparecer em celebrações moderninhas.
Com tantas opções versáteis no mercado, não será uma tarefa difícil encontrar o seu modelo ideal. Você só precisa determinar o estilo da renda, o formato do vestido, se será um, vestido de noiva com renda simples, ou um vestido de noiva com renda francesa, ou quem sabe vestido de noiva com renda e tule, por exemplo, e ir direto para o altar.
Foto: Pinterest / Reprodução
Porque escolher um vestido de noiva com renda
A maior vantagem de optar por um vestido de noiva com renda é que ele bem versátil.
“Não existe uma regra específica para o tipo de casamento em que se pode usar renda. Ela pode ser adaptada para qualquer cerimônia. O que vai ditar o estilo é o corte do traje. Ele, sim, deve estar de acordo com o evento como um todo”, diz a estilista Mariana Kuenerz.
Outro benefício que vale destacar sobre a escolha da renda é que ela não é um tecido inteiro. Ou seja, não há necessidade de fazer um vestido completamente rendado.
“A renda permite que possamos recortá-la e aplicá-la da forma que quisermos, criando desenhos e novas formas. É um trabalho de arte”, comenta Mariana.
Foto: Bruno Stuckert
A melhor renda para cada tipo de festa
A renda pode ser rústica, bordada, clássica, ter estampa moderninha e muito mais. O leque de opções é enorme.
Por isso, é importante pensar no estilo do seu casamento e na sua personalidade para poder encontrar a renda perfeita entre as diferentes famílias e categorias do material.
Para casamentos no campo
Para os casamentos ao ar livre e no campo, o indicado é ter um vestido de noiva com renda mais rústica, num estilo boho. Aqui, as estampas mais indicadas são alençon e flores 3D. Esta última, inclusive, foi escolhida para o casamento de Niina Secrets e Guilherme Oliveira.
Foto: Somos Fratelli
Para casamentos na praia
Já em festas na praia, é recomendado usar renascença ou guipure, que são mais fluídas e podem render um belo modelo de vestido de noiva simples e elegante para o Grande Dia.
Foto: Raul Aragão
Para casamentos clássicos
“Como as cerimônias noturnas tendem a ser mais clássicas, o recomendável é usar os materiais tradicionais e delicados. A renda chantilly é a mais clássica e mais cara entre todas. Porém, é possível usar variações deste tecido francês para se adequar ao orçamento da noiva”, afirma Letícia Baranhano, estilista da marca Solaine Piccoli.
Foto: Gouveia Photo Art
Para casamentos no civil
Caso você não tenha uma cerimônia religiosa e está pesquisando por um vestido para casamento civil, uma opção pode ser o vestido de noiva de renda curto, que dá um toque romântico e ao mesmo tempo produzido para a ocasião.
Foto: Pinterest / Reprodução
Preste atenção no forro do vestido
Ainda vale ressaltar que, quando o assunto é renda, o forro do vestido tem papel importante e precisa ser pensado com cuidado.
“Para combinar com as rendas mais modernas, sejam rústicas ou delicadas, gosto de trabalhar com organza ou musseline de seda, que são leves e possuem um movimento lindo. Já nas rendas mais clássicas e imponentes, prefiro zibeline e cetim de seda”, revela a estilista Carol Hungria.
A única restrição em relação ao forro são os tecidos já trabalhados. Os brocados ou texturizados podem não funcionar tanto quando combinados com a renda.
Foto: Ju Kneipp/Solaine Piccoli
Para incrementar o vestido de noiva com renda
Se você optou pelo vestido de noiva com renda, mas acha que apostar apenas no desenho vai deixá-la muito simples no seu Grande Dia, saiba que é possível incrementar a roupa com cristais, pérolas, vidrilhos, paetês e uma infinidade de outros materiais.
“Muitas vezes bordamos a renda com estes materiais porque eles valorizam ainda mais o tecido”, explica Mariana. Mas lembre-se: em casamentos durante o dia prefira os bordados foscos. É que, quanto mais cedo e despojado for o evento, menos brilho é recomendado aplicar.
Foto: Reprodução/Pinterest
O véu ideal
Já que o vestido de noiva com renda é muito trabalhado, o ideal é não carregar tanto nos complementos do look.
“Se o vestido tiver muita informação, prefira um véu liso ou uma mantilha com pouca renda. Agora, se o traje for mais clean, está permitido usar uma mantilha mais rebuscada, com pérolas, cristais salpicados ou borda parecida com a renda usada no vestido”, conta Mariana.
Preste atenção nos acessórios
Esta regra também vale para os acessórios. Se o vestido tiver muita renda e muitos detalhes, eles devem ser mais discretos e delicados. Mas não se preocupe. Existe uma série de acessórios para noivas que unem beleza e bom preço disponíveis no mercado.
Cuidados com a escolha do sapato
Em relação ao sapato, a escolha vai depender do estilo da noiva e da cerimônia.
“Se ela fizer o estilo mais princesa, por exemplo, pode querer usar um sapato também de renda ou liso. Mas caso ela seja mais moderninha e vai casar na praia, pode até ser uma rasteirinha, pois tem tudo a ver com o clima”, comenta Carol.
Foto: Pinterest / Reprodução
Seu site de casamento merece ser iCasei
Criar Site Grátis
Amei todas as dicas
Ahh, que bom, Ivana! Ficamos muito felizes!
Um beijão!