Lembrancinha de chá de cozinha | Guia de dicas e inspirações
Mais do que simbolizar gratidão, a lembrancinha de chá de cozinha traz os convidados para a mesma vibração dos noivos rumo ao Grande Dia
Os eventos pré-casamento são importantes para trazer os convidados para a mesma vibração e expectativa que os noivos. E boa parte dessa missão envolve os mimos, como a lembrancinha de chá de cozinha, que o casal dá em uma das primeiras reuniões antes do Grande Dia.
Baixe grátis nossas brincadeiras para Chá de panela
Veja também: Chá de cozinha | Guia completo para organizar o evento perfeito
Agradecimento delicado
“As lembrancinhas têm a mesma importância em qualquer evento. Que é a de registrar o momento”, destaca Camila Krohling, idealizadora da Maria Lembrancinha. Ela explica que, como o nome sugere, a lembrancinha de chá de cozinha é para fazer com que as pessoas se lembrem dessa reunião como um momento bom e alegre.
Para Flávia Paiva, diretora executiva da Eu Faço a Festa, o mimo simboliza um agradecimento aos convidados. Não só pela presença, mas também pelos presentes recebidos no dia. “É uma forma delicada de agradecer e animar os convidados para a chegada do casamento.”
Veja também: Diversão para as convidadas! Veja 5 brincadeiras para chá de cozinha
Cozinha e decoração
A lembrancinha de chá de cozinha pode seguir as mais diversas linhas. Mas Marina Maciel, sócia da Lembra de Mim Lembrancinhas, destaca que as mais populares são itens como pano de prato, colher de pau, frascos de azeite e temperos, e aventais personalizados. Aqui, a ideia é sempre se manter no tema casa e decoração, que é o foco do evento.
Há também as lembrancinhas de casamento comestíveis, como balas, brownies, brigadeiros e biscoitinhos caseiros. Mas Camila destaca que esse tipo de presente para comer na hora pode acabar sem preservar a memória do evento. Para quem não abre mão das gostosuras, ela recomenda as lembrancinhas comestíveis que façam referência à culinária.
A idealizadora da Maria Lembrancinha destaca opções como azeite e açúcar aromatizados como boas ideias de lembrancinha para chá de cozinha. “Se eu ofereço um azeite especial, em uma garrafinha legal, por exemplo, a pessoa vai usar ao longo do tempo. Isso mantém a lembrança e a referência à ocasião.”
Veja também: Convite de chá de panela para download
De acordo com o seu orçamento
Para orçamentos mais justos, vale apostar nas lembrancinhas de chá de panela faça você mesmo. Com a técnica, Camila explica que as próprias noivas podem montar seus mimos. Seja por meio de trabalhos manuais, habilidades culinárias ou técnicas de decoração. “Não precisa necessariamente ser algo complexo. Podem ser lembrancinhas de chá de cozinha simples e baratas, mas que tenham um toque pessoal.”
Já para os orçamentos mais recheados, o céu é o limite. Contudo, é interessante continuar com o foco no tema casa e decoração. Uma dica legal nesse sentido é apostar nas mini garrafinhas de vinho ou champagne, e fazer um rótulo especial para a ocasião.
“Outra ideia inteligente, e que os convidados e o meio ambiente agradecem, é substituir os descartáveis por canecas reutilizáveis”, destaca Flávia. Ela conta que, dessa forma, além de minimizar o descarte, seus convidados poderão experimentar as bebidas com mais conforto. E, depois, levar o copo para casa como lembrancinha de chá de cozinha.
Veja também: Como escolher os itens da lista de chá de cozinha?
Com a cara do casal
Mais do que simplesmente presentear, é preciso personalizar a lembrancinha de chá de cozinha. “Quanto mais personalizada, mais o convidado vai se sentir ligado ao evento. E sempre que ele for usar a lembrancinha, vai se recordar da festa”, explica Marina.
“Uma lembrancinha que não é personalizada, qualquer um pode comprar. Sem esse detalhe, ela não vai trazer as memórias, as sensações. É esse sentimento que vai lembrar ao convidado os bons momentos que passaram juntos nesse evento”, conta Camila. “A personalização é um toque pessoal. Ela diz respeito muito menos a exclusividade e mais ao sentido de que o convidado é importante para você.”
Para a personalização das lembrancinhas, principalmente das que vão durar bastante, como os utensílios de cozinha, Flávia recomenda o uso de estampas ou uma identidade visual. De acordo com ela, isso é mais indicado do que usar as iniciais ou os nomes dos noivos nos itens. “Assim, a lembrancinha de chá de cozinha fica mais flexível.”
A diretora executiva da Eu Faço a Festa explica que, quando trabalhada, a identidade visual já vai remeter ao evento de onde a lembrancinha veio. “Mas caso você queira colocar os nomes dos noivos e agradecimentos, sugiro optar por uma tag que seja removível”, indica a especialista.
Faça a lista – e as contas!
É preciso estar muito atento na hora de contar as lembrancinhas para evitar constrangimentos. “O cálculo da quantidade de lembrancinhas de chá de panela para comprar vai depender, basicamente, do tipo de regalo e de convidado do evento”, explica Camila.
“Por exemplo, fica chato você dar um bem-casado por casal. Em compensação, outros tipos de lembrancinhas, como item de decoração, você pode separar um por família”, destaca a idealizadora da Maria Lembrancinha. Agora, se há mais solteiros do que famílias, leve isso em consideração, pois será preciso dar um para cada convidado.
Além de levar em conta a lista de convidados, Marina destaca a importância de pensar também nas sobras. Ela explica que é fundamental ter em mente que muitos convidados levam mais do que uma lembrancinha para casa. Fora o pessoal que pode trazer acompanhantes sem avisar.
Mais especificamente, Flávia explica como calcular a quantidade e as sobras de acordo com cada tipo de lembrancinha para chá de cozinha:
• Canecas reutilizáveis
Calcule uma por pessoa. Como sempre tem aqueles convidados que não poderão comparecer, as canecas correspondentes ficam como extra, caso alguma quebre ou se perca. Mas se você conhece bem seu público e acha que a quebra de presença será pouca, encomende de 5% a 10% de sobra.
• Utensílios domésticos
Como o foco é no lar, você pode contabilizar pelo número de residências, e não de convidados. Mas existem algumas exceções. Por exemplo, se nas famílias algum dos filhos estiver se preparando para casar ou tem planos de ter sua casa própria em breve, separe uma lembrancinha para ele também. Calcule 10% a mais para eventuais necessidades.
• Comestíveis
Calcule um por pessoa. E coloque uma margem extra de 10%, já que tem sempre aquele que pega mais de um para levar para alguém que não pôde comparecer ao evento.
Faça você mesmo!
Vale muito ter em mente que a técnica do faça você mesmo não é apenas para quem procura por lembrancinhas de chá de panela mais baratas. “O Do It Yourself é super válido. É o seu toque, a lembrancinha de chá de panela passo a passo, com 100% da sua energia ali. É uma gentileza e quem conhece os noivos vai perceber que aquilo foi feito com carinho”, diz Camila.
“Sou uma grande fã do faça você mesmo. Não só por conta da exclusividade e do orçamento, mas pela oportunidade que ele dá de se fazer outra reunião com os amigos e familiares mais próximos”, destaca Flávia. E ela dá a dica: prepare um lanche, convide pessoas importantes e aproveite a montagem dos presentinhos para se energizar perto de gente que torce pelo casal.
A especialista da Maria Lembrancinha ainda conta que foi-se o tempo em que as pessoas viam as lembrancinhas como um símbolo de status. “Elas são, na verdade, um símbolo de agradecimento. O fato de ter sido feita em casa de maneira nenhuma deve ser pejorativo, muito pelo contrário.”
Precisando de inspiração?
Confira 15 ideias incríveis de lembrancinha de chá de cozinha.
Veja mais inspirações no nosso perfil no Pinterest
Seu site de casamento merece ser iCasei
Criar Site Grátis