Cronograma de casamento: do pedido ao “sim”
Veja como fazer um cronograma de casamento de forma simples e prática e se preparar para o grande dia.
Quando duas pessoas se amam e decidem ficar juntas, dividir e compartilhar a vida, na maioria das vezes há um pedido de casamento que dá início a todo um planejamento da cerimônia e da festa. Se você se encontra nesse exato momento entre o noivado e o matrimônio, nós podemos te ajudar a criar o seu cronograma de casamento.
São tantos detalhes e afazeres, passando pela definição da data, envio dos convites e criação da lista de presentes de casamento, que os noivos precisam de um bom planejamento para dar conta de tudo e terem a festa dos seus sonhos.
Continue lendo este artigo e veja o passo a passo de como planejar seu casamento um ano antes da cerimônia e logo após a festa de noivado. Boa leitura!
O que é um cronograma de casamento?
Assim como um cronograma de atividades, o de casamento também segue a mesma fórmula: você deve dividir os afazeres durante os meses para que, no final, todos estejam prontos e resolvidos.
Desse modo, você fará um cronograma de 12 meses. Assim, durante os meses vocês podem listar quais atividades devem ser feitas e seguir o cronograma à risca para que todas as atividades sejam cumpridas e seu casamento tenha tudo que você sempre quis e sonhou.
Abaixo vamos te ensinar como fazer um cronograma de casamento com 12 meses de preparação para a cerimônia, quais atividades devem ser feitas com prioridades e quais podem ser feitas mais próximas à data. Confira!
Como montar um cronograma de casamento?
Bora planejar o casamento dos seus sonhos? Selecionamos atividades e detalhes gerais, mas há espaço para inserir desejos específicos, como uma escultura de gelo do casal. Nesse caso, é só incluir o item — e não esqueça de acrescentar no planejamento financeiro!
12 meses antes do casamento: primeiras definições
Para começar o projeto do seu casamento é preciso fazer a primeira e mais importante definição: o orçamento.
Como definir o orçamento do casamento
O orçamento é o que dita tudo que terá no seu casamento, como:
- o tamanho da lista de convidados;
- o local;
- a contratação de cerimonialista;
- o traje;
- a decoração, entre outros pontos.
Conversem sobre quanto vocês podem gastar com a cerimônia. Com essa decisão, fica mais fácil procurar fornecedores e até mesmo decidir a data do grande dia.
Aqui é o momento perfeito para criar o seu site de casamento. Nele, vocês podem atualizar informações como fotos, enviar convites digitais, abrir espaço para a lista de presentes e muito mais.
Faça a primeira versão da lista de convidados
A lista de convidados é provavelmente a etapa mais complicada no início de um planejamento. Ela influencia diretamente no tamanho do local da festa e da cerimônia, na quantidade de comida e até mesmo na decoração.
Por isso, faça uma primeira versão da lista de convidados. Aqui, vocês podem colocar todas as pessoas que gostariam que estivessem presentes no dia mágico de vocês. Isso ajudará a ter um norte na hora de fazer o orçamento do local, do buffet e muito mais.
Também sugerimos que vocês definam as prioridades caso a lista precise ser reduzida posteriormente. Deixem algum destaque nas pessoas que não podem, de maneira alguma, ser removidas da lista, como os pais e irmãos dos noivos.
Sabemos que cada convidado é indispensável para o casal, mas o limite orçamentário pode impor alguns cortes. Por isso, já ter uma lista ponderada pode ajudar a reduzir a dor de cabeça no futuro.
Defina o local da cerimônia
Estamos partindo do pressuposto que o casamento está com data definida. Com ela, você pode definir o local da cerimônia: se o casamento será no verão, vocês preferem um cerimonial aberto? Um destination wedding na praia?
No inverno, o local precisa contar com aquecedores para ajudar com o frio intenso, ou na cidade de vocês as temperaturas são mais amenas?
Todos esses fatores devem pesar na hora de definir o local. Com isso em mente e com um norte de quanto vocês podem gastar e uma ideia de quantos convidados, é hora de procurar o local da cerimônia e da festa.
Faça orçamentos da cerimônia e também de pacotes com fornecedores de decoração, buffet de comida e bebida, e maquiagem porque esses itens podem ter alta demanda e já estarem ocupados no dia que você escolheu.
Vale lembrar que quem quer uma cerimônia religiosa deve procurar as igrejas um ano antes para escolher uma data e horário que o local esteja disponível e para conseguir conciliar com a data da festa no cerimonial.
Desse modo, não deixe para fazer as reservas e fechar contratos de última hora. Esse momento é para tomar as decisões difíceis e dar encaminhamento para a cerimônia.
Leve sempre em consideração o planejamento financeiro e faça escolhas com o que vocês podem pagar.
10 meses antes do casamento: decoração e documentação
Após fechar a data, escolher o local e alguns fornecedores, está na hora de olhar para a decoração e para alguns aspectos burocráticos.
Decoração da cerimônia
Quando falamos em decoração de casamento, um mundo de ideias e opções podem vir a mente. Afinal
definir o estilo de cerimônia que você quer. Pode ser um casamento mais romântico, mais simples ou um festão.
É nesse momento também que você deve fechar o contrato com o buffet, decoração, música da cerimônia e da festa e todos os detalhes que envolvem esses itens.
Além disso, já é recomendado olhar os preços dos trajes, fotografia/filmagem, maquiagem, lista de presentes e afins.
Para as noivas, o indicado é começar a visitar as lojas de vestido de noiva nesse período. Faça uma lista com as lojas com o seu estilo e visite sem compromisso, só para saber os preços e se nas lojas tem o modelo de vestido que você tem em mente.
Outro item que deve ser feito nos 10 meses anteriores são os papéis do casamento. Ou seja, informe-se no cartório como funciona o casamento civil e quais documentos são necessários e, se você for realizar uma cerimônia religiosa, veja sobre cursos pré-nupciais ou pré-requisitos da religião que vocês escolherem.
8 meses antes do casamento: lua de mel e convites
Chegou uma das partes mais esperadas do casamento: a escolha do destino de lua de mel e o modelo de convites! A dica aqui é decidir para qual lugar ir na lua de mel de acordo com o planejamento financeiro e já comprar passagens e reservar hotéis com antecedência.
Querem a viagem dos sonhos, mas não tem disponibilidade orçamentária para isso? Por que não usar as cotas de lua de mel como opção de presente? Dessa forma, seus convidados não só participarão do momento especial, mas ajudarão vocês a deixar todo o casamento ainda mais perfeito.
Além da lua de mel, são 8 meses com antecedência que o casal escolhe o convite de casamento. Como a decoração já está fechada, o recomendado é seguir a identidade visual da cerimônia no convite também.
Desse modo, visite as empresas com seu companheiro(a) e veja os modelos disponíveis. Caso vocês queriam um modelo diferente dos disponíveis, existem empresas que fazem os convites sob demanda.
Vale lembrar que lenços, tags e menus devem seguir o layout do convite e também da decoração em geral.
6 meses antes do casamento: atenção aos trajes, padrinhos, daminhas e pajens
Agora é a hora de pensar no lado qualitativo da cerimônia: os padrinhos, daminhas e pajens. Na verdade, essa é a hora de enviar os convites especiais para eles, pois todo casal já tem em mente quem serão os escolhidos antes de fazer a lista de convidados, não é mesmo?
Portanto, envie uma caixa personalizada com doces ou um pequeno vinho junto ao convite, ou chame os padrinhos para um jantar. A dica aqui é tornar esse momento especial e mostrar o quanto eles são importantes na vida do casal.
Não se esqueça de conversar sobre vestimentas e trajes, especialmente das daminhas e pajens. O indicado é a noiva estar junto na hora da escolha.
Vale lembrar também que nesse período a noiva já deve ter escolhido seu vestido e o noivo o seu termo. Os 6 meses anteriores são apenas para ajustes e reparos.
4 meses antes do casamento: detalhes da cerimônia
Bom, o casamento está quase chegando e agora é a hora de pensar nos detalhes do grande dia, como: pre-wedding, recepção, música da falsa, sabor do bolo e docinhos, quais drinks terão na festa, chegar de limousine e por aí vai.
Além disso, o noivo deve decidir qual sapato, lenço, gravata, meias e outros acessórios que ele irá usar e a noiva deve escolher o buquê, sapatos, jóias, véu, penteado, maquiagem e acessórios.
Desse modo, finalize esses detalhes e foque no pré-wedding. Se você ainda não tem noção do lugar para tirar as fotos, peça indicações para o fotógrafo contratado.
Decidido o lugar, pense nos looks de ambos, maquiagem e horário das fotos. Pense com carinho nessas escolhas, pois essas fotos serão os primeiros registros do seu casamento.
Não se esqueça das alianças! Se o casal já noivou com elas, mande-as para polir. Agora, se vão usar novas, este é o momento de escolher o modelo e confeccioná-las!
2 meses antes do casamento: primeira prova do vestido de noiva e envio dos convites
Como bastante itens já estão fechados e resolvidos, agora é o momento da primeira prova do vestido de noiva! Leve sua família e as madrinhas para esse momento emocionante e pare com as dietas, pois o vestido não pode ficar largo ou apertado no dia. Faça apenas sua alimentação normal.
Além disso, é agora que os convites serão enviados para a lista de convidados. Reforce a confirmação através do RSPV, pois só assim você terá uma ideia aproximada de quantos convidados irão e deixe ali no convite o link ou QR-CODE da lista de presentes.
Agora também é o momento de fazer a degustação do buffet e providenciar os documentos necessários para o casamento civil e também para a viagem de lua de mel, principalmente se o destino for internacional.
Vale lembrar que nesse caso, o casal já deve ter um passaporte válido, caso não tenha, providencie de 12 a 8 meses antes da viagem. Não esqueça também de consultar se precisa de visto ou vacinas para entrar no país escolhido, pois se houver, essas pendências devem ser resolvidas 12 meses antes da data da viagem.
1 mês antes do casamento: tá chegando o grande dia!
Bom, 1 mês antes da cerimônia a ideia é fechar detalhes, como teste de cabelo e maquiagem, traje dos noivos e funcionamento da cerimônia.
Sim, vocês terão que treinar a entrada, a ordem das daminhas e pajens, ensaiar a valsa e por aí vai.
A ideia aqui é relaxar e curtir a despedida de solteiro do que ter dores de cabeça com algo que saiu ou faltou no planejamento.
1 semana antes do casamento
Com tudo pronto e planejado, a última semana é o momento de fazer uma massagem, depilação, unhas e cuidar de você, só isso.
Vale também um jantar romântico, seu parceiro(a) para aliviar o estresse dos últimos meses.
Como é difícil marcar o casamento civil com o religioso, muitos casais se casam no civil 1 semana antes da festa. Se esse for seu caso, aproveite o dia da assinatura da união e dê início às comemorações com sua família e amigos mais próximos.
Checklist de preparação para o casamento:
- Fazer o planejamento financeiro
- Criar a lista de convidados
- Definir a data
- Definir o local
- Começar a pesquisar fornecedores (alimentação, decoração, maquiagem e fotografia). Se encontrar um preço bom e disponibilidade na data escolhida, já feche negócio.
- Fechar o buffet, decoração, maquiagem e fotografia
- Pesquisar os trajes
- Papéis necessários para o casamento civil e religioso
- Escolher o destino da lua de mel
- Escolher os convites
- Convidar os padrinhos, daminhas e pajens
- Avisar sobre como serão os trajes da cerimônia para os convidados
- Acompanhar os pais das daminhas e pajens para escolher a vestimenta
- Últimos ajustes nos trajes dos noivos
- Escolher acessórios da noiva e do noivo
- Penteado e maquiagem
- Pré-wedding
- Buquê
- Alianças
- Playlist da cerimônia e da festa
- Sabores do bolo, doces e drinks
- Prova do vestido da noiva
- Envio dos convites
- Dar entrada no casamento civil
- Providenciar documentos da viagem de lua de mel
- Degustar o buffet
- Pensar nas lembrancinhas para os convidados, o mais tradicional é oferecer o famoso bem-casado.
- Prova final dos trajes dos noivos
- Funcionamento da cerimônia
- Despedida de solteiro
- Tratamentos de beleza
- Casamento Civil
No dia do casamento: save the date
Chegou o grande dia e o casal só deve fazer uma coisa: curtir o momento! Tente dormir bem, descanse, evite tomar remédios e comer comidas pesadas e priorize o seu bem estar, pois hoje é o dia do seu casamento.
Problemas vão acontecer, pessoas vão criticar, mas quem realmente te ama vai te ajudar e vai fazer desse dia memorável!
Então curta, dance, tire fotos, chore e case-se com o amor da sua vida!
Se o casal não quer ter que fazer todo esse planejamento sozinho, separe uma grana para contratar um cerimonial. Pois, eles têm experiência em fazer casamentos, tem indicações de fornecedores e vão ajudar vocês a cumprirem o cronograma de forma mais prática e sem estresse.
Só preste bem atenção na empresa que vocês vão contratar, pesquise na internet e peça indicação para conhecidos para não cair em golpes.
Portanto, criar o cronograma de casamento e cumpri-lo são coisas diferentes, mas não é impossível. Basta planejar e não deixar os problemas desanimarem o casal. Pense sempre na alegria do casamento e como esse momento deve ser especial saindo como o esperado ou não!
Precisa de uma ajudinha com o site do casamento? Aqui no iCasei você encontra mais de 150 recursos e a melhor lista de presentes com qualidade, segurança e sofisticação.
Seu site de casamento merece ser iCasei
Criar Site Grátis