Mesa comunitária na decoração do casamento | Dicas e inspirações
Este estilo de mesa pode fazer toda a diferença na decoração do casamento. Cheias de charme, elas estimulam o bate-papo e a interação entre os convidados
O uso de mesas comunitárias na decoração do casamento é um toque de charme sem igual. Elas trazem para a festa um ar mais intimista, de união, que inspira os convidados a celebrarem juntos esse momento tão especial.


Foto: Tiffany Kokal
O aconchego das mesas comunitárias
“Quando há diversas mesas em festas de casamento, os convidados acabam fazendo a união delas. Assim, eles podem sentar e celebrar o momento com os mais próximos”, conta Bea Castro, decoradora da Sara Castro Casamentos. Por conta disso, ela destaca que muitos casais têm apostado nas mesas comunitárias, para criar logo de cara essa sensação de comunhão.
Esse estilo, normalmente, traz grandes mesas retangulares, que podem ser posicionadas em um só sentido ou de formas diferentes, de acordo com o projeto. Dida Schmidt, sócia do Om Namô Espaço, explica que a mesa compartilhada para casamento permite uma acomodação melhor dos convidados. Enquanto a proximidade dos assentos, frente à frente, estimula boas conversas.


Foto: 2 Brides Photography
Mais versatilidade na decoração do casamento
“Seu layout é bastante diversificado. Ele pode ser feito em U, em L, em paralelo. Tudo vai depender da quantidade de convidados e do espaço disponível”, conta Bea. Por conta disso, as mesas comunitárias tendem a funcionar melhor para os mini weddings.
Mas não é impossível trazê-las para a decoração de casamentos com muitos convidados. Só vale lembrar que, nesse caso, os noivos precisam investir em um espaço muito maior do que se fossem usar as mesas redondas tradicionais.
Nos casamentos com mais de 200 convidados, elas também podem entrar como peças de apoio. “Aqui, a mesa comunitária atuaria como um curinga para o momento da festa”, diz Dida. “Outra vantagem do móvel é que ele facilita que os convidados não só interajam com seus conhecidos, mas também conheçam pessoas novas.”


Foto: Cecelina Photography
Estilos e cerimônias
Esses móveis grandes são excelentes opções para a decoração do casamento de noivos que fazem questão de sair do estilo clássico e tradicional. A mesa comunitária em um casamento rústico, por exemplo, tem tudo a ver.
“A mesa de casamento rústico é um dos estilos que mais se encaixa nesse contexto por conta de sua grande versatilidade”, comenta Bea. Ela destaca que, dentro dessa inspiração, os noivos têm um grande leque de possibilidades para seguir. Eles podem partir tanto para uma decoração mais romântica quanto para uma mais moderna.
Dida conta que as mesas comunitárias ficam particularmente charmosas em cerimônias no campo. Isso porque esses locais oferecem múltiplos espaços que permitem diferentes ambientações. Dessa forma, os convidados podem circular com mais liberdade após o jantar. “Em salões, por exemplo, esse formato acabar deixando a cerimônia com um aspecto mais engessado.”


Foto: Peter & Veronika
O local do evento faz toda a diferença
Como já comentado, as mesas comunitárias exigem um pouco mais do espaço, por uma série de razões. Por isso, se você escolheu usá-las em sua festa de casamento, é imprescindível levá-la em consideração na hora de escolher o local do evento.
“É preciso avaliar se o espaço comporta o layout que os noivos desejam usar”, ressalta Bea. Segundo a especialista, é importante que dê para montar as mesas de uma maneira que os convidados e garçons consigam circular de maneira confortável, sem esbarrar uns nos outros e na decoração do casamento.
Dida destaca que a mesa comunitária tem que ser pensada como um elemento que dará fluidez à festa. “Antes de montar tudo, é necessário olhar o espaço. Se atentar à localização da mesa do bolo, do buffet, do bar, da pista de dança. A ideia é que a mesa funcione como um atrativo, que chame os convidados para se sentarem.”
A montagem também exige atenção ao perfil dos convidados. “Seus parentes e amigos querem conversar? Dançar? Há muitas crianças na lista? A mesa deve ser posicionada em um local que atenda as necessidades de todos”, diz a sócia do Om Namô Espaço.
Se o perfil dos convidados é mais tranquilo, regado a muita conversa, a recomendação é posicionar a mesa comunitária longe da aparelhagem sonora e mais próxima ao buffet. Já se, após o jantar, a mesa for apenas um ponto de descanso entre uma música e outra, o ideal é que ela esteja pertinho da pista de dança.


Foto: Brandon Kidd Photography
Decoração do casamento
As mesas comunitárias são um grande elemento na decoração do casamento de forma geral. Mas ela também demanda um design próprio e coerente. “Esse tipo de mesa combina muito com os serviços de jantar empratado ou franco americano, pois os casais podem explorar diversas opções de rouparias, sousplats e louças”, destaca Bea.
É preciso ainda ter cuidado com o tamanho desses elementos de acordo com o comprimento da mesa. “Se ela for mais estreita, é importante que não se use sousplats muito grandes. Nem muita louça para a mesa posta”, afirma a decoradora da Sara Castro Casamentos. Nesse caso, a dica é apostar nos elementos mais elegantes e deixar que os garçons sirvam os demais na hora do jantar.
Seguindo a inspiração rústica de casamento no campo, as mesas comunitárias têm tudo a ver com uma decoração cheia de flores. Por outro lado, é preciso dedicar muita atenção à disposição, altura e ao tamanho desses elementos, para que os convidados não fiquem escondidos atrás dos arranjos.
Uma opção bem legal nesse sentido é o arranjo aéreo, com flores suspensas para decorar, que destacam a mesa sem ocupar espaço. Os arranjos florais tradicionais também continuam sendo uma escolha lindíssima, mas aqui, a dica é apostar nos mais baixinhos, para não atrapalhar o bate-papo.
Os caminhos de flores para o centro das mesas, conhecidos como flowers runners, também são super charmosos. Não muito altos e nem largos, eles criam uma unidade legal entre as mesas. Além disso, abrem muitas possibilidades para a decoração do casamento, pois podem ser florais, só com folhagens, desconstruídos, monocromáticos. Enfim, como os noivos desejarem.


Foto: SCARLET O’NEILL
Atenção aos detalhes
“Quando recebo noivas, sempre digo que uma festa de casamento é como um bolo: todos os ingredientes são importantes para o resultado final”, diz Dida. “A mesa, nesse caso, seria como o fermento. Pode parecer apenas um detalhe, mas sem ele, o bolo não cresce.” Por isso, antes de adotar a mesa comunitária na decoração do casamento é imprescindível levar em conta todos os pontos-chave para sua boa execução.


Foto: Karra Leigh Photo
A seguir, confira 20 mesas comunitárias lindas que podem fazer a diferença na decoração do casamento!


Foto: L&V Photography


Foto: Tiffany Kokal


Foto: Tec Petaja


Foto: Taralynn Lawton


Foto: Sophie Epton Photography


Foto: Sally Pinera2


Foto: Rachel Solomon Photography


Foto: Kaley from Kansas


Foto: O’Malley Photographers


Foto: Meredith Sledge


Foto: Dmitri & Sandra Photography


Foto: Ether & Smith


Foto: Gianluca And Mary Adovasio


Foto: Hannah Alyssa Photography


Foto: Joseph Rogero


Foto: Kurt Boomer


Foto: Kyle John Photography


Foto: Laura Ivanova Photography


Foto: Click Away Photography


Foto: Cecelina Photography
Veja mais decorações para casamento inspiradoras no nosso perfil no Pinterest