Revista

Perfeitamente imperfeito: a vida a dois da realidade

Confira 8 dicas práticas para viver um noivado e casamento perfeitamente imperfeito

O sonho do casamento que envolve as pessoas por toda a vida, possui um peso de perfeição que é carregado por muitos sem nenhuma necessidade. Filmes de romance trouxeram uma mentalidade de que uma vida conjugal saudável precisa ser livre de conflitos e desentendimentos, fazendo com que uma família perfeita se pareça com um comercial de margarina, onde todos sorriem roboticamente e nunca existe discordância.

Veja também: Amor é uma decisão | 3 dicas para praticar esse sentimento

Foto: Shuttetstock

Precisamos reconhecer este pensamento como algo fantasioso. É focando na realidade que entendemos que, no meio da imperfeição é que habita a perfeita felicidade, com um casal que se ama, se respeita e, no meio das dificuldades e diferenças, encontra uma base sólida para se firmar e não permitir que a tempestade leve tudo construído até ali.     

Não existe casamento perfeito, mas você pode ter um casamento feliz e abençoado. E para isso, precisamos entender onde começou a mentalidade em busca de uma perfeição irreal, e a forma como enxergamos o casamento, e mudar a ótica, trazendo-a para a vida real, tirando o foco dos sonhos romantizados inspirados em filmes, livros e comparações, e focando na verdade. 

Além do peso de perfeição que existe acerca da vida conjugal, um outro peso se instaura diante da preparação do casamento, o noivado, que é tão conhecido como uma fase de preocupação e muita ansiedade.

Veja também: Linha de chegada | Veja dicas que vão te ajudar no início da vida a dois

Foto: Shutterstock

Mas, engana-se quem pensa que este lugar de ansiedade e desespero precisa ser uma regra e que toda preparação de casamento precisa ter nervosismo e preocupação. A verdade é que este é um momento de alegria, que antecede o momento que marcará duas vidas para sempre, abrindo-as para o melhor momento da vida: o casamento. 

Precisamos normalizar a busca por um noivado leve e sem ansiedade, com a segurança no processo vivido pelos noivos até aqui, e andando em direção ao grande dia com leveza e alegria, para entrar no casamento com a certeza de que a perfeição é um mito, e que, pessoas imperfeitas, com os propósitos e corações alinhados, respeito e amor, viverão seu “felizes para sempre” com grande satisfação.

O perfeito está no cotidiano, nas decisões constantes em amar, em viver a vida com alegria e escolher sempre buscar o melhor caminho em companheirismo com seu cônjuge, resolvendo todas as diferenças.  O perfeito está na base onde se fundamenta o casamento, que é Deus, o criador do casamento. 

Veja também: Case com coragem | 10 passos para te ajudar

Foto: Shutterstock

8 Dicas práticas para viver um noivado e casamento perfeitamente imperfeito

Tenha leveza no processo, ande em alegria, constantemente celebrando seu relacionamento;

– Entenda que o casamento firma uma aliança de amor e companheirismo que vai durar para sempre;

– Foque nas virtudes mais que os defeitos. Honrar é reconhecer, valorize e celebrar as virtudes acima dos defeitos. Honra traz união, benção e vida. 

– Seja paciente nos defeitos de criação do seu companheiro(a), sendo catalizador nas cicatrizes do passado, buscando juntos a transformação do caráter. 

Foto: Shutterstock

Veja também: Unindo as diferenças | Como ter uma relação saudável e respeitar o outro

– Coloque-se no lugar do seu companheiro(a), tentando entender a forma que ele pensa. Tenha empatia e compaixão, seja flexível e resiliente. 

– Cuidado na forma com que fala com seu companheiro. Não é o “o que” você fala, mas a “forma que fala” que pode machucar e ferir quem você ama. 

– Lute pelo seu relacionamento e mantenha o foco no seu propósito de vida, para sua família.

– Saiba onde está fundamentando, o seu casamento. Quais são os princípios e valores que seu casamento precisa ter para que a partir desta base você construa o seu casamento. 

Noivos, se alegrem na decisão que vocês tomaram, certos de que escolheram a pessoa certa. Vocês estão prestes a entrar na melhor fase da vida, portanto vivam este tempo com leveza e felicidade, livre de um peso que busca perfeição num relacionamento, com a visão focada em uma vida real repleta de felicidade. 

Foto: Shutterstock

Sobre:

#
Lucas Hayashi

Pastor da Zion Church em São Paulo, mestre em ciências pela UNIFESP. Casado há 14 anos com Jackeline Hayashi, juntos lideram o ministério de crianças “Geração 5.2” e suas famílias. Professor da Escola Dunamis nas disciplinas de família e relacionamento. Tem sonho de ver famílias sendo construídas de form...

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Av. Dr. Chucri Zaidan 1550, 31º - São Paulo - CEP: 04711-130 - CNPJ: 08.762.226/0001-31 © iCasei 2007 - 2021