A escolha das alianças de noivado é um dos momentos mais especiais do início da vida a dois. Muito além de acertar no modelo, existe o comprometimento de que o casal irá usar aquele anel pelo resto da vida. Para que você não se arrependa da escolha, mostramos os modelos mais procurados pelos noivos nas joalheiras brasileiras.

mao-de-casal-com-par-de-aliancas-de-noivado
Foto: Divulgação/Dia da Aliança

 

Como escolher as alianças de noivado perfeitas

A principal dica para escolher as alianças de noivado perfeitas é: vá com seu par. É que, dessa forma, os dois podem optar sobre o modelo mais confortável e que mais gostam. Agora, caso o noivo seja do tipo que gosta de fazer uma surpresa, o melhor é comprar um solitário e entregá-lo no pedido de casamento. Depois, vocês reservam um dia para escolher a joia que será usada pelos dois.

Por enquanto, as alianças clássicas continuam sendo as mais assertivas. “Uma joia que acompanhará o casal por tantos anos e situações deve permanecer sempre bela e não sofrer com tendências de moda”, diz Geraldo Carrara, learning specialist da joalheria Tiffany&Co. “Hoje, porém, existem vários estilos em diferentes metais, como ouro amarelo, rosa e platina, com ou sem diamantes. Com a certeza de que há o modelo perfeito para cada casal”, completa.

Aliança de casamento modelos mais usados
Foto: India Earl

E os modelos? Por qual optar?

A favorita dos noivos, entretanto, é a aliança de noivado em ouro branco e lisa. “Este modelo é visto por todos em novelas, filmes e comerciais. Assim, a imagem torna-se mais marcante para o casal porque transmite a essência do que é um casamento”, conta Maurício Moreira, coordenador de marketing da Casa das Alianças.

De acordo com Maurício Moreira, coordenador de marketing da Casa das Alianças, atualmente os noivos têm mais liberdade para escolher o que combina com a personalidade deles sem perder em qualidade e beleza do material. No entanto, a favorita ainda continua sendo a aliança dourada. “A aliança de noivado prata é a única que deve ser evitada. Isso porque ela é mais usada como aliança de namoro e não combina com o tipo de compromisso que você e seu amor estão assumindo”, diz.

Leia mais: Dicas para levar as alianças no casamento

 

Aliança de casamento como escolher a perfeita
Foto: iStock

Os modelos tradicionais

Sim, as alianças de noivado tradicionais são as favoritas dos casais. Mas, sabia que existem vários modelos dentro do formato clássico? A variação fica por conta dos materiais e desenhos. E mais: como, normalmente, não levam diamantes, possuem um custo-benefício atrativo aos noivos.

  1. Meia-cana – Essa aliança é a mais tradicional. Tem a face externa arredondada e a interna reta. Pode ter diferentes espessuras, indo da “gordinha” até a “magrinha”. Porém, a H.Stern alerta: o ouro é um metal maleável e as joias muito finas podem entortar com o uso. Neste modelo também é possível incluir um pequeno brilhante no centro.
    par-de-aliancas-de-noivado-de-ouro-lisas-casa-da-alianca
    Foto: Divulgação/Casa das Alianças

     

  2. Contour – Também chamada de anatômica ou boleada, esta aliança é arredondada por dentro. É um formato mais confortável porque reduz o contato com a pele e ajuda na circulação de sangue. Por fora, pode ser arredondada ou reta, com acabamentos facetados ou desenhados. Tem várias larguras e espessuras.
    par-de-aliancas-douradas-da-hstern
    Foto: Divulgação/H.Stern

     

  3. Plana – Popularmente chamada de aliança de noivado quadrada, esta joia possui todas as faces retas: é plana no lado externo, na parte interna e nas laterais. Conta com diferentes larguras e espessuras. Também é possível cravejar pequenos brilhantes na estrutura.
    par-de-aliancas-douradas-com-formato-plano
    Foto: Divulgação/H.Stern

     

  4. Trio – Quem quer fugir dos clássicos sem perder o toque tradicional, este modelo é uma boa pedida. A aliança tripla entrelaça três alianças meia-cana. Outra característica é que são três tipos de ouro: uma joia de ouro branco, uma de ouro amarelo e uma de ouro vermelho.
    alianca-de-noivado-cartier-tripla-em-ouro-tres-cores
    Foto: Divulgação/Cartier

     

  5. Bodas – A aliança para bodas mistura ouro amarelo e branco. Para comemorar as bodas de prata (25 anos) é costume comprar uma joia com base de ouro amarelo e uma faixa central de ouro branco. Existem modelos lisos ou com desenhos e texturas. Para as bodas de ouro (50 anos), ocorre o inverso: base de ouro branco e faixa amarela.

    par-aliancas-de-aliancas-para-bodas-de-prata-e-ouro
    Foto: Divulgação/Dia da Aliança

 

Para quem quer sair do básico

Na contramão do cenário geral, existem noivos que buscam por alianças mais customizadas. A ideia é que a peça tenha mais significado, que ela carregue algo particular de cada um dos eternos namorados.

Na Casa das Alianças, por exemplo, o modelo “Alianças Forever” permite que os noivos gravem as digitais dos dedos na parte interna da joia. Na prática, o atendente da joalheria capta a digital com um leitor biométrico e envia para ser gravada na peça. Ainda dá para colocar o nome do amado, a data de casamento e uma frase com até 15 caracteres.

par-de-aliancas-com-digital-gravada
Foto: Divulgação/ Casa das Alianças

 

Já no espaço Dia da Aliança, os casais fabricam a própria aliança de casamento. “Nossa ideia é ampliar a experiência de comprar a joia. Queremos que os noivos criem uma peça única, que represente a trajetória deles”, revela a joalheira Bárbara Guth. “A grande maioria das alianças feitas aqui é de ouro branco com diamante. Mas já vi peças com água marinha, turmalina paraíba, rubi, topázio, esmeralda”, diz.

mulher-mede-tamanho-de-alianca-de-noivado-para-confeccao
Foto: Divulgação/Dia da Aliança

 

Quando o assunto é aliança de noivado fora do tradicional, o que reina é a criatividade. Os noivos podem deixar a imaginação fluir e escolher aquilo que mais tem seu estilo. Segundo a assessoria da H.Stern, tem até noivo que curte colocar um brilhante cognac na joia.

As alianças de noivado mais procuradas

Sejam personalizadas ou tradicionais, tem sempre aquelas joias que estão entre as mais procuradas e nunca saem de moda. A aliança de noivado Vivara mais vendida é da coleção Bold. A peça é confeccionada em ouro amarelo 18 quilates e possui 3 mm de altura. Segundo a marca, é perfeita para casais que prezam pela elegância e por laços eternos. A referência da peça é AN00046644.

mao-de-mulher-exibe-alianca-de-noivado-da-vivara
Foto: Divulgação/Vivara

 

Já um modelo de aliança de noivado da Casa das Alianças que tem feito bastante sucesso mistura ouro e prata. A estrutura interna é robusta, feita em prata e, por cima, é aplicada uma chapa de ouro 18 quilates. É uma aliança de noivado barata, já que o grande volume de metal é a prata. “Pode ser uma ótima opção para quem busca um valor mais atrativo sem perder a qualidade”, diz Moreira. A referência da peça é AS1282.

maos-exibem-alianca-de-noivado-da-casa-das-aliancas
Foto: Divulgação/Casa das Alianças

 

Uma boa dica para encontrar a aliança perfeita é pesquisar na internet antes de ir para a rua. A maioria das joalherias possui websites e disponibiliza não só os modelos, mas os preços das peças. Tem até marca que deixa os noivos filtrarem a busca de acordo com valor, novidade e até os itens mais vendidos.


Serviço:

Casa das Alianças
Site: www.casadasaliancas.com.br

Dia da Aliança
Site: www.diadaalianca.com.br

H.Stern
Site: www.hstern.com.br

Tiffany&Co.
Site: www.tiffany.com.br

Tags da matéria

Comentários