Recém-casados | 7 dicas para cultivar um relacionamento saudável
Psicólogas dão conselhos para que os recém-casados consigam construir uma relação feliz e duradoura; confira
Todos os recém-casados levam um tempo para se adaptar à rotina a dois. A duração desse período, porém, pode variar de casal para casal. “Quem é mais flexível tende a ter uma absorção melhor e mais rápida dessa mudança”, aponta Aline Melo, psicóloga do Grupo São Cristóvão Saúde.
Se você se casou recentemente e está tendo dificuldades para lidar com as manias do outro, separamos dicas que vão tornar o seu relacionamento mais leve. Até porque a fórmula do sucesso para construir uma relação duradoura é contar com a espontaneidade e momentos genuínos de felicidade.
Veja também: Recém-casados | 5 dicas básicas para se adaptar à vida a dois
Os primeiros meses são os mais difíceis?
De acordo com Marina Simas, psicóloga e sócia-diretora do Instituto do Casal, os primeiros meses são os mais complicados em um casamento porque a dificuldade de adaptação está relacionada com a personalidade do brasileiro.
“Temos uma cultura muito interessante em que os noivos, geralmente, só saem de casa após o casamento. Assim, quando eles se colocam na vida a dois, com hábitos totalmente diferentes do parceiro, é muito fácil ter conflitos”, explica a especialista.
O convívio diário é responsável por trazer à tona vários gostos, comportamentos e formas de agir que não são reconhecidos nos períodos de namoro e noivado. Mas isso nem sempre é ruim. “Ao mesmo tempo em que se exige flexibilidade e adaptação, também é uma possibilidade de estreitar e consolidar ainda mais os laços de amor já existentes no casal”, garante Aline.
Veja também: Briguinhas bobas: como lidar com esses momentos do relacionamento?
7 ingredientes que os recém-casados devem ter na relação
Todo relacionamento passa por conflitos. Isso é natural e não deve ser encarado como o fim do mundo. Mesmo assim, algumas dicas para construir um casamento que vai longe são sempre bem-vindas.
1. Adaptação
Antes de vocês casarem, cada um tinha sua própria rotina. Só que nem sempre elas eram similares. “Estar aberto a essas mudanças e criar os próprios hábitos, horários e rotina do casal, exige uma disposição a adaptar-se e buscar a melhor maneira de conciliar a vontade de ambos”, comenta Aline.
2. Flexibilidade
Este item está ligado à adaptação. Isso porque lidar com uma nova rotina e novas tarefas pode gerar impacto no convívio do casal. Saber encontrar o equilíbrio é a chave para conseguir se adequar a essa mudança.
Veja também: De malas prontas: como lidar com a mudança para a casa nova?
3. Individualidade
A individualidade tem seus benefícios e pode ajudar no relacionamento. “Como o convívio do casal passa a ser intenso, muitas vezes, eles acabam perdendo um pouco de sua privacidade. A longo prazo isso pode gerar certo prejuízo. Identificar tal ponto é importante para preservar a saúde emocional dos dois”, afirma Aline.
4. Diálogo
O diálogo sempre será o melhor caminho para qualquer tipo de conflito ou dificuldade. “Expor ao outro como você se sente, o que o incomoda e o que precisam trabalhar para que o relacionamento dê certo, seja na fase de recém-casados ou ao longo da consolidação da relação, é um hábito muito benéfico”, revela a psicóloga do Grupo São Cristóvão Saúde.
5. Intimidade
Poder ser livre junto ao seu companheiro é uma delícia! “Muitas vezes, porém, os casais esquecem que é necessário manter a sedução, além de investir no carinho e na conquista diária do parceiro. Assim, é importante trabalhar para que a rotina não devore o prazer e os momentos que eram tão esperados durante o namoro”, diz Aline.
6. Respeito
Quando os recém-casados se admiram e torcem pelo sucesso um do outro, o relacionamento se torna muito mais saudável e gostoso. “Ambos precisam ter voz ativa na relação. Quando há imposição demais, em algum momento virá a crise”, alerta Marina.
7. Amor
No dia a dia, o amor é muito mais do que o romantismo. De acordo com Aline, amor é a insistência diária, é suportar alguns períodos turbulentos para que a relação dê certo. “Você tem que demonstrar que está ao lado do outro porque ele é importante”, ressalta.
Veja também: Casamento blindado | 5 dicas para lidar com as manias do outro
Dicas para superar a fase inicial com facilidade
Quando o assunto é recém-casados, o significado do relacionamento é que eles já trocaram as alianças. Mas algumas atitudes antes de firmar tal compromisso podem tornar essa fase inicial mais leve.
“Os casais podem utilizar o namoro para alinhar expectativas e fazer um teste. Isso porque, quando esse processo começa antes do casamento, a adaptação costuma ser mais fácil”, conta Marina.
Segundo a psicóloga do Instituto do Casal, questões extremas, como não querer ter filho ou sonhar em estudar fora do Brasil, sempre devem ser discutidas antes. “Esses e muitos outros fatores precisam ser conversados de forma espontânea”, diz. Lembre-se: é melhor saber antes quais são os planos do parceiro em relação ao futuro do que ser pego de surpresa depois.
Veja mais no nosso perfil no Pinterest
Seu site de casamento merece ser iCasei
Criar Site Grátis