Decoração para Casamento com Peônias
A flor sensação internacional, a peônia, chega para compôr a decoração para casamento aqui no Brasil
A peônia é uma flor nobre, muito conhecida desde a Antiguidade quando era usada na medicina. Além de ser uma novidade no mercado de flores nacional, a peônia é a flor mais linda que existe, conta Luciano Martins, sócio da empresa 1-18 Project, e está sendo cada vez mais usada na decoração para casamentos nacionais ao invés de apenas compôr os buquês das noivas.
Cultivada sobretudo na Ásia, Europa e nordeste dos Estados Unidos, a flor repolhuda, que pode chegar a ter até 60 pétalas, é cultivada também em Holambra, no estado de São Paulo. O preço de um maço de peônia custa, em média R$ 70. Carla de Souza Campos, sócia da empresa Flor e Forma, disse que para um arranjo pequeno são necessários cerca de dois maços com 10 exemplares da flor, o que não torna sua utilização em toda a decoração do casamento muito acessível.
Veja também Decoração de casamento com Tulipas
Portanto, as peônias entram na decoração em detalhes, como arranjos na mesa de doces ou até para decorar o bolo! “Os detalhes são a alma da festa e as peônias representam este cuidado, por sua singularidade e raridade”, declara André Pedrotti, da Projetos de Artte André Pedrotti Flores. Por mais que o orçamento do casal seja ilimitado, Luciano diz que é complicado basear toda a decoração de um casamento apenas nas peônias. “Nunca vão ser suficientes para uma festa para 400 convidados, por exemplo”, disse.
Por causa do grande interesse pela peônia, há quem diga que ela é considerada a nova tulipa: rara, cara e exuberante. Pelo jeito, segue o mesmo caminho da companheira no mercado nacional. “No começo a produção de tulipa no Brasil era difícil, agora já está mais adaptada e a produção é maior, provavelmente isso vai acontecer também com a peônia”, explica Carla.
Para quem tem interesse em usar peônias na decoração para casamento, Carla avisa que é preciso, portanto, fazer o pedido com antecedência. Ela costuma encomendar com o produtor um ano antes do casamento e, mesmo assim, há o risco de quando chegar próximo da data do casamento, não haver peônias disponíveis ou uma quantidade menor do que a esperada.
Como a tulipa, a peônia precisa ser conservada em ambientes refrigerados para garantir que chegue ao destino ainda com os botões fechados e assim permaneçam o maior tempo possível durante todo o período da festa. Mas quanto mais expostas elas ficarem, mais estarão sujeitas à ação da temperatura. Para evitar que flor murche, Luciano costuma montar toda a base dos arranjos e apenas acrescentar as peônias momentos antes da celebração começar, mantendo assim todo o glamour da peônia intacto.
Imagens de divulgação Flor e Forma.
Seu site de casamento merece ser iCasei
Criar Site Grátis