Ah, nada mais gostoso do que uma comidinha bem feita para agradar o seu amor. Acreditem:  comidinha feita com carinho é alimento para a alma e alguns ingredientes podem ajudar a dar aquela apimentadinha na sua noite.comida

Veja também: Aperitivos fáceis de fazer, Na medida certa | Quantidade por pessoa

Para os gregos, Afrodite, deusa do amor, nasceu da espuma do mar, por este motivo existe  a crença de que os alimentos que vêm do mar são afrodisíacos. Um bom exemplo são as ostras e os mariscos, como o mexilhão e o sururu.  Mas a explicação não para por ai.  Na verdade os frutos-do-mar são excepcionalmente ricos em vitaminas e sais minerais essenciais para se manter um corpo saudável. Interferem positivamente para um bom sistema digestivo, sistema nervoso e a contínua produção de células sangüíneas. Contém ainda vitaminas A, todas as vitaminas B, incluindo a B12, as vitaminas D e E; incluem ainda diversos minerais como o cálcio, iodo, ferro, cobre, potássio e zinco.

Para quem não sabe uma das formas de amenizar o stress é ingerir as vitaminas do complexo B. Está aí uma explicação fora do mito, mas não vai achar que se você comer quilos de ostras vai virar um sex machine, porque não rola!

Há ainda os alimentos que possuem substâncias, em sua composição, as quais são atribuídas propriedades estimulantes como gengibre, pimenta, mel. E filosoficamente falando, existem alimentos que nos remetem à certas partes do corpo ou aos órgãos relacionados ao prazer pelo formato  – a Doutrina das Semelhanças. Por este conceito, alimentos tornam-se afrodisíacos por seu formato fálico como a banana, pepino e aspargo; ou sugestivo, como um figo e maracujá, que em inglês chama-se passion fruit. (lembram o útero e ovários)

Mas vamos ao que interessa que são algumas receitinhas para a noite especial do dia dos namorados!

Caldinho de sururu ou mexilhõescaldinho

Para quem não tem restrições aos frutos do mar, esta é uma opção fácil, rápida e dá um calorrrrrrr . Aproveite os dias frios para servir. A boa noticia é que você pode congelar em porções individuais e ir descongelando quando quiser.

Ingredientes:
1 tomate pequeno
1/2 cebola picada
40g de pimentão amarelo
200g de vôngole sem casca
200g marisco sem casca
400g mandioca pré-cozida
20g de alho picado
10g sal
60ml azeite de dendê
1 vidro de leite de coco
cebolinha

Modo de preparo
Em uma panela, refogue o alho, a cebola e o azeite de dendê. Acrescente o pimentão, o tomate, o vôngole e o mexilhão. Deixe refogar por 2 minutos, e depois acrescente o leite de coco e a mandioca. Cozinhe por 40 minutos a 1 hora, bata no liquidificador e está pronto para servir.

Pode ser servido acompanhando uma porção de vôngole e raspas de limão.
Se o seu amor gosta de comida “quente”, adicione uma pimenta dedo de moça sem sementes picadinha.

Açafrão

risoto

Dizem que o açafrão pode tornar as zonas erógenas mais sensíveis. Então, uma ótema pedida é o Risoto allo Zafferano

Ingredientes

150 g de arroz Carnaroli
1/2 cebola
1 copo de vinho branco
1 envelope de açafrão
azeite extra virgem
2 colheres de manteiga gelada (é fundamental para dar a cremosidade correta)
Parmigiano Reggiano ou Grana Padano (ralado)
caldo de carne

 Modo de Preparar

Refogue na panela o azeite, um pouco de manteiga e a cebola (cortadas em pedaços pequenos). Coloque o arroz, misture bem e acrescente o vinho branco. Em seguida, vá adicionando o caldo de carne (em que você dissolveu o açafrão) e continue a cozinhar por cerca de 15 minutos. Assim que estiver cozido, mexa fora do calor, com manteiga gelada e parmesão.

 

ASPARGOS

Além da forma fálica, acredita-se que a vitamina B3 encontrada nos aspargos, tem como princípio a dilatação dos vasos sanguíneos. Um creme de aspargos bem feitinho tem o seu lugar, não acham?

Ingredientes

12 aspargos frescos
½ copo de vinho branco seco
1/2 cebola picadinha
1 dente de alho
1 colher de sopa cheia de manteiga
1 ½ litro de caldo de legumes
1/2 xícara de (chá) de creme de leite fresco
Azeite de oliva a gosto
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo

Com uma faca afiada, corte as partes mais duras e claras dos aspargos e despreze. Corte as pontas de dois aspargos e reserve para enfeitar a sopa. O restante dos talos fatie em rodelas médias. Derreta a manteiga e, quando derreter, coloque a cebola picada e refogue, mexendo com uma colher. Quando ficar transparente, adicione o alho e mexa bem por 1 minuto. Acrescente o vinho e deixe ferver por uns 3 minutos.
Acrescente as rodelas de aspargos e deixe cozinhar por 3 minutos, mexendo de vez em quando. Junte o caldo de legumes e pimenta-do-reino deixe cozinhar por 8 minutos. Bata no liquidificador até que fique um creme liso. Leve de volta ao fogo até ferver. Desligue e acrescente o creme de leite, misturando bem. Adicione o sal, prove o sal, regue com um fio de azeite. Transfira para um prato de sopa enfeite com os aspargos separados e sirva.

Dica das colunistas e chefs de cozinha da HIGH GASTRONOMY.

Obrigada meninas, arrasaram nas receitas!