Revista

Casamento civil por videoconferência – é possível?

Saiba onde já é possível realizar o casamento civil por videoconferência e inspire-se com casais que apostaram na ideia!

Nos últimos dias, fomos tomados de informações sobre a possibilidade da realização do casamento civil por videoconferência. A notícia pegou muitos noivos de surpresa e reacendeu a expectativa que andava em baixa por conta do isolamento social.

Pode parecer improvável, mas a boa notícia é que muitos serviços têm se reinventado (principalmente no mercado de casamentos!) em tempos de pandemia para não deixar os casais desamparados.

Apesar do adiamento das grandes celebrações, muitos noivos optaram por manter a data original da oficialização da união no civil e levaram a sério a ideia do casamento virtual. Essa ideia nada mais é do que os noivos comparecerem ao cartório para assinar a papelada junto com duas testemunhas e transmitirem tudo ao vivo para os familiares e amigos. Veja um passo a passo para realizar o seu!

Assim, ninguém fica de fora da comemoração e da maior emoção: a oficialização da união tão esperada e planejada do casal. Aqui no Brasil, porém, alguns cartórios dão uma forcinha ainda maior: passaram a realizar tudo online. Ou seja, o casal nem precisa ir até o local.

Marília Morato e Renan Nóbrega em Recife / via g1.globo.com

Veja também: Casamento civil | Passo a passo para oficializar a união

Casamento civil por videoconferência – é possível?

Ainda em fase de testes, a alternativa foi lançada pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJ-MG) no dia 15 deste mês, pela Portaria 6.405. O projeto é piloto em Belo Horizonte e começou a caminhar em dois cartórios: Ofício de Registro Civil com Atribuição Notarial do Barreiro e o Ofício de Registro Civil com Atribuição Notarial de Venda Nova.

O projeto contempla que qualquer atividade cartorária seja possível de ser realizada inteiramente online. O casamento, então, seria celebrado oficialmente com todo o respaldo legal – mesmo à distância.

Quais estados permitem o casamento civil por videoconferência?

Minas não fica sozinho na lista dos estados que já realizam o casamento virtual. Além dele, outros já permitem:

Pernambuco
Alagoas
Sergipe
Santa Catarina
Paraíba
São Paulo

Videoconferência de casamento realizado em Nova York

Como faço se o meu cartório não realiza tudo online?

Bom, nada impede que os noivos compareçam ao cartório para a oficialização civil e transmitam tudo ao vivo, não é?

Essa foi a saída encontrada pela advogada Bruna Fraga. Como ela e o então noivo, Guilherme, já tinham agendado o casamento civil e quitado todas as taxas solicitadas, decidiram não reagendar a celebração.

“Não tínhamos outra opção de data porque nos mudaríamos de cidade e só poderíamos reagendar para 90 dias depois da data original. Então eu teria que sair de São Paulo só para casar no Rio de Janeiro. Para conseguirmos uma data mais à frente, teríamos que dar a entrada no processo todo de novo e pagar novamente as taxas. Optamos, então, por casar na data inicial”, explica ela. “Ficamos muito tristes de não poder compartilhar tudo com a nossa família, então na noite anterior tomamos a decisão: transmitiríamos tudo ao vivo pelo Instagram. Foi incrível e muito emocionante!”, diz ela.

Veja todos os detalhes: Cerimônia transmitida ao vivo para os convidados | Bruna e Guilherme

Como fazer o casamento virtual?

O primeiro passo é escolher a plataforma que mais gostar para fazer a cerimônia ao vivo. Algumas opções são: Instagram, Facebook, Youtube e também aplicativos como o ZOOM. Tanto pelo Facebook, quanto pelo Instagram, as transmissões ficam disponíveis para todos os seus seguidores e você consegue fazer pelo seu celular. Pelo o Youtube você precisa usar uma webcam. Alguns cartórios do Brasil já estão realizando videoconferência para transmitir o casamento ao vivo.  Para maiores dúvidas, de como fazer uma transmissão ao vivo pelo Youtube, clique aqui!

Veja o passo a passo para realizar o casamento virtual! 

Transmissão ao vivo no site de casamento: no iCasei é possível! 

No iCasei, maior plataforma de site e lista virtual de presentes de casamento, os noivos têm a opção de incluir o link da live dentro do site de casamento. O recurso é exclusivo e super prático! Basta inserir o link do Youtube ou Vimeo e compartilhar o seu site de casamento com todos os convidados. Ah, não se esqueça de proteger o seu site com senha. Assim, somente seus amigos e familiares terão acesso à transmissão ao vivo do seu Grande Dia. Incrível, não é? Saiba como fazer aqui!

Inspire-se com casais que fizeram um casamento virtual!

Fábio e Ana
Bruna e Guilherme

Sobre:

#
iCasei

Somos o maior portal de casamentos do Brasil, e nada melhor do que especialistas no assunto para trazer dicas, notícias e tendências desse universo maravilhoso e encantador. Desde 2007 no mercado, mais de 1 milhão de noivos já usaram nossa plataforma.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Av. Dr. Chucri Zaidan 1550, 31º - São Paulo - CEP: 04711-130 - CNPJ: 08.762.226/0001-31 © iCasei 2007 - 2020