Revista

Como organizar um chá de panela inesquecível para a noiva e convidados

Saber como organizar o chá de panela pode tornar o momento ainda mais especial. Esse evento é uma ótima oportunidade para os noivos receberem os utensílios domésticos necessários para começar sua jornada matrimonial com o pé direito e, ao mesmo tempo, fortalecerem os laços afetivos com pessoas queridas.

Os eventos pré-casamento têm um significado muito especial, já que representam o apoio da família e amigos à união do casal, indo além da simples montagem da nova casa. Portanto, é normal se preocupar em como organizar um chá de panela de maneira adequada, a fim de criar um ambiente acolhedor e afetivo para todos os convidados.

foto mostra noiva vestida de branco, com sacola de presente na mesa e "bride" escrito com balões atrás

Até alguns anos atrás, era comum que o chá de panela fosse destinado apenas às mulheres. Contudo, nos últimos surgiu uma variação desse evento, o chá bar, que inclui os homens. Essa alternativa pode ser ideal para os casais que querem celebrar essa união juntos e ao lado de todos os amigos mais especiais.

O chá de panela, ou chá bar, tem um grande valor emocional. Afinal, é o momento para compartilhar risadas, histórias e experiências que contribuirão para fortalecer a relação em sua próxima etapa.

Saiba mais sobre como organizar um chá de panela a seguir!

Como organizar um chá de panela?

imagem com noiva vestida de branco, com mãos juntas em surpresa e presentes ao lado

Para organizar um evento inesquecível para você e para os seus convidados, é preciso fazer um planejamento cuidadoso e observar alguns detalhes. Veja agora quais são os principais passos para preparar um chá de panela memorável. 

Leia também: Chá de Panela, Chá Bar ou de Lingerie: como escolher

1. Escolha a data e o local do evento

O primeiro passo para organizar qualquer evento é definir a data, horário e local no qual ele ocorrerá. Para um chá de panela, o ideal é que ele seja realizado entre um e dois meses antes do casamento.

Geralmente, esse encontro é marcado no sábado ou no domingo, para que mais pessoas possam comparecer. Já o horário pode variar conforme a preferência da noiva, mas costuma acontece à tarde ou à noite, com duração de duas a quatro horas.

Em relação ao local, de acordo com Livia Ferreira, da AnimaCHÁ Eventos, “Se o chá for mais íntimo, para poucas pessoas, pode ser feito até mesmo na própria sala de casa. Mas, o mais comum é realizá-lo em salões de festas de prédios ou em espaços dedicados a eventos”, explica.

Ana Paula Lopes, que trabalha com planejamento, assessoria e cerimonial na Alleanza Eventos, destaca que é possível realizar o chá em pequenos salões de hotéis. Sofia Nieto, da WEvents Cerimonial, sugere também uma confeitaria ou bar, dependendo da proposta do evento.

2. Faça uma lista de convidados

Não tem como organizar um evento de sucesso sem os convidados certos. Ao contrário do casamento, que tende a ser maior, o chá deve ser mais intimista. Para Sofia, o ideal é convidar as pessoas mais queridas pela noiva. Ana Paula complementa que, geralmente, fazem parte deste momento as madrinhas, familiares e amigos mais próximos.

Por outro lado, há pessoas que se sentem desconfortáveis em não estender o convite a todas as mulheres convidadas para a cerimônia, como destaca Lívia. No entanto, a decisão final cabe à noiva.

3. Crie os convites e envie aos convidados 

Os convites podem ser feitos de forma digital ou impressa, dependendo do orçamento e da preferência pessoal. O importante é que sejam enviados com pelo menos um mês de antecedência, e que contenham todas as informações essenciais, como data, horário, local, tema (se houver), lista de presentes e confirmação de presença.

O design dos convites pode ser escolhido pelos noivos conforme a preferência deles. No entanto, se o chá tiver decoração temática, o ideal é que os convites sigam o mesmo estilo da festa.

4. Planeje a decoração do evento

De acordo com Sofia, não é necessário escolher um tema para a decoração, mas muitas pessoas preferem essa opção, ao facilitar a seleção das peças e flores adequadas. Ana Paula sugere temas populares, como festa havaiana, mexicana e italiana.

Livia ressalta que é possível decorar a festa com objetos simples encontrados na cozinha, como colheres de pau, potes de vidro e taças. Além disso, há a possibilidade de contratar uma empresa especializada em decoração para ter uma preocupação a menos no dia do evento.

Você também pode escolher um estilo de decoração específico para o seu evento, como o rústico, caracterizado pelo uso de mobílias de madeira e de elementos que remetem ao campo. 

5. Pense no que servir no chá de panela

Para determinar o cardápio, Livia acredita que é importante considerar o horário do evento, o estilo da festa, o número de convidados, a duração e as atividades planejadas.

Sofia sugere a opção de um brunch ou café da tarde, com uma variedade de bolos, mini sanduíches e doces. Dessa forma, haverá algo que agrade todos os convidados.

Já quem marcou esse encontro para o período noturno, pode optar por servir opções como churrascos e rodízios de pizza. Contudo, Ana Paula destaca que é ideal escolher petiscos que possam ser consumidos sem talheres e em pé.

As bebidas podem variar conforme o perfil dos convidados e o horário do evento. Algumas das opções mais populares são: refrigerantes, sucos, água, chás, cafés e drinks.

Você pode se interessar: Receitas para Chá de Panela: delícias que vão surpreender seus convidados

6. Planeje algumas brincadeiras para fazer durante o evento

Para quem busca como organizar um chá de panela inesquecível, vale lembrar que as brincadeiras são uma parte indispensável desse evento.

Lívia alerta que algumas atividades estão ultrapassadas e são extremamente indelicadas, como sujar, molhar ou expor as convidadas, ou a noiva ao ridículo. 

Sofia completa: “A brincadeira de adivinhar os presentes é muito comum, mas acho que já é conhecida demais e, às vezes, um pouco cansativa”.

Quem quer fugir das brincadeiras tradicionais pode gostar do jogo “acerte as respostas do noivo”. Para realizar essa atividade, uma das madrinhas deve enviar um questionário por e-mail ao noivo, que irá responder às perguntas.

No dia do chá, a madrinha fará as mesmas perguntas à noiva, que deve responder o que acredita que o noivo respondeu. Caso ela erre, pode haver alguma consequência. Por exemplo, gritar o nome do marido na porta de casa.

Outra opção de atividade para esse encontro são as oficinas, uma forma criativa de envolver as convidadas em algo diferente e divertido. Algumas sugestões incluem:

  • Oficina de maquiagem: contrate uma maquiadora profissional ou uma amiga que entenda do assunto para ensinar as convidadas a fazerem automaquiagem.
  • Aula de culinária: contrate um chef de cozinha para ensinar a preparar receitas práticas. As comidas preparadas podem ser servidas como cardápio da festa.
  • Workshop de dança: contrate uma professora de dança ou peça a uma amiga que saiba dançar para ensinar às convidadas alguns ritmos, como zumba, samba ou funk.

7. Faça a lista de presentes do chá de panela

O objetivo do chá de panela, além de ser uma experiência inesquecível para os participantes, é justamente ganhar itens de casa, como pratos e talheres. Por isso, para aumentar as chances de ganhar aquilo que você realmente precisa, o ideal é fazer uma lista de presentes. 

Algumas sugestões de presentes para o chá de panela são:

  • Panelas: frigideira, caçarola, leiteira, panela de pressão;
  • Utensílios: colheres, espátulas, escumadeiras, facas;
  • Louças: pratos, copos, xícaras;
  • Acessórios: porta-guardanapos, porta-temperos, porta-sabonetes.

A lista de presentes pode ser uma opção conveniente e inclusiva para os convidados, pois nela haverá itens de diferentes preços para atender a orçamentos distintos. 

Além disso, é recomendável escolher uma rede de lojas para facilitar o acesso das convidadas e simplificar o processo de troca, caso ocorra o recebimento de itens duplicados. Contudo, é essencial destacar que as convidadas não são obrigadas a adquirir os presentes no local escolhido.

A lista de presentes pode ser criada tanto em lojas físicas quanto online, ou ainda pela própria noiva em um site, ou aplicativo especializado, como o iCasei. Você deve enviar essa lista juntamente com os convites do chá de panela.

Lembrancinhas para os convidados do chá de panela

lembrancinhas de noivado, com docinhos e palitinhos de anel

Apesar de não ser um item obrigatório, as lembrancinhas são uma forma de demonstrar carinho e gratidão pela presença e apoio das pessoas que participaram do evento, portanto, o ideal é que você entregue esse mimo para os convidados no final do encontro.

As lembrancinhas podem ser feitas pela noiva ou compradas prontas. Caso seja possível, providencie alguns mimos que tenham alguma relação com o tema do chá ou com o casamento. Algumas ideias são:

  • Mini panelinhas recheadas com doces ou temperos;
  • Sabonetes ou velas aromáticas em forma de coração;
  • Sachês perfumados ou aromatizadores de ambiente;
  • Suculentas ou cactos em vasinhos decorados.

Gostou do conteúdo? Se você precisar de mais ideias para planejar outros eventos pré-casamento, como o chá de lingerie ou ensaio fotográfico, confira outros conteúdos disponíveis no iCasei. Você encontrará muitas informações e inspirações para o seu grande dia!

Seu site de casamento merece ser iCasei
Criar Site Grátis

Sobre:

#
iCasei

Somos o maior portal de casamentos do Brasil, e nada melhor do que especialistas no assunto para trazer dicas, notícias e tendências desse universo maravilhoso e encantador. Desde 2007 no mercado, mais de 1 milhão de noivos já usaram nossa plataforma.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Av. Dr. Chucri Zaidan 1550, 6º andar - Conjunto 604 - São Paulo - CEP: 04711-130 © iCasei 2007 - 2024